• Nenhum resultado encontrado

4.2 As questões abertas

4.2.1 Gestão Escolar: Necessidades de informação

A escola é uma organização de ensino onde a sua gestão envolve as áreas administrativa e pedagógica. Para que se possa realizar um trabalho efetivo o gestor escolar precisa conhecer todos os segmentos da escola com as necessidades de informação de cada segmento para atingir o objetivo de melhoria da qualidade do ensino.

As necessidades de informações da escola são identificadas por meio das reuniões coletivas realizadas semanalmente, dos cursos de formação continuada; acompanhamento dos acontecimentos do dia-a-dia, nas avaliações externas e internas por meio da elaboração e análise dos indicadores para orientar as decisões para melhoria do desempenho escolar e compartilhando os indicadores educacionais com a comunidade para conhecer a realidade da situação da escola e do aluno, a partir disso surgem outras necessidades.

Para a maioria dos gestores entrevistados, oito dos quatorze, disseram que as suas necessidades são atendidas mediante parceiros da escola e colaboração dos professores quando não tem retorno da SEEDF imediato. Dois dos quatorze entrevistados disseram não ter as suas necessidades atendidas, como limitação financeira e substituição imediata na ausência do docente. Sabe-se que é um direito do aluno ter aula todos os dias, e uma das dificuldades que enfrenta é a falta do professor em sala de aula por abono, atestado e principalmente por estarem doentes relacionados ao fator

125 emocional. Quando dependem da SEEDF ou de terceiros, não conseguem avançar, é muito burocrático e o sistema de informação engessado, como diz o gestor: “[...] todos os dados nós temos, mas não estão trabalhados, quando preciso da informação tenho de trabalhar os dados, isso gera demora [...] associado a tudo isso tem-se um sistema de informação que é construído ou sem o know how de quem não tem experiência na área ou não sei qual o motivo é engessado [...]”.

Um dos objetivos da CI é estabelecer estratégias para busca e uso da informação. As escolas mediante blog e pesquisas na internet conseguem suprir as necessidades de informação para a sua gestão escolar.

As reuniões coletivas são um importante caminho para construir com a equipe escolar as ações necessárias para melhoria do processo de ensino-aprendizagem da escola. Um dos papeis do gestor no processo de construção do projeto pedagógico é trazer esta construção para equipe e envolver a comunidade, é ser líder, além de apontar caminhos a serem seguidos. É ser um educador-pesquisador construindo a parte pedagógica com o professor e a parte administrativa com o servidor ou ambos. Valerien (2001) afirmou que no momento que o gestor aproxima a sua autonomia da participação a fim de melhorar a eficiência e equidade da escola que podem aparecer os conflitos, daí vem um outro papel do gestor que é intermediar conflitos, como dito nas entrevistas. Além disso, a escola como organização humana, as condições dos recursos humanos (capacidade de gestão, cooperação nas tomadas de decisões, a circulação e o uso da informação) constituem fatores determinantes do êxito da gestão, havendo necessidade da participação ativa dos atores envolvidos, ou seja, dos diretores, professores, alunos, pais e a comunidade escolar.

O gestor percebe que não tem as informações suficientes para sua gestão quando: muda a lei e precisa estuda-la; quando depende da informação da SEEDF e estas chegam atrasadas e ainda divergem da realidade da escola; dificuldade de comunicação externa (com a comunidade e ausência dos pais) e interna (com o professor); quando precisa lidar com problemas externos da comunidade (necessitando usar a lei).

Fatores foram citados pelos gestores escolares que possam interferir na sua gestão e no desempenho dos alunos. Eles foram listados nas Tabelas 5, 6 e 7 e discutido anteriormente (questões 66 a 90). A Tabela completa encontra-se no Anexo 2.

126 A Questão 96, do questionário, diz respeito aos papéis desempenhados pelo gestor na identificação da necessidade de melhorar a capacitação da sua equipe, a saber:

 Oferecer estudos semanais (reuniões coletivas);

 Trazer inovações e informações para as reuniões coletivas mediante parceria com instituição de Ensino Superior;

 Criar mecanismos de práticas de docência com devolutiva para o docente;  Comunicar os cursos oferecidos pela EAPE a equipe escolar;

 Motivar a equipe na realização dos cursos;  Realizar oficinas;

 Buscar parcerias para realizar palestras temáticas;  Modificar a cultura da equipe na vivência diária.

A seguir, a Quadro 9 mostra a descrição da imagem que o gestor escolar tem da escola que trabalha e dos desempenhos dos alunos.

Quadro 9 – Descrição da imagem que o gestor tem da sua escola com as respectivas faixas de renda e faixa do Ideb

Escolas Descrição

1 Renda média-alta Ideb médio-superior

 Equipe comprometida  Ambiente organizado  Harmonia entre a equipe 2 Renda Alta

Ideb médio-inferior  Equipe comprometida 3 Renda Alta

Ideb médio superior

 Equipe comprometida  Bons profissionais  Bom espaço físico 4 Renda alta

Ideb alto  Equipe comprometida  Participação da comunidade escolar (pais e alunos) 5 Renda média alta

Ideb médio inferior

 Escola ruim

 Equipe individualista (isso reflete no aluno)

Obs: Gestor assumiu o cargo há menos de 1 ano 6 Renda média alta

Ideb médio superior

 Equipe comprometida  Bons profissionais

 Desempenho do aluno melhorado qualitativamente 7 Renda média alta

127  Bom desempenho dos alunos

8 Renda média baixa Ideb baixo

 Equipe comprometida  Escola boa

 Desempenho dos alunos precisa melhorar 9 Renda média baixa

Ideb médio inferior

 Escola pequena e acolhedora

 Gestor participa diretamente na solução de conflitos  Bom desempenho dos alunos

10 Renda média baixa Ideb médio superior

 Escola comprometida

 Desempenho dos alunos não satisfatórios pois são vítimas da própria família

11 Renda média baixa Ideb alto

 Escola família.

 Escola tenta manter a mesma linha de trabalho das gestões anteriores (o que tá dando certo).

 Repassa informações e prepara equipe nova.

 Traz informações para a escola e repassa para as famílias. Escola organizada

 Baixa rotatividade de aluno  Escola produtiva

 Bom relacionamento da equipe  Bom ambiente de trabalho 12 Renda baixa

Ideb médio inferior  Escola grande (quantidade de alunos)  Carência de espaço físico

13 Renda baixa

Ideb médio superior

 Escola boa e organizada  Baixa rotatividade de alunos  Escola produtiva

 Bom ambiente de trabalho  Bom desempenho do aluno

14 Renda baixa Ideb alto

 Escola com problemas estruturais  (construída em caráter emergencial)

 Desempenho dos alunos são os melhores esperados para uma escola pública

 Centraliza no pedagógico Fonte: Autoria própria. Dados da pesquisa (2015)