• Nenhum resultado encontrado

5 LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS FATORES CHAVE DE SUCESSO

7.1 O grupo RBS

A RBS é um grupo que atua no ramo das comunicações, formado por redes de rádio, televisão e jornais, por sistemas de TV por assinatura, empresas de teleproduções, serviços de informática online, e empreendimentos na área das telecomunicações.

Segundo Scarduelli, (1997), o que mais chama atenção neste grupo, que é um dos maiores grupos de comunicação do país, é o seu modelo de televisão regional. Na verdade, são duas redes estaduais, que funcionam de forma independente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Doze emissoras são gaúchas (Porto Alegre, Caxias, Bagé, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana) e cinco catarinenses (Florianópolis, Joinville, Chapecó, Blumenau e Criciúma).

Fundada em 1957, a partir da associação do empresário Maurício Sirotsky Sobrinho à Rádio Gaúcha de Porto Alegre, o grupo RBS expandiu suas atividades com a concessão do canal 12, TV Gaúcha, em 29 de dezembro de 1962, a partir do Sul do Brasil, cobrindo integralmente com seus veículos de comunicação os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e atuando em outros Estados brasileiros.

A partir desta rede, o público de dois dos três estados do sul puderam ter, simultaneamente, três níveis diversos de integração com o mercado e a informação: 1) por meio da programação nacional da Globo, informações sobre o país e o mundo e os produtos de abrangência nacional; 2) por meio da programação estadual, retransmitida pelas emissoras de cada rede (SC e RS), o contato com o restante do Estado e os produtos e serviços oferecidos no âmbito estadual; 3) com a emissora regional, o conhecimentos dos acontecimentos das proximidades e as informações sobre produtos e serviços específicos de sua região (Scarduelli, 1996).

A revista Balanço Anual - Santa Catarina, publicada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC, especializada em economia e negócios, em seu ranking de 1993 a 1997, apresenta o grupo RBS como 1- colocado na indústria de comunicação, levando em consideração o patrimônio líquido, receita bruta e lucro líquido. Já em comparação com todas as indústrias do Estado (privadas e não-privadas), sua colocação neste período ficou da seguinte forma: 19- lugar ,562 lugar, 60- lugar, 45- lugar e 432 lugar, respectivamente.

1 Dados obtidos através de entrevista realizada com o gerente financeiro da mídia eletrônica de SC, Marcos Noll Barboza, 21 de agosto de 1998.

7.1.2 A mídia impressa

De acordo com Scarduelli, (1996), O jornal Zero Hora é o maior jornal do Rio Grande do Sul e é também o maior fora do eixo Rio-São Paulo. O Diário Catarinense foi o primeiro jornal totalmente informatizado do país. Também é o jornal de maior circulação em Santa Catarina. O jornal O Pioneiro é o veículo que busca a identificação com a região norte-nordeste do Rio grande do Sul, um dos mais importantes pólos culturais e econômicos daquele estado. O Jornal de Santa Catarina tem sua sede em Blumenau e cobre os municípios do Vale do Itajaí, região marcada pela colonização alemã e pujança industrial e como pólo têxtil de expressão nacional e internacional.

Operando junto a estes veículos, a Agência RBS de Notícias gera e comercializa informações próprias, notícias e imagens nacionais e internacionais. E o canal de comunicação com o Grupo de Diários América (GDA), um pool dos principais jornais da América Latina do qual o Zero Hora faz parte.

7.1.3 A mídia eletrônica

A RBS TV inovou a forma de fazer televisão no Brasil, operando com duas redes regionais que cobrem integralmente os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segmentando conteúdos e valorizando características regionais, a RBS divulga as realizações das comunidades locais, ao mesmo tempo em que leva até elas a programação nacional e internacional da Rede Globo, da qual é afiliada.

A RBS TV do Rio Grande do Sul cobre 100% do território rio-grandense, oportunizando uma comunicação de mão-dupla com o seu público: recebe conteúdos provenientes dos mais diversos mercados e ao mesmo tempo gera programação local, muitas vezes criando produtos inovadores. É o caso da TV da Comunidade (TV COM), um canal aberto voltado exclusivamente para assuntos do interesse da Região Metropolitana de Porto Alegre, que explora fortemente o “localismo”.

A RBS TV de Santa Catarina (Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Joinville) atua num Estado de características especiais, com uma economia descentralizada em vários pólos regionais de cultura e hábitos próprios. Este veículo procura integrar estas comunidades com o cuidado de preservar-lhes a identidade. Desde que passou a cobrir integralmente todo o território catarinense, o sistema RBS de televisão proporcionou aos catarinenses o uso de uma linguagem uniforme na divulgação de suas

realizações e na formulação de seus pleitos. Na mídia eletrônica o número de emissoras vem crescendo. Atualmente possui 17 emissoras como demonstra a Tabela 3.

A RBS Rádio Rio Grande do Sul, originou o Grupo RBS. O rádio vem se renovando aceleradamente desde 1957, ano da aquisição da Rádio Gaúcha - a primeira emissora do país com 24 horas diárias de informação. A rede de emissoras da RBS opera em diversos formatos, dirigidos a públicos específicos, tanto em ondas médias como em freqüência modulada. Os mesmos conceitos de segmentação e de identificação com as variadas faixas de público orientam as emissoras da RBS em Santa Catarina.

Tabela 3 - Cronologia das emissoras da RBS TV em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

DATA SANTA CATARINA DATA RIO GRANDE DO SUL

01/05/79 Florianópolis 29/12/62 Porto Alegre

07/12/79 Joinville 22/02/70 Caxias do Sul

31/03/80 Blumenau 30/04/71 Erechim

23/04/82 Chapecó 05/07/72 Pelotas

01/09/95 Criciúma 13/12/72 Santa Maria

02/04/74 Uruguaiana

18/01/77 Bagé

26/10/77 Rio Grande

01/07/79 Cruz Alta

28/05/80 Passo Fundo

28/09/88 Santa Cruz do Sul

28/02/92 Santa Rosa

Fonte: Banco de dados RBS.

Operando desde 1993 no mercado de televisão por assinatura no Brasil, a RBS coordena suas áreas de atuação através da Net Sul. Atua em parceria com a Rede Globo na Net São Paulo e integra o grupo que viabilizou a televisão por satélite no país, a Net SAT.

A Nutec é uma empresa provedora de acesso à Internet para pessoas físicas e jurídicas. Elabora homepages, desenvolve softwares para as redes Internet e Intranet, oferece serviços online de conteúdos, presta consultoria a empresas e possibilita acesso à Internet no país através de sua razão social brasileira e nos Estados Unidos através da Nutec Corporation, com sede na Califórnia.

O lado filantrópico da RBS se dá pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, que tem por objetivo desenvolver projetos de assistência social, visando principalmente a criança, como o “Paternidade Consciente” e o “Geração 21”. Criado em 1984, o “Geração 21” intermediava empresas que se dispusessem a ajudar a criança carente, fazendo doações ou adotando-as (Scarduelli, 1996).