• Nenhum resultado encontrado

Grandes Projetos

No documento Introdu¸c˜ao ao L (páginas 31-35)

E poss´ıvel mudar o estilo da p´´ agina atual com o comando

\thispagestyle{estilo}

Uma descri¸c˜ao de como criar seus pr´oprios cabe¸calhos e rodap´es pode ser encontrado emThe LATEX Companion [3] e na se¸c˜ao4.4 na p´agina65.

1.8 Grandes Projetos

Quando vocˆe trabalha em grandes documentos, vocˆe pode dividir o arquivo principal em v´arias partes. O LATEX possui dois comandos que te ajudam a fazer isso.

\include{arquivo}

vocˆe pode usar este comando no corpo do documento para inserir o conte´udo de outro arquivo chamadoarquivo.tex. Note que o LATEX ir´a iniciar uma nova p´agina antes de processar o material contido em arquivo.tex.

O segundo comando pode ser usado no preˆambulo. Ele permite que vocˆe informe ao LATEX para inserir apenas alguns dos arquivos inclu´ıdos pelo comando\include.

\includeonly{arquivo,arquivo,. . . }

Depois que este comando for executado no preˆambulo do documento, somente os comandos\includepara os arquivos que est˜ao listados no argu-mento do comando \includeonlyser˜ao executados. Note que n˜ao existem espa¸cos entre os nomes de arquivos e as v´ırgulas.

O comando \include inicia a formata¸c˜ao do texto que foi inclu´ıdo, em uma nova p´agina. Isto ´e ´util quando vocˆe usa \includeonly, porque as

Tabela 1.4: Os Estilos de P´aginas Predefinidos do LATEX.

plain imprime os n´umeros das p´aginas no fim da p´agina, no centro do rodap´e. Este ´e o estilo padr˜ao.

headings imprime o t´ıtulo do cap´ıtulo atual e o n´umero da p´agina no cabe¸calho em cada p´agina, enquanto que o rodap´e fica vazio. (Este

´e o estilo usado neste documento)

empty deixa tanto o cabe¸calho como o rodap´e vazios.

16 Coisas que Vocˆe Precisa Saber

quebras de p´aginas n˜ao ir˜ao se mover, a n˜ao ser que algum arquivo inclu´ıdo seja omitido. Algumas vezes isso pode n˜ao ser o desejado. Neste caso, vocˆe pode usar o comando

\input{arquivo}

Ele simplesmente inclui o arquivo especificado. N˜ao executa mais nenhuma a¸c˜ao.

Para fazer o LATEX checar rapidamente seu documento vocˆe pode usar o pacote syntonly. Ele faz com que o LATEX processe seu documento ape-nas verificando a sintaxe e o uso dos comandos, n˜ao produz qualquer sa´ıda (DVI). Como o LATEX trabalha mais r´apido neste modo vocˆe ir´a economizar um bom tempo. O uso ´e muito simples:

\usepackage{syntonly}

\syntaxonly

Quando vocˆe quiser produzir as p´aginas, apenas comente a segunda linha (adicionando um sinal de porcentagem).

Cap´ıtulo 2

Editando o Texto

Depois de ler o cap´ıtulo anterior, vocˆe deve conhecer o b´asico sobre como um documento LATEX 2ε´e feito. Neste cap´ıtulo ser´a completado o que vocˆe precisa saber para produzir um material realmente profissional.

2.1 A Estrutura do Texto e Linguagem

O principal ponto na escrita de um texto (alguma literatura DQC 1 ex-clu´ıda), ´e trazer id´eias, informa¸c˜ao, ou conhecimento para o leitor. O leitor ir´a entender o texto melhor se estas id´eias estiverem bem-estruturadas, e ir´a ver e sentir esta estrutura muito melhor se a forma tipogr´afica refletir a estrutura l´ogica e semˆantica do contexto.

