• Nenhum resultado encontrado

Grau de Adequação dos Templates

Capítulo 4 Avaliação da Especialização da Plataforma de Gerência de Documentos

4.2 Resultados

4.2.1. Grau de Adequação dos Templates

As primeiras quatro questões do questionário de avaliação aplicado estão relacionadas à adequação dos templates propostos. A seguir são apresentados os resultados obtidos.

4.2.1.1.Template Estrutura Analítica do Projeto

Entre os participantes, quatro consideraram o template adequado para o registro da EAP do projeto, quatro o consideraram parcialmente adequado e ninguém disse que o documento não permitia o registro da EAP, conforme mostra a Figura 4.3.

Figura 4.3– Adequação do template para registro de informações da EAP

A Tabela 4.2 apresenta os comentários feitos pelos participantes cuja avaliação foi parcialmente.

Tabela 4.2 – Avaliação do template da EAP Experiência em

Projetos

Experiência

como Gerente Avaliação Justificativa

Baixa Nenhuma Parcialmente Documento poderia ser parecido com diagrama EAP

Média Nenhuma Parcialmente Uma descrição de cada item melhoraria o entendimento

Média Nenhuma Sim -

Média Baixa Sim -

Média Baixa Parcialmente Realizar extração automática de modelo de EAP

Média Média Sim -

Média Média Parcialmente Um modelo representaria melhor as informações

Alta Alta Sim -

Embora quatro participantes tenham avaliado que o template permite registrar uma EAP apenas parcialmente, os comentários realizados indicam possíveis melhorias, não tendo sido identificados problemas que impeçam o adequado registro da EAP. Desses participantes, três justificaram suas respostas associando uma melhoria desse template para permitir a representação gráfica de EAPs. Essa demanda já era esperada, haja vista ser comum sua utilização pelos gerentes de projeto. A outra justificativa apresentada diz respeito à extração automática de dados. Ambos os comentários serão tratados em trabalhos futuros.

4.2.1.2.Template Custos dos Recursos Humanos do Projeto

Na avaliação deste template, cinco participantes o consideraram adequado para o registro dos custos dos recursos humanos do projeto, três o consideraram parcialmente adequado e nenhum o considerou inadequado, como mostra a Figura 4.4.

Figura 4.4– Adequação do template para registro de custos dos recursos humanos

A Tabela 4.3 apresenta os comentários feitos pelos participantes cuja avaliação foi parcialmente.

Tabela 4.3– Avaliação do template Custos com RH do Projeto Experiência

em Projetos

Experiência

como Gerente Resposta Justificativa

Baixa Nenhuma Sim -

Média Nenhuma Parcialmente Faltou a quantidade de horas diárias

Média Nenhuma Sim -

Média Baixa Parcialmente Ficaria difícil atribuir mais de um papel ao mesmo recurso

Média Baixa Sim -

Média Média Sim -

Média Média Sim -

Alta Alta Parcialmente

Falha em gerenciar equipes. Pessoas são substituídas e essas substituições são custosas, representando a maior taxa de

desvio de custos

Os comentários “faltou a quantidade de horas diárias” e “falha em gerenciar equipes” foram considerados fora do escopo do template, pois não é sua função ser utilizado para apoiar o gerenciamento de equipes nem a alocação de recursos humanos (a quantidade de horas diárias de trabalho de cada recurso humano é relevante para a alocação do recurso, não para a definição do seu custo).

Em relação ao comentário “ficaria difícil atribuir mais de um papel ao mesmo recurso”, no template submetido à avaliação, havia uma coluna para registro do cargo do recurso humano (não seu papel). A coluna não era anotada nem utilizada na extração de

dados pela PGDS. O comentário do participante mostrou que a presença da coluna no template poderia levar a entendimentos equivocados, como achar que o template trata da alocação de equipes ao invés de custos dos recursos humanos. Dessa forma, ela foi excluída.

4.2.1.3.Template Registro de Planejamento e Acompanhamento do Projeto

Na avaliação do template para registro de informações de planejamento do projeto, sete participantes o consideraram adequado. O participante com alta experiência em projetos e em gerenciamento, por sua vez, o considerou parcialmente adequado. A justificativa foi: “necessita criar uma estrutura de alertas “on time” para que o gerente possa atuar em tempo. Necessita exibir as informações de acordo com o papel do usuário logado”. Embora as sugestões presentes nessa justificativa sejam válidas, notou-se que elas dizem respeito à PGDS e não ao template. Dessa forma, acredita-se que o participante tenha se equivocado e registrado o comentário na questão errada. De toda forma, o comentário foi tratado como sugestão de melhoria para a PGDS e será tratado em trabalho futuro.

Na avaliação do template para registro de informações da execução do projeto, análogo à avaliação anterior, sete participantes consideraram o template adequado. Aqui o participante de maior experiência novamente considerou o template parcialmente adequado. Como justificativa afirmou que o template “deve filtrar as atividades, [...] também não deve rolar a 1ª coluna. Há outros registros importantes a serem considerados (faltas, atestados, abonos)”. Filtragem de atividades e rolagem de colunas podem facilitar o manuseio do template permitindo a utilização de filtros e o congelamento de colunas e linhas de cabeçalho, impedindo que desapareçam da tela no momento da utilização das barras de rolagem. Dessa forma, a filtragem está relacionada com a existência de perfis de usuários e será tratada em trabalhos futuros, enquanto o congelamento de colunas e linhas será considerado na nova versão do template. Em relação ao registro de faltas e similares, entende-se que a sugestão está fora do escopo do template, embora possa ser por ele tratada indiretamente. Quando um recurso humano falta, embora sua ausência não seja registrada no template, ao se registrar a execução da atividade à qual o recurso humano está alocado, ela será diferente de seu planejamento. Ou seja, a falta em si não é registrada (está fora do escopo do template), mas o efeito da falta sobre o cronograma do projeto é.