• Nenhum resultado encontrado

durou algumas semanas, visto que dependia de algumas decisões da pesquisadora e da orientadora. Uma vez realizada a edição, a ferramenta em sua versão final foi concluída e pode ser observada através do QR Code a seguir.

Figura 6: QR Code referente ao vídeo da ferramenta em sua nova versão

Fonte: Gerado pela pesquisadora

A ferramenta, em sua nova versão, conta com um total de quatorze minutos e dezesseis segundos e está organizada de maneira que, primeiramente, o professor narrador se apresenta, sinalizando seu nome e sinal e, em seguida, informa que vai contar uma história. Logo, a história “A tartaruga e a águia” é narrada e dura aproximadamente três minutos, posteriormente, o narrador apresenta a folha de respostas e faz uma breve explicação de como os participantes devem utilizá-la.

Seguidamente, inicia a apresentação das questões que são sinalizadas em Libras, as quais dispõem de três alternativas cada uma, igualmente sinalizadas em Libras.

Ulterior à exibição das alternativas de cada questão, um círculo aparece na tela indicando o tempo correspondente a quinze segundos que os participantes dispõem para responder a questão. O círculo aparece inicialmente sem preenchimento e vai sendo preenchido com a cor verde de modo que, no momento que este se mostra completamente preenchido, é sinal de que o tempo está esgotado. Sucedido isto, inicia-se a próxima questão. Em vista disso, iremos ilustrar o exposto através das inicia-seguintes imagens, as quais são Screenshots de cada parte essencial do vídeo, que foram capturados pela pesquisadora afim de expor a estética resultante em cada trecho do vídeo.

Figura 7: Professor convidado no momento da narração da história

Fonte: Screenshot capturado pela pesquisadora

A figura 7 mostra o trecho que diz respeito à história6, nesta parte o professor narrador aparece sozinho, num fundo branco e neutro, vestido com camiseta preta de mangas curtas, sem nenhuma interferência de imagem ou informações escritas.

Entendemos que este trecho do vídeo, no qual é exibida a história, é crucial para a realização da atividade, uma vez que as questões que os alunos devem responder em seguida, referem-se ao que foi narrado na história. Portanto, quanto mais neutro o fundo, mais limpa a sinalização e consequentemente melhor a apresentação da história. Em seguida, observamos o Screenshot que contém a parte das explicações de como a folha de respostas deveria ser usada pelos participantes.

Figura 8: Narrador apresentando a folha de respostas

6 Optamos por utilizar o mesmo vídeo contido na versão piloto conforme foi estabelecido pelas especialistas (ver quadro 3).

Fonte: Screenshot capturado pela pesquisadora

Na parte da apresentação da folha de respostas, mantivemos o fundo neutro, porém com um aspecto um tanto mais escuro do que na parte da apresentação da história. O professor ainda aparece de camiseta preta de mangas curtas, mas dessa vez, ao seu lado direito, aparece a folha de respostas, a qual é idêntica àquela que receberam os participantes no momento da atividade.

A imagem inserida era a mesma da folha de respostas que os alunos tinham em mãos, para que pudessem assimilar a explicação do narrador sobre como preenchê-la e conferir sentido à atividade que estavam realizando. O narrador explica a forma correta de preenchimento da folha de respostas sempre direcionando seu olhar e fazendo apontamentos à referida imagem da folha. Este trecho também é relevante, uma vez que através dele os participantes são orientados a assinalar as alternativas da maneira correta. Portanto, foi solicitado ao narrador, que ele explicasse da maneira mais clara possível a forma de preenchimento do gabarito, o qual, por sua vez, prontamente refletiu junto com a pesquisadora sobre a forma mais viável de instruir os participantes nesse sentido.

A cooperação entre a pesquisadora e o narrador foi de crucial importância, visto que o narrador é um professor surdo, fluente em Libras o qual pode contribuir muito no que diz respeito à clareza da sinalização e transmissão da informação necessária. A pesquisadora, imersa na elaboração da ferramenta, há um determinado tempo, pode achar óbvia uma determinada informação, não percebendo a necessidade de

detalhamento. Assim, a dupla, negociando formas de explicitar os conteúdos, pode alcançar uma forma de explicação considerada clara por ambos. Em seguida, apresentaremos o Screenshot da parte das questões, alternativas e do círculo indicador de tempo.

Figura 9: Narrador no momento das perguntas

Fonte: Screenshot capturado pela pesquisadora

Figura 10: Narrador no momento das alternativas

Fonte: Screenshot capturado pela pesquisadora

Figura 11: Temporizador

Fonte: Screenshot capturado pela pesquisadora

Na apresentação das perguntas e das alternativas, o narrador aparece novamente sozinho, vestido com camiseta preta, porém, o fundo, apesar de continuar neutro, muda de cor. Optamos por uma cor verde clara para indicar que, neste momento, os participantes estão assistindo ao trecho do vídeo referente às perguntas e, portanto, teriam que prestar atenção para, posteriormente, selecionar a resposta correta de acordo com o que foi apresentado na história.

Observamos, na figura 9, que o número da questão aparece em branco no canto superior direito da tela, dentro de um círculo verde em um tom mais escuro em relação ao do fundo em que se encontra o narrador, indicando qual é a pergunta que está sendo apresentada. Em seguida, nas alternativas, as letras aparecem na mesma posição na tela, canto superior direito, porém na cor preta e dentro de um círculo branco, para que os alunos possam se nortear e compreender qual das alternativas está sendo sinalizada naquele momento e, com isso escolherem a alternativa que lhes pareça mais adequada, conforme vemos na figura 10.

Na figura 11, observamos o temporizador, composto por um círculo cinza o qual vai gradativamente sendo preenchido pela cor verde, conforme os quinze segundos do tempo, disponibilizados para reflexão e escolha da alternativa correta, vão passando.

Entendemos que este indicador do tempo é importante para manter os participantes focados e com atenção na realização da atividade, evitando que estes dispersem o olhar ou se distraiam com outros elementos, por isso optamos por manter a mesma paleta de

cores para não causar estranhamento nos respondentes e mantê-los confortáveis durante a avaliação. No próximo tópico discorreremos acerca da aplicação da ferramenta.