O LATEX ´e diferente dos outros sistemas de editora¸c˜ao pelo fato de vocˆe ter que inform´a-lo sobre a estrutura l´ogica e semˆantica do texto. Este ent˜ao aplica a forma tipogr´afica do texto de acordo com as “regras” definidas no arquivo de defini¸c˜ao da classe do documento e em v´arios arquivos de estilo.

A mais importante unidade de texto no LATEX (e na tipografia) ´e o par´agrafo. N´os o chamamos de “unidade de texto” porque um par´agrafo ´e a forma tipogr´afica que deve refletir um pensamento coerente, ou uma id´eia.

Vocˆe ir´a aprender nas seguintes se¸c˜oes, como vocˆe pode for¸car quebras de linha com \\ e quebras de par´agrafo deixando uma linha vazia no c´odigo fonte. Entretanto, se um novo pensamento come¸ca, um novo par´agrafo deve come¸car, e se n˜ao, apenas quebras de linhas devem ser usadas. Se estiver em d´uvida sobre as quebras de par´agrafos, pense em seu texto como um suporte para id´eias e pensamentos. Se vocˆe tem uma quebra de par´agrafo, mas o pensamento anterior continua, ent˜ao a quebra deve ser removida. Se alguma linha de pensamento totalmente nova ocorre no mesmo par´agrafo, ent˜ao ele deve ser quebrado.

Muitas pessoas subestimam completamente a importˆancia de quebras de par´agrafos bem colocadas. Muitas pessoas nem mesmo sabem qual o

1Diferentes a Qualquer Custo, tradu¸cao do Sui¸co UVA (Um’s Verrecken Anders).

18 Editando o Texto

significado que uma quebra de par´agrafo tem, ou, especialmente no LATEX, introduzem quebras de par´agrafos sem saber. Este ´ultimo erro ´e muito f´acil de acontecer especialmente se equa¸c˜oes s˜ao usadas no texto. Veja os exemplos seguintes, e note por que algumas vezes linhas vazias (quebras de par´agrafo) s˜ao usadas antes e depois da equa¸c˜ao, e que outras vezes n˜ao.

(Se vocˆe ainda n˜ao compreende todos os comandos bem o suficiente para entender estes exemplos, por favor, leia este cap´ıtulo e o seguinte, e ent˜ao volte novamente para esta se¸c˜ao.)

% Exemplo 1

\ldots quando Einstein introduziu sua f´ormula

\begin{equation}

e = m \cdot c^2 \; ,

\end{equation}

que ´e ao mesmo tempo a mais conhecida e a menos compreendida f´ormula da f´ısica.

% Exemplo 2

\ldots do que segue a lei de corrende de Kirchoff:

\begin{equation}

\sum_{k=1}^{n} I_k = 0 \; .

\end{equation}

A lei da voltagem de Kirchhoff pode ser derivada \ldots

% Example 3

\ldots que possui v´arias vantagens.

\begin{equation}

I_D = I_F - I_R

\end{equation}

´

e o n´ucleo de muitos modelos de transistores. \ldots

A pr´oxima unidade de texto ´e a sente¸ca. Em textos em Inglˆes, existe um espa¸co maior ap´os um ponto que termina uma senten¸ca do que ap´os um ponto que termina uma abrevia¸c˜ao. O LATEX tenta descobrir qual deles vocˆe quis produzir. Se o LATEX processa de forma errada, vocˆe precisa dizer a ele o que vocˆe quer. Isto ´e explicado neste cap´ıtulo.

A estrutura¸c˜ao do texto se extende uniformemente para partes das sen-ten¸cas. Muitas l´ınguas possuem regras de pontua¸c˜ao muito complicadas, mas em muitas outras (incluindo o Portuguˆes2, o Alem˜ao e o Inglˆes) vocˆe

2N.Tr: Portuguˆes foi inclu´ıdo pelo tradutor

No documento Introdu¸c˜ao ao L (páginas 31-35)

Documentos relacionados