• Nenhum resultado encontrado

2 DIFUSÃO, MEMÉTICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA

2.3 GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: UM MEME?

Dawkins (1979) aponta que, a qualidade geral dos replicadores bem sucedidos é caracterizada pela longevidade, fecundidade e fidelidade da cópia. Se na obra “O gene egoísta”, Dawkins afirmou ser o cérebro o ambiente de replicação dos memes, posteriormente, na sua obra “O relojoeiro cego” (1986), o autor amplia esse ambiente para livros e computadores. Constata-se isto quando o autor explana que,

[...] dado que cérebros, livros e computadores existem, esses novos replicadores, a que atribuí a designação de memes para os distinguir dos genes, podem propagar-se de cérebro para cérebro, de cérebro para livro, de livro para cérebro, de cérebro para computador, de computador para computador. (DAWKINS, 1986, p. 185)

O autor acrescenta que a difusão de um Meme dependerá da aceitabilidade pela comunidade em questão, e a sua propagação pode estar relacionada “[...] à grande durabilidade em potencial dos registros escritos.” (DAWKINS, 1979, p. 216)

No que se refere a relação entre difusão, memética e gestão democrática da escola, lança-se algumas questões:

➢ Será que a gestão democrática da escola pública, no Brasil, caracteriza-se como um meme?

➢ E, em caso positivo, este meme é aceito pela comunidade escolar?

➢ Os documentos estão sendo bons replicadores do princípio da gestão democrática na escola?

➢ Qual o sentido do princípio da gestão democrática que chega à escola? ➢ Na escola, a difusão do princípio da gestão democrática tem se mostrado eficaz

na sua efetivação?

Nos últimos anos (1987-2016), muitas pesquisas têm se debruçado sobre o tema da gestão democrática. O Banco de Teses e Dissertações da CAPES apresenta milhares de pesquisas sobre o tema. No Quadro 3, a seguir, apresenta-se alguns dados/informações sobre tais pesquisas. Diante destas, é possível observar que já são realizadas pesquisas que envolvem a temática da gestão democrática desde 1987, antes mesmo da promulgação da CF de 1988.

Quadro 3 – Estado da Arte: Gestão Democrática e Participação (1987-2016)

Temas pesquisados Resultados

Gerais

Área de concentração / Quantidade encontrada/

Gestão + democrática + escola 163209 Educação 4452 Gestão escolar + democracia +

participação

163355 Educação 4251

Gestão + memética 28 Educação 0

Fonte: Elaborado pela autora, de acordo com dados da CAPES (2017).

O termo “democrático” aparece na legislação brasileira a partir da Constituição de 1946. Nesta lei, os constituintes propuseram a realização de um “regime democrático”. Nesta Constituição, destaca-se o parágrafo 13, do Art. 141, que, com o intuito de garantir alguns direitos, veda “[...] a organização, o registro ou o funcionamento de qualquer partido político ou associação, cujo programa ou ação contrarie o regime democrático, baseado na pluralidade dos Partidos e na garantia dos direitos fundamentais do homem”. (BRASIL, 1946, s.p.)

Em 1964, o Brasil sofre um golpe civil-militar e passa por um período de mais de duas décadas de ditadura. Apesar deste período de ditadura, o termo democrático aparece, na Constituição Brasileira de 1967. O Art 148 da referida lei aponta para a necessidade de preservação do regime democrático. Em seguida, o Art. 149 traz o “regime representativo e democrático” como um dos princípios da organização política do país. (BRASIL, 1967, s.p.)

No Art. 151 da mesma lei, o termo “ordem democrática” aparece, fazendo menção às punições para quem atentasse contra este princípio. Percebe-se, desta forma, que o termo “democrática” é utilizado na Constituição, mesmo em um contexto de ditadura e repressão. (BRASIL, 1967, s.p.)

Nas buscas realizadas nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024, de 1961, e 5.692, de 1971, não foram encontradas palavras relacionadas à democracia.

A mobilização social e política em prol da democratização do país, se intensifica, no Brasil, a partir da década de 1970, e tem sua culminância com a promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988. Na Constituição Federal, termos

relacionados à democracia aparecem dezessete vezes, na Constituição Estadual da Bahia (CE/BA) de 1989, aparecem oito vezes e na Lei Orgânica do Município de Feira de Santana (LOM/FSA/BA), aparecem quatro vezes, conforme apresenta-se no Quadro 4, a seguir.

Tal processo tem forte influência na educação brasileira. O princípio da gestão democrática, a partir da década de 1980 passa a ser reproduzido, ou replicado, na legislação e documentos educacionais, nas esferas federal, estaduais e municipais.

Quadro 4 – Termos relacionados à Democracia na legislação brasileira

Palavras Quantidade de vezes CF 1988 CE/BA 1989 LOM/FSA/BA 1990 Caráter democrático 1 -- -- Democráticas 1 -- -- Democráticos -- 1 -- Democratização 2 -- -- Estado democrático 5 -- -- Forma democrática -- 1 1 Gestão democrática 1 2 2 Instituições democráticas 3 -- 1 Ordem jurídica democrática -- 1 -- Regime democrático 4 3 -- Total 17 8 4

Fonte: Elaborado pela autora (2015), conforme CF de 1988, CE / BA de 1989, Lei Orgânica FSA, de 1990.

Acredita-se ser importante saber como o princípio da gestão democrática, registrado nos diversos documentos oficiais, chega aos documentos e atores sociais, na escola. Nesse processo de transmissão de informação, cabe observar quais as informações que se dissipam, quais as que evoluem e quais as que se fixam entre documentos-documentos, entre os documentos-pessoas e entre pessoas-pessoas. De acordo com Wiener (1968, p. 77), “[...] o processo de transmitir informação pode envolver diversos estágios consecutivos de transmissão, um após outro, além do

estágio final e efetivo; e entre dois deles, quaisquer que sejam, haverá um ato de translação, capaz de dissipar informação.” Esta ideia não vai de encontro ao pensamento de Dawkins, ao afirmar que, na difusão do Meme pode haver mutações, desde que a essência seja preservada.

Ressalta-se que, essa dissipação não compromete o processo de comunicação. Mas, quando envolve pessoas, os sujeitos atribuem significados às informações.