• Nenhum resultado encontrado

1.3.2. Coordenação e operacionalização do Projeto Fénix

1.3.2.2. Gestão pedagógica/ operacionalização dos mecanismos Fénix

Operacionalizando a margem de autonomia que é dada às escolas a nível organizacional, efetivam-se um conjunto de outras medidas:

a) Organização das Turmas – homogeneidade relativa

Para responder ao princípio que privilegia a homogeneidade relativa, são criadas turmas Fénix, por ano de escolaridade, que integram alunos que apresentam dificuldades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com ritmos mais lentos de aprendizagem, necessitando de apoio e outra qualidade de tempo para atingirem os conhecimentos esperados para o seu ano de escolaridade.

b) O Currículo – essencialidade e flexibilidade

Foram definidas duas disciplinas de intervenção prioritária, pela sua transversalidade: Língua Portuguesa e Matemática.

B Supervisão Monotorização Avaliação Metodologia: Reuniões Grupos on-line Contactos informais Instrumentos: Registos Relatórios Atas UCP Direção E

Organização e gestão de recursos. Elabora os horários de forma a que as

turmas Fénix e os Ninhos, do mesmo ano, tenham as disciplinas de intervenção ao mesmo tempo – mobilidade entre turma “mãe” e Ninhos Seleciona os diretores de turma e os

docentes Fénix e Ninho

Coordenador Projeto Fénix E Coordenadores Departamento E Coordenadores de ciclo E

Seleção das disciplinas de intervenção prioritária (por ano)

Definição de perfil de diretores de turma Fénix Definição de perfil de docentes dos Ninhos Definição dos perfis de alunos para integrarem

as turmas Fénix.

Avaliação de processo e resultados (qualitativos e quantitativos)

Articulação com Universidade Católica. Coordenação Pedagógica.

Articulação com os técnicos sociais

UCP Direção

E

Organização e gestão de recursos. Elabora os horários de forma a que as

turmas Fénix e os Ninhos, do mesmo ano, tenham as disciplinas de intervenção ao mesmo tempo – mobilidade entre turma “mãe” e Ninhos Seleciona os diretores de turma e os

docentes Fénix e Ninho

Coordenador Projeto Fénix E Coordenadores Departamento E Coordenadores de ciclo E Técnicos Sociais

91

Os Departamentos selecionam e definem os conteúdos essenciais a serem trabalhados por disciplina (Cf. Esquema 7), dando relevo à interdisciplinaridade, de forma a potenciar as abordagens realizadas pelas diferentes disciplinas relativamente aos mesmos conteúdos. A Língua Portuguesa e a Matemática são exceção nesta seleção de conteúdos. O Departamento coordena as planificações curriculares de cada Grupo Disciplinar, que são ajustadas às Turmas Fénix, atendendo ao seu ritmo e especificidade, bem como coordena e define a metodologia da avaliação diagnóstica, a qual se reveste de particular importância neste processo, devendo ser o mais completa possível, abrangendo diversas áreas e instrumentos.

Esquema 7. Ações e metodologia do departamento relacionadas com o Projeto Fénix

c) Ninhos - grupos de apoio educativo

Os Ninhos acolhem, temporariamente, os alunos que precisam de apoio mais intensivo/específico/individualizado. O Ninho é uma solução organizacional económica, temporária, rotativa e não sobrecarrega o tempo letivo dos alunos. Estes pequenos grupos trabalham diferentes níveis de conteúdos, não sobrecarregam o tempo letivo dos alunos, uma vez que existe simultaneidade em termos de horário, entre a turma Fénix e o Ninho.

92

Os alunos integram o Ninho, após diagnóstico inicial, realizado pelo docente da turma Fénix, sendo a sua permanência no Ninho constantemente reavaliada pelos docentes Ninho/Fénix, da disciplina intervencionada. Semanalmente, num tempo de quarenta e cinco minutos, os alunos do Ninho devem regressar à turma Fénix, para interagirem com os companheiros da turma, mediante a realização de desafios e trabalho colaborativo, numa ótica de socialização alargada e de aferição de aprendizagens consolidadas.

