• Nenhum resultado encontrado

Global Money Week

No documento RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017 (páginas 53-58)

Em 2017, a Global Money Week decorreu entre os dias 27 de março e 2 de abril em mais de 130 países, sob o lema “Learn. Save. Earn.”.

Um total de 27 escolas portuguesas participou na Global Money Week através da realização de sessões for- mativas e outras atividades, como a dinamização de jogos e concursos. Algumas destas escolas participa- ram em iniciativas promovidas pelos supervisores financeiros.

O Plano esteve representado pela Presidente da Comissão de Coordenação e repre- sentante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, na Round table discussion on digital finance and consumer protection implications for the youth, que teve lugar no dia 30 de março, na sede da Child and Youth Finance International em Amesterdão, e na sessão especial organizada por esta ONG, que contou com a presença e alto patrocínio da Rainha Máxima da Holanda.

Escolas visitam os supervisores financeiros

No dia 29 de março, o Plano organizou um conjunto de iniciativas com as escolas distinguidas com menções honrosas na 5.ª edição do Concurso Todos Contam.

Relatório da Global Money Week 2017 (apenas em inglês), disponível em : https://issuu.com/childfinanceinternational/docs/ gmw_report_2017/1?e=7128000/51546009

7

Atividades de formação

e sensibilização

A convite da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, cerca de 200 alunos da Escola Profissional Vértice, de Paços de Ferreira, visitaram a expo- sição “Risco – Uma exposição para audazes”. Esta exposição interativa, patente no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, em Lisboa, permitiu conhecer os diferentes tipos de risco e abordar o conceito de risco e a função do seguro enquanto instru- mento de mitigação e transferência de risco.

Iniciativas com os alunos da Escola Profissional Vértice, de Paços de Ferreira.

O Banco de Portugal realizou diversas atividades no Museu do Dinheiro em Lisboa, que contaram com a participação de 84 alunos de diversas idades, vindos de escolas de São Pedro do Sul, de Leiria e de Faro.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e do Agrupamento de Escolas João de Deus, de Faro, visitaram o Museu do Dinheiro, onde assistiram à atividade “História da banca”, sobre a evolução do dinheiro e o surgimento da ati- vidade bancária. Participaram depois no jogo “Equilibra o orçamento”, em que res- ponderam a questões sobre finanças pessoais para ajudar a equilibrar o orçamento.

Os alunos do Jardim-Escola João de Deus, de Leiria, visitaram também o Museu do Dinheiro e participaram na atividade “Troco por trocas”, onde conheceram as rotas mercantis dos séculos XIII a XVII e a forma como se negociava no Oriente nesta época. Participaram também no jogo “Arrumar para ganhar”, no qual tiveram de classificar corretamente rendimentos fixos e variáveis, despesas necessárias e supérfluas.

Iniciativas com os alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, do Agrupamento de Escolas João de Deus, de Faro, e do Jardim-Escola João de Deus, de Leiria, no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal em Lisboa.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em parceria com a Euronext, rece- beu cerca de 80 alunos de três escolas do 3.º ciclo e do secundário que participaram em atividades sobre poupança e investimento. Os alunos do Agrupamento D. Dinis de Odivelas, do Centro Educativo dos Olivais e da Escola Secundária de S. Pedro do Sul participaram numa sessão lúdico-educativa e jogos em que foram abordados temas como a poupança, o mercado de capitais, o perfil do investidor, os instrumen- tos financeiros e o papel da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Tiveram ainda oportunidade de tocar o sino na Euronext, marcando o fecho dos mercados.

Iniciativas com os alunos do Agrupamento D. Dinis de Odivelas, do Centro Educativo dos Olivais e da Escola Secundária de S. Pedro do Sul, na CMVM.

Escolas dinamizam iniciativas por todo o país

No dia 27 março, o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários organizaram um conjunto de sessões de formação financeira para cinco turmas do ensino secun- dário do Colégio Sagrado Coração de Maria em Lisboa, que envolveram um total de 104 alunos. Estas sessões incidiram sobre temas do Referencial de Educação Financeira, incluindo a gestão do orçamento, a importância da poupança, os car- tões de crédito e os seguros.

Iniciativas com os alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria em Lisboa.

Durante toda a semana (27 a 31 de março), o Banco de Portugal, através da sua Rede Regional, dinamizou ainda sessões de formação alusivas aos temas do orça- mento e poupança, que envolveram cerca de 1000 alunos pertencentes às seguin- tes escolas dos distritos de Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Porto e Viseu:

• Agrupamento de Escolas António Sérgio

• Agrupamento de Escolas de Ansião – Escola Dr. Pascoal José de Mello • Agrupamento de Escolas de Castro Daire

• Agrupamento de Escolas de Pombal – Centro Escolar da Redinha, Escola Básica da Machada e Escola Básica da Malagreira

• Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda • Agrupamento de Escolas Grão Vasco

• Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas – Escola Secundária José Belchior Viegas

• Escola Profissional Profitecla • Externato Camões

• Externato Cooperativo da Benedita • Externato de Vila Meã

Outras escolas do país também se associaram à Global Money Week, dinamizando atividades de formação financeira junto dos seus alunos, incluindo:

• Agrupamento de Escolas Eça de Queirós • Agrupamento de Escolas Gualdim Pais • Colégio Bartolomeu Dias

• Colégio de Alfragide • Colégio de São Miguel

• Escola Profissional de Serviços de Cidenai

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda participou também na Global Money

Week, através da dinamização das primeiras Olimpíadas de Educação Financeira, dirigidas às turmas do 1.º ciclo do ensino básico inscritas no projeto “No poupar está o ganho 2016-2017”.

No documento RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017 (páginas 53-58)

Documentos relacionados