• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO

4.1. Observações da pesquisa de campo

4.1.3. Google

De acordo com as informações disponibilizadas no Facebook, o Google é uma empresa com fins lucrativos focada em serviços de busca que foi fundada em 1998. Declara como sua missão “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.” Seu nome teve origem no termo matemático “googol” e seu site, www.google.com, é conhecido como o melhor site de busca por ser rápido, preciso e fácil de usar. Além dos serviços de busca, a empresa também atende clientes corporativos, incluindo aí anunciantes, editores e gestores de conteúdo.

Para a Interbrand (2010), a marca Google continua em uma trajetória ascendente com uma poderosa marca global. Possui uma imagem de empresa inovadora e gera uma expectativa de crescimento contínuo por meio da diversificação e expansão de seus produtos e serviços.

Diferentemente das outras marcas observadas, a página oficial do Google no Facebook não possui regras de uso, mas apenas uma breve apresentação sobre a empresa.

Com relação às mensagens postadas, foi observado que, após a organização dos dados na tabela de pré-análise, o Google postou 86 mensagens durante todo o período de observação. No que se refere a cada categoria de análise, observou-se que:

a) Possuir perfil no Facebook: Semelhante à Microsoft, a página do Google foi criada e é

atualizada pela própria empresa

b) Utilizar outras ferramentas, sejam elas disponibilizadas pelo Facebook ou criadas pela marca: Assim como as demais marcas, o Google também faz uso de outras ferramentas

disponibilizadas pelo Facebook. Além do mural de notícias, o Google faz uso de seis ferramentas que podem ser visualizadas na Figura 17 e são descritas em mais detalhes abaixo.

1. Informações: espaço reservado para a divulgação de informações sobre a empresa, isto é, seu ano de fundação, sua missão, website da empresa (endereço eletrônico que apresenta todos os produtos e serviços ofertados pela

empresa) e divulgação de perfis do Facebook de outros produtos e serviços da empresa, como Youtube, Google Mobile e Google Maps.

Figura 17 – Página do Google no Facebook

FONTE: http://www.facebook.com/Google

2. Doodlegram: página que disponibiliza um programa para que os fãs possam fazer seu próprio doodle (nome dado para um tipo de esboço de algum desenho realizado quando uma pessoa está distraída ou ocupada. Normalmente são simples, podendo ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas).

3. Google Doodle: espaço que disponibiliza a galeria de doodles feitos para a página inicial do site Google.

4. Fotos: página destinada para a publicação de fotos, com cerca de 14 álbuns. 5. Vídeos: espaço reservado para a publicação de vídeos, com apenas dois

6. Perguntas: página que possibilita ao fã escolher uma pergunta para acompanhar todas as respostas dadas e compartilhar a mesma pergunta com seus amigos (a dinâmica desta página pode ser visualizada na Figura 18). Esta página possuía apenas uma pergunta inserida há mais de sete meses.

Figura 18 – Página de Perguntas do Google

c) Inserir mensagens que instiguem a participação dos seguidores do perfil: Das 86

mensagens postadas pelo Google, 36% delas instigavam a participação dos seguidores com algum comentário ou incentivavam a clicar em algum link disponibilizado para visualizar a continuidade da mensagem. Alguns exemplos deste tipo de mensagem foram reproduzidos no Quadro 25:

Quadro 25 – Exemplos de mensagens que instigavam a participação dos seguidores do Google

FONTE: elaborado pela autora

As demais das mensagens podem ser classificadas em: mensagens que divulgam lançamentos de produtos, divulgação de vagas de empregos e concursos promovidos pelo Google e mensagens relacionadas a datas comemorativas. Os exemplos podem ser vistos no Quadro 26 abaixo.

Quadro 26 – Exemplos das demais mensagens postadas pelo Google

d) Ter frequência na inserção das mensagens: a média de mensagens postadas pelo

Google durante o período de observação foi de 0,9, ou seja, quase uma mensagem por dia. O que chamou a atenção foi o fato do Google aproveitar datas comemorativas americanas para postar alguma mensagem que instigasse a participação de seus fãs. No Quadro 27, abaixo, é possível visualizar alguns exemplos deste tipo de mensagem.

Quadro 27 – Exemplos de mensagens frequentemente postadas pelo Google

FONTE: elaborado pela autora

e) Quantidade de comentários inseridos após a inclusão da mensagem da marca: Assim

como ocorreu com a Microsoft, todas as mensagens do Google tiveram algum tipo de comentário feito por seus fãs. A que gerou o maior número alcançou a marca de 770 comentários. Essa mensagem falava da comemoração dos 119 anos de criação do sorvete tipo sundae e lançava a pergunta para os fãs sobre qual era o sabor preferido de cada um. A segunda mensagem que mais obteve comentários realizados, 726, aparentava ser um lançamento de produto, mas na verdade era uma brincadeira de primeiro de abril. A terceira, com 679 comentários, também mencionava uma data comemorativa. As três mensagens estão reproduzidas no Quadro 28.

No que diz respeito às mensagens que obtiveram as menores quantidades de comentários, foi observado que eram aquelas que apresentavam alguma característica dos produtos da empresa. Exemplos no Quadro 29:

Quadro 28 – Mensagens postadas pelo Google que apresentaram as maiores quantidades de comentários.

FONTE: elaborado pela autora

Quadro 29 – Mensagens postadas pelo Google que apresentaram as menores quantidades de comentários.

FONTE: elaborado pela autora

f) Quantidade de pessoas que curtiram (ferramenta disponibilizada pelo próprio Facebook) a mensagem inserida pela marca: Todas as mensagens postadas pelo Google

também obtiveram manifestação por meio da ferramenta “curtir”, sendo que a que mais obteve esse tipo de manifestação, 3.573, foi a que mencionava o nome do criador do

doodle para o Dia dos Namorados. Isso representava 0,15% dos fãs contabilizados no

início do período de observação (2.455.493). A segunda mensagem com o maior número de manifestações, 2.974, isto é 0,12% da base inicial de fãs, também dizia respeito a uma data comemorativa. Ambas as mensagens foram reproduzidas no Quadro 30.

Quadro 30 – Mensagens postadas pelo Google que apresentaram os maiores percentuais de “curti”

Base de fãs do Google: 2.455.493 FONTE: elaborado pela autora

No que se refere às mensagens com menor número de manifestações, pode-se observar que foram as mesmas que obtiveram os menores números de comentários, com 0,01% de sua base inicial de fãs se manifestando (Quadro 31).

Quadro 31 – Mensagens postadas pelo Google que apresentaram os menores percentuais de “curti”

Base de fãs da Google: 2.455.493 FONTE: elaborado pela autora