• Nenhum resultado encontrado

Grau de satisfação/Revenda de Veículos/Atendimento

4. APRESENTAÇÃO E DISCUÇÃO DOS RESULTADOS

4.2 RESULTADOS

4.2.2 Etapa descritiva

4.2.2.2 Grau de satisfação/Revenda de Veículos/Atendimento

A seguir são apresentados e comentados os resultados evidenciados pela pesquisa referente ao atendimento prestado pela empresa.

7) Atendimento/Agilidade: Neste item buscou-se verificar o grau de satisfação dos clientes com relação a agilidade no atendimento na loja. Através das respostas chegou-se ao gráfico 7:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente 11% Satisfeito 55% Totalmente Satisfeito 34%

Gráfico 7: Atendimento/Agilidade

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Referente à agilidade no atendimento, 43% dos clientes entrevistados responderam estar totalmente satisfeitos, 37% satisfeitos, 18% indiferentes 2% insatisfeitos, e nenhum cliente entrevistado respondeu estar totalmente insatisfeito. Observa-se que a maioria dos clientes estão satisfeitos em relação à agilidade dos funcionários no atendimento. Entretanto, evidenciou-se que 18% estão indiferentes e 2% estão insatisfeitos, portanto a empresa precisa rever esse aspecto.

8) Atendimento/Atenção: Neste item buscou-se verificar o nível de satisfação dos clientes com relação à atenção que os funcionários tem na hora de vender os produtos. Através das respostas chegou-se ao gráfico 8:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 2% Indiferente 18% Satisfeito 37% Totalmente Satisfeito 43%

Gráfico 8: Atendimento/Atenção

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Referindo-se a atenção no atendimento, 51% dos clientes entrevistados responderam estar satisfeitos, 39% totalmente satisfeitos, 10% indiferentes, e nenhum dos clientes entrevistados respondeu estar insatisfeito e nem totalmente insatisfeito. Portanto, as respostas evidenciam que a maioria dos clientes estão satisfeitos com a atenção que a empresa oferece na hora de atender o cliente. Mas também evidenciou-se que10% dos clientes estão indiferentes em relação ao atendimento, portanto esse aspecto a empresa precisa rever.

9) Atendimento/Comunicação: Neste item buscou-se verificar se os funcionários/vendedores comunicam eficazmente o preço, promoção, forma de pagamento e disponibilidade dos veículos. Através das respostas chegou-se ao gráfico 9:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente 10% Satisfeito 51% Totalmente Satisfeito 39%

Gráfico 9: Atendimento/Comunicação

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Ao serem questionados sobre a comunicação, 52% dos clientes entrevistados responderam estar satisfeitos, 34% totalmente satisfeitos, 14% indiferentes, e nenhum cliente respondeu estar insatisfeito ou totalmente insatisfeito. Com isso conclui-se que a maioria dos clientes está satisfeito com a comunicação dos funcionários em relação aos preços, promoção, forma de pagamento e disponibilidade dos veículos. No entanto, 14% dos clientes responderam estar indiferentes, de maneira que a empresa deve melhorar esse aspecto.

10) Atendimento/Eficiência: Neste item buscou-se verificar se os funcionários/vendedores são eficientes e tem capacidade e resolver os possíveis problemas dos clientes. Através das respostas chegou-se ao gráfico 10:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente 14% Satisfeito 52% Totalmente Satisfeito 34%

Gráfico 10: Atendimento/Eficiência

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Referente à eficiência dos funcionários, 46% dos funcionários responderam estar satisfeitos, 39% totalmente satisfeitos, 15% indiferentes, e nenhum dos clientes entrevistados respondeu estar insatisfeito ou muito insatisfeito. Observa-se que a maioria dos clientes estão satisfeitos, mas existe também uma grande porcentagem de clientes indiferentes com a eficiência prestada na loja, portanto é uma questão que precisa ser revista.

11) Atendimento/Confiabilidade: Neste item buscou-se verificar se as pessoas que representam a empresa (proprietários e funcionários), demonstram confiança, honestidade e sinceridade, para com os clientes. Através das respostas chegou-se ao gráfico 11:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente 15% Satisfeito 46% Totalmente Satisfeito 39%

Gráfico 11: Atendimento/Confiabilidade

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Em relação à confiabilidade, os dados mostram que 49% dos clientes entrevistados estão totalmente satisfeitos, 48% estão satisfeitos, 3% indiferentes, e nenhum cliente respondeu estar insatisfeito ou totalmente insatisfeito. Com isso conclui-se que a maioria dos clientes entrevistados estão satisfeitos com a confiabilidade transferidas pelas pessoas que representam a empresa, as quais mostram-se confiáveis, honestas e passam sinceridade para os clientes.

12) Atendimento/Conhecimento dos produtos: Neste item buscou-se verificar o grau de satisfação dos clientes com relação se os funcionários/vendedores conhecem os produtos que estão vendendo. Através das respostas chegou-se ao gráfico 12:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente3% Satisfeito 48% Totalmente Satisfeito 49%

Gráfico 12: Atendimento/Conhecimento dos produtos

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Quanto ao conhecimento dos produtos por parte dos funcionários/vendedores, observa-se que 48% dos clientes entrevistados responderam estar satisfeitos, 40% totalmente satisfeitos, 12% indiferentes, e nenhum dos clientes entrevistados respondeu estar insatisfeito ou totalmente insatisfeito. Percebe-se, portanto, que os funcionários da empresa demonstram um bom conhecimento sobre o produto ofertado, podendo dessa forma transmitir segurança para os clientes. Entretanto, 12% dos clientes responderam estar indiferentes ao conhecimento do produto, transmitido pelos funcionários/vendedores, portanto esta é uma questão que precisa ser revista.

13) Atendimento/Boa aparência: Neste item buscou-se verificar se os funcionários/vendedores são bem apresentados. Através das respostas chegou-se ao gráfico 13:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente12% Satisfeito 48% Totalmente Satisfeito 40%

Grau de satisfação dos clientes - Conhecimento dos produtos

Gráfico 13: Atendimento/Boa Aparência

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Em relação à boa aparência dos funcionários/vendedores, os dados mostram que 51% dos clientes entrevistados estão totalmente satisfeitos, 40% satisfeitos, 9% indiferentes, e nenhum dos clientes entrevistados respondeu estar insatisfeito ou totalmente insatisfeito. Com isso conclui-se que a maioria dos clientes entrevistados estão satisfeitos com a boa aparência dos funcionários/vendedores. No entanto, 9% demonstram estar indiferente boa aparência dos funcionários/vendedores, havendo necessidade da empresa rever esse aspecto.

14) Atendimento/Interesse: Nesse item buscou-se verificar se os vendedores demonstram interesse ao atender bem os clientes. Através das respostas chegou-se ao gráfico 14:

Totalmente Insatisfeito 0% Insatisfeito 0% Indiferente 9% Satisfeito 40% Totalmente Satisfeito 51%

Gráfico 14: Atendimento/Interesse

Fonte: Pesquisa da autora, out/2013.

Ao serem questionados sobre o interesse dos vendedores, 51% dos clientes entrevistados responderam estar totalmente satisfeitos, 46% satisfeitos, 3% indiferentes, e nenhum dos clientes respondeu estar insatisfeito ou totalmente insatisfeito. Observa-se que a maioria dos clientes estão satisfeitos com o interesse dos vendedores em atender bem os clientes.