• Nenhum resultado encontrado

Agentes Genotóxicos: agentes que atuam direta ou indiretamente sobre o DNA, produzindo efeitos detectáveis à concentrações subtóxicas

Agentes Clastogênicos: agentes que induzem a formação de fragmentos cromossômicos ou cromatídicos acêntricos.

Agentes Aneugênicos: agentes que agem no fuso mitótico e originam cromossomos que se atrasam na migração anafásica da divisão celular.

Agente Mutagênico: qualquer agente físico ou químico que causa mutação

Anáfase: fase da mitose ou da meiose na qual os cromossomos se deslocam do plano equatorial da célula para os pólos opostos, sob orientação centromérica.

Aneuploidia: qualquer número de cromossomos que não seja um múltiplo exato da número haplóide, como no caso de trissomia e monossomia.

Bioensaio: um estudo de laboratório usado para determinar a abilidade de uma substância de produzir um efeito particular

Câncer: um crescimento anormal e descontrolado de células, criando um tumor que pode invadir tecidos vizinhos e ainda expandir-se para órgãos distantes (metastáses).

Carcinogênese: o processo pelo qual uma substância é capaz de causar câncer

Células Somáticas: todas as células de um organismo, exceto as células da linhagem germinativa.

Células Germmativas:células com capacidade de reprodução com função reprodutiva. Nos animais são as células responsáveis pela formação dos gametas.

Centrômero: constrição primária ao longo do cromossomo, região na qual as cromátides-irmãs são mantidas.

Cromátides: são dois filamentos paralelos unidos pelo centrômero, que constituem um cromossomo de uma célula em divisão.

Cromátides irmãs: cada uma das cromátides do par, obtidas pela duplicação de um mesmo cromossomo parental

Cromossomo: é a unidade do genoma constituída de dna e proteínas, visível como entidade morfológica somente durante a divisão celular.

Cromossomo acêntrico: cromossomo desprovido de centrômero. Tais cromossomos não fazem, em nenhum caso, parte do complemento normal e permanente de um organismo, mas podem se formar acidentalmente como conseqüência de danos provocados por agentes mutagênicos

DNA: ácido desoxirribonucléico. Molécula que codifica os genes responsáveis pela estrutura e função dos organismos vivos, e permite a transmissão de informações genéticas de geração a geração.

DL 50: dose letal a 50%. a dose calculada de uma substância na qual ocorre a morte em 50% dos indivíduos testados

Divisão Celular: divisão de uma célula em duas células filhas, por mitose ou meiose.

Ecogenotoxicologia: se preocupa principamente com os problemas que os danos genéticos induzidos podem trazer para a manutenção da integridade do ecossistema, da qual dependem a sobrevivência e reprodução das populações.

Ecossistema: sistema ecológico que inclue todos os organismos em uma dada área (comunidade), interagindo com o ambiente físico.

Epigenético: processos pelo qual as modificações herdáveis na função do gene ocorrem, mas não devido as trocas na seqüência de base do DNA do organismo.

Eutrofização: a eutrofização é um processo de aumento nos níveis de matéria orgânica das águas em função da maior disponibilidade de nutrientes

Fragmento Acêntrico: fragmento cromossômico desprovido de centrômero.

Freqüência Gênica: é a freqüência de um determinado gene em uma população.

Fuso acromático: microtúbulos intracelulares envolvidos na organização dos cromossomos na placa metafásica e sua segregação na anáfase.

Gametogênese: é o processo de formação de gametas.

Gene: é a herança física e funcional., um gene é uma seqüência ordenada de nucleotídios localizados numa posição particular de um determinado cromossomo; consta de um segmento de dna que codifica a seqüência de aminoácidos de uma determinada cadeia polipeptídica

Genoma: todo material genético no cromossomo de um determinado organismo; seu tamanho é geralmente dado pelo número total de pares de bases

Hemolinfa: humor que preenche os vasos e hemocelos (cavidades do corpo provenientes do celoma), nos invertebrados, possui algumas células correspondentes aos leucócitos dos animais mais desenvolvidos, mais é desprovida de hemácias.

Hemócitos: são as células presentes na hemolinfa dos mexilhões que tem função no sistema imunológico e são rapidamente acionados durante as reações de defesa.

Intérfase: a parte do ciclo celular entre duas mitoses sucessivas

Metáfase: estágio da mitose ou da meiose no qual os cromossomos atingem sua condensação máxima e estão alinhados no plano equatorial da célula, ligados às fibras do fuso acromático através dos centrômeros; estágio no qual os cromossomos são mais facilmente estudados.

Metilação do DNA: acréscimo de um resíduo metil a uma base citosina na molécula de DNA para formar 5-metilcitosina. Desempenha um papel importante mas incompletamente compreendido na expressão gênica.

Mitose: processo de divisão celular comum, resultando na formação de duas células geneticamente idênticas à célula-mãe.

Mutação: qualquer alteração que ocorre no material genético de uma célula (danos no dna resultando em alterações genéticas).

Mutágeno: uma substância que causa mutações

Mutagênese: o processo pelo qual uma substância lesa o DNA e produz alterações ou perdas de genes ou cromossomos.

Núcleo: o núcleo é o centro de controle da célula, contém os cromossomos que, por sua vez são os locais onde ficam situadas centenas de milhares de moléculas de ácido desoxirribonucléico que formam os genes.

Organismos Bênticos: termo coletivo para formas de vida marinha que vivem fixos no fundo do oceano

Pool Gênico: todos os genes presentes num dado lócus na população.

Síndrome: um padrão global típico de anomalias, suspostamente relacionadas quanto à etiologia.

Sistema Hematopoiético: formação dos glóbulos sangüíneos

Teiófase: estágio na mitose e na meiose que se inicia quando os cromossomos-fílhos chegam aos pólos da célula em divisão e termina quando as duas células filhas adquirem o aspecto de células em intérfase.

Teratogênese: o processo pelo qual uma substância produz e aumenta a freqüência de malformações congênitas.

Toxicologia: o estudo de interações perigosas de químicos com organismos vivos e sistemas biológicos

Toxicidade Genética: efeitos tóxicos que resultam em danos para o DNA e alteram a expressão genética

Toxina: uma proteína específica produzida por certas plantas, animais e microorganismos que são altamente tóxicos para outros organismos

Tumor: um descontrolado e progressivo crescimento de células, podendo ser benigno ou maligno

Tumorigênico: agente capaz de causar tumor, tanto benigno como maligno.

Valor Adaptativo: a contribuição média de um alelo ou genótipo para a próxima geração ou para as gerações seguintes, comparada com aquela de outros alelos ou genótipos.

Documentos relacionados