• Nenhum resultado encontrado

Aposentadoria

Direito a que faz jus o trabalhador ao passar à inatividade, depois de preenchidos os requisitos legais para sua aquisição.

Atuária

Ciência do seguro que tem como função cotejar o risco protegido e os recursos disponíveis para a sua cobertura, vislumbrando sua viabilidade diante de diversos cenários, em especial dentro das expectativas futuras de envelhecimento da população e da taxa de natalidade.

Contribuição do segurado

Valor descontado mensalmente da remuneração do segurado de um regime previdenciário para constituição de recursos a fim de sustentar o pagamento que lhe é devido na inatividade ou à família nos casos de prisão (auxílio-reclusão) ou de falecimento (pensão). Na União, o servidor público ativo contribui com 11% do total de sua remuneração. Na iniciativa privada o trabalhador empregado contribui com um percentual que varia entre 7,65 % e 11 % da sua remuneração.

Emenda 20

Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 1998. É resultante da PEC 33 e modificou regras da previdência social brasileira.

Emenda 41

Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2003. É resultante da PEC 40 e modificou regras da previdência social brasileira.

Fator previdenciário

Fator aplicado, pelo INSS, obrigatoriamente no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição e facultativamente no cálculo da aposentadoria por idade. A fórmula que compõe o fator leva em consideração a idade, a expectativa de vida e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentar.

Fundo de pensão

Pessoa jurídica de direito privado, com objetivo social de instituir fundo de previdência complementar fechada, vinculada a empresa, entidade ou grupo delas. Obedece as regras da Lei 6435/77 e das Leis Complementares 108/2001 e 109/2001. O controle e a fiscalização desse tipo de entidade está a cargo da Secretaria de Previdência Complementar do MPS.

Integralidade

Regra constitucional que garante o direito aos proventos de aposentadoria equivalente ao total da remuneração percebida pelo servidor na data de sua concessão.

Paridade

Regra constitucional que define que os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo estendidos todos os benefícios e vantagens concedidos, inclusive decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria ou serviu de referência para o benefício.

Passivo atuarial

Também chamado Reserva Matemática, representa o montante que já deveria estar reunido no patrimônio do plano previdenciário para, juntamente com as contribuições futuras e os recebimentos da compensação financeira, ser suficiente ao pagamento de todos os benefícios futuros aos servidores, pensionistas e dependentes.

PEC 40

Proposta de Emenda à Constituição nº 40, de 30 de abril de 2003, encaminhada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República, com o aval dos 27 governadores estaduais, cujo texto foi admitido na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados. A Comissão Especial aprovou um substitutivo da PEC, com alterações de dispositivos da mesma em 23 de julho de 2003. Acabou sendo aprovada em 19 de dezembro de 2003, sendo convertida na Emenda Constitucional No41.

PEC paralela

Proposta de Emenda à Constituição nº 227-A, de 2004, de autoria do Senado Federal, que altera artigos da Constituição Federal de forma a amenizar os efeitos da Emenda 41/2003 sobre os RPPS dos servidores públicos. Continua em tramitação no Congresso Nacional.

Pedágio

Exigência de tempo de contribuição suplementar ao tempo faltante para a aposentadoria em 16 de dezembro de 1998. Para a aposentadoria proporcional, é de mais 40%. Para a aposentadoria integral é de mais 20%.

Pensão

Valor devido à família ou aos dependentes reconhecidos do segurado em caso de falecimento deste.

Proventos

Expressão que consagra o valor devido ao servidor aposentado como rendimento mensal que lhe é conferido pela lei. O servidor ativo tem direito à remuneração.

Regime Geral

Representado pela sigla RGPS, trata-se do regime previdenciário administrado pelo INSS, que tem como “segurados obrigatórios” todos os trabalhadores da iniciativa privada, inclusive empregados domésticos e autônomos, e como “segurados facultativos” qualquer cidadão que não exerça atividade remunerada e que não esteja vinculado a outro tipo de regime previdenciário.

Está organizado com base nas determinações da EC 20/98 e da EC 41/2003, observadas as regras das Leis 8.212/91 e 8.213/91.

Regime Próprio

Representado pela sigla RPPS, trata-se do regime previdenciário organizado no âmbito de cada ente público (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) com base nas determinações contidas na EC 20/98 e na EC 41/2003, observadas as regras das Leis 9.717/98 e 10.887/2004, inclusive no que diz respeito ao equilíbrio financeiro e atuarial.

Salário-de-benefício

Valor básico utilizado para cálculo da renda mensal dos benefícios de prestação continuada, exceto o salário-família, o salário-maternidade e o benefício de legislação especial. Normalmente é calculado tomando-se por base os salários de contribuição apurados no período compreendido entre jul./1994 e a data do requerimento do benefício ou do afastamento do trabalho.

Salário-de-contribuição

Parcela da remuneração do segurado sobre a qual incidem as contribuições previdenciárias.

Tempo de contribuição

Tempo mínimo exigido de vínculo aos diversos regimes previdenciários. No âmbito dos RPPS, para os homens, 35 anos e para as mulheres, 30 anos, com redução em cinco anos em caso de aposentadoria proporcional, permitida aos que já estavam no serviço público em 16 de dezembro de 1998, bem como aos professores da educação infantil e no ensino fundamental e médio.

Teto do Regime Geral

Valor máximo dos benefícios pagos pelo INSS aos aposentados da iniciativa privada. A partir de 01 de maio de 2004, esse teto corresponde a R$ 2.508.72.

APÊNDICE A – Formulário de Pesquisa de Campo