• Nenhum resultado encontrado

2 Grids Computacionais

2.3.1 Globus Toolkit

Para resolver os problemas do OGSI e convergir de vez para Web Services, um novo pa- drão foi apresentado em Janeiro de 2004 para substituir o OGSI, o Web Services Resource Framework (WSRF). WSRF é uma especificação desenvolvida pelo Organization for the Ad- vancement of Structured Information Standards (OASIS) (OPEN, 2006). WSRF especifica como tornar Web Services stateful junto com outras características interessantes para ambientes de grid. Este novo padrão é incorporado na versão atual do Globus Toolkit, versão 4, conhecida como GT4. Portanto, neste novo cenário, o OGSA é baseado diretamente sobre Web Services através do WSRF ao invés de ser baseado no OGSI. O diagrama da Figura 3 mostra a mudança arquitetural ocorrida do GT3 para o GT4.

Aplicações Aplicações

OGSA OGSA

Web Services Web Services

OGSI

Pré-WSRF WSRF

WSRF

Figura 3: Mudança arquitetural ocorrida entre as versões 3 e 4 do Globus Toolkit

Com esse novo padrão, as inconveniências decorrentes do OGSI são superadas da seguinte forma:

• A especificação WSRF em relação à OGSI é menor e menos densa, sendo composta por

5 documentos;

• O WSRF está em maior conformidade com as objeções propostas pela comunidade Web

Services, permitindo facilidades no desenvolvimento de ferramentas Web Services atuais;

• O WSRF claramente separa o serviço do seu estado, visto que Web Services puros não

podem ter estado.

O GT4 é composto por diversos componentes de software. Estes componentes são dividi- dos em cinco categorias: Segurança, Gerenciamento de Dados, Gerenciamento de Execução, Serviços de Informação e Tempo de Execução Comum. Nesta dissertação será comentado ape- nas o componente Serviços de Informação, pois ele tem a função de fornecer informações sobre os recursos e serviços existentes em um ambiente de grid.

O Sistema de Informação do GT4 é conhecido como Monitoring and Discovery System (MDS) que é um conjunto de Web Services para monitorar e descobrir recursos e serviços no grid. Os serviços do MDS fornecem interfaces de consulta e de publicação das informações detalhadas dos recursos. Além disso, há a interface Trigger que pode ser configurada para reagir quando condições pré-estabelecidas ocorrem.

O MDS do GT4 (MDS4) é constituído pelo Web Service MDS (WS MDS) e o Pré Web Service MDS (Pré-WS MDS). O WS MDS é baseado no padrão WSRF enquanto o Pré-WS MDS baseia-se no LDAP. A seguir são apresentados os serviços baseados no WS MDS do GT4

(TOOLKIT, 2006):

• Index Service: serviço responsável pela coleta de informações de recursos de grid e a sua

publicação.

• Trigger Service: serviço cuja função é coletar informações dos recursos do grid e permitir

que o administrador do ambiente defina ações e regras baseado nessas informações. Caso as regras sejam atendidas as ações correspondentes podem ser executadas.

• Aggregator Framework: é um framework de software usado para construir serviços que

coletam e agregam informações. Os serviços que são construídos por este framework, tais como Index e Trigger, são muitas vezes conhecidos como serviços agregadores.

Os serviços agregadores têm as seguintes características em comum:

• Eles coletam informações via Aggregator Sources. Estas fontes são classes Java que im-

plementam uma interface - definida como parte do Aggregator Framework - para coletar dados XML (eXtended Markup Language) formatados.

• Usam um mecanismo comum de configuração para manter a informação sobre como usar

o Aggregator Source e seus parâmetros associados (que geralmente especificam quais dados obter e de que local). O WSDL (Web Service Definition Language) do Aggre- gator Framework define um tipo de entrada de grupo de serviço agregador que controla informações e dados de configuração. Programas de clientes administrativos usam me- canismos de registro de grupo de serviço WSRF padrão para registrar estas entradas de grupos de serviço para o serviço agregador.

• A propriedade "auto limpante", ou seja, cada registro tem um tempo de vida. Se um

registro expirar sem ter sido atualizado, ele e seus dados associados serão removidos do servidor.

2.3.1.1 Fornecedores de Informação no GT4

Os ambientes de grids desenvolvidos pelo GT4 têm as suas informações coletadas através de fornecedores ou fontes de informações. Estas fontes são serviços implementados pelo com- ponente MDS4 como Aggregator Source. MDS4 inclui as três seguintes fontes de informação:

• Query Aggregator Source: esta fonte consulta informações presentes em propriedades

do recurso de um serviço WSRF.

• Subscription Aggregator Source: responsável em coletar as informações de um serviço

WSRF via uma subscrição ou notificação WSRF.

• Execution Aggregator Source: tem a função de executar um programa externo fornecido

pelo administrador para coletar informações.

O componente MDS4 atualmente fornece algumas fontes de informação, como por exem- plo, Hawkeye Information Provider (HIP) e o Ganglia Information Provider (GIP). Ambos co- letam as mesmas informações, porém de ferramentas distintas. O HIP coleta informações de recursos computacionais gerenciados pelo escalonador Condor (THAIN; TANNENBAUM; LIVNY, 2005) e o GIP de recursos que executam o sistema de monitoramento distribuído Ganglia (MAS-

SIE; CHUN; CULLER, 2004). Outra importante fonte de informação disponível no MDS4 é o WS

GRAM. Este serviço WSRF publica informações sobre o escalonador local, tais como: infor- mações sobre a fila, número de processadores disponíveis e livres, quantidade de jobs, algumas estatísticas sobre memória, etc.

Dependendo da implementação, um Aggregator Source pode usar um componente de soft- ware externo (por exemplo, um programa executável), ou mesmo um serviço WSRF pode usar um componente externo para criar e atualizar suas propriedades de recurso. Estas propriedades podem posteriormente ser registradas em um Index Service ou outro serviço agregador.