No 1º Ciclo, os alunos não são agrupados em turmas Fénix: o mecanismo de mobilidade turma/Ninho é aqui replicado, com as devidas adaptações, mediante o estabelecimento de tempos semanais que são afetos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. É nestes tempos, ou em parte deles, que funciona o Ninho. (Cf. Esquema 8.)

Esquema 8. Coordenação das turmas Fénix e Ninhos

d) Articulação entre diretores de turma Fénix e técnicos socioeducativos – interprofissionalidade

As áreas de intervenção dos técnicos sociais circunscrevem-se prioritariamente às problemáticas diretamente relacionadas com o sucesso plural que o Projeto Fénix

93

visa promover. No Esquema 9, está operacionalizada a sua articulação com os restantes elementos da comunidade educativa.

Esquema 9. Ações e metodologias de atuação dos técnicos socioeducativos e diretores de turma

e) Articulação vertical e horizontal – interatividade dos intervenientes promovida por grupos online

Existem grupos de interação online em todos os Conselhos de Turma, dos quais fazem parte todos os docentes desses mesmos Conselhos de Turma, os técnicos sociais e a Direção/Coordenador de Projeto. Esta medida foi adotada para tornar a comunicação mais célere, eficaz e eficiente.

Em face do exposto, destacamos as seguintes características operacionais pelo que constituem em termos de inovação pedagógica:

- O agrupamento de alunos em turmas relativamente homogéneas, quanto às dificuldades de aprendizagem ao nível da Língua Portuguesa e da Matemática, turmas Fénix. Encontramos eco desta visão organizacional em Verdasca:

94 “Ao apoiar e regular a sua constituição [turma] com base em determinados critérios organizacionais, os quais fazem relevar ou não aspetos de continuidade relativamente a anos anteriores, níveis etários, estruturas de diferente composição (...), com escolaridade irregular ou com necessidade de apoio pedagógico, o agrupar ou o dispersar de grupos de alunos com características especiais no que respeita ao aproveitamento e comportamento, opta-se intencionalmente e estrategicamente ou não, por uma determinada solução organizacional pedagógica” (Verdasca, 2002).

- os grupos de apoio temporário às turmas Fénix (os Ninhos) reforçam a homogeneidade, quanto à especificidade das dificuldades ou ritmos de aprendizagem dos alunos. Não podemos deixar de concordar com a perspetiva de Barak Rosenshine, quando afirma que “verificar a compreensão dos alunos em relação a cada assunto pode ajudá-los a aprender a matéria com menos erros.” (Rosenshine, 2010:21)

- a mobilidade entre turmas Fénix (origem) e Ninhos, a gestão flexível do currículo e dos recursos humanos e o trabalho articulado e cooperativo gerado.

A operacionalidade desta estratégia de inovação pedagógica implicou mudanças transversais a toda a organização escolar. “Apesar de se reconhecer que se trata de um processo que adquire complexidades e dificuldades acrescidas à medida que se caminhe para níveis tendencialmente residuais de insucesso, a melhoria dos resultados escolares deve ser conseguida sem diminuição da fasquia de exigência. Associado ao princípio ‘agrupar e reagrupar para incluir’, a manutenção da bitola de exigência constitui uma das questões chave (...).” (Verdasca, 2010:32).

A articulação entre os professores das disciplinas a diversos níveis – grupo disciplinar, Conselho de turma, coordenadores de ciclo e Conselho Pedagógico – é uma das alavancas fundamentais para a consecução desta dinâmica, dada a importância da monitorização, a constante avaliação e regulação, dos grupos Fénix e Ninho, bem como das demais turmas. A importância de os docentes terem tempos em comum no seu horário para trabalho conjunto, de forma a pensarem, partilharem e adequarem estratégias/metodologias era uma necessidade.

A lógica de ciclo subjaz a esta organização de escola (Verdasca, 2007, 2010). Alunos e professores contratualizavam os objetivos a alcançar em determinado período, e, neste processo, eram envolvidos os encarregados de educação.

95

Com o evoluir do Projeto, e dada a exiguidade dos recursos e na necessidade de continuar a apoiar os alunos, surge o Fénix Eixo II com uma metodologia idêntica ao Eixo I.

1.3.3. O Eixo II - A génese de uma dinâmica de apoio

Documentos relacionados