• Nenhum resultado encontrado

Nome………... Data ………/………/ 2012 1- Introdução

Em primeiro lugar, gostaria de lhe agradecer por ter aceitado conceder-me esta entrevista. Esta entrevista enquadra-se no trabalho preparatório da dissertação do Mestrado em CID, um estudo de caso a ser realizado nesta escola e cujo tema é “Biblioteca Escolar - Sala de Aula: parceiros na promoção da literacia da informação”.

Gostaria de ouvi-la e entender a sua opinião acerca do modo como, na escola, se promove o desenvolvimento da literacia da informação. Os dados obtidos irão complementar a informação obtida através de um pequeno questionário a todos os professores, observações e análise de documentos,

As respostas que aqui forem dadas serão utilizadas apenas no âmbito do estudo e tratadas de forma anónima no caso de vir a citar algumas das suas palavras no meu relatório final. Se houver alguma pergunta que prefira não responder ou se, por qualquer motivo quiser terminar a entrevista, é livre de o fazer.

Por motivos de economia de tempo, peço-lhe autorização para gravar esta entrevista.

Ponto 1 - Fatores que justificam o desenvolvimento de um trabalho de parceria entre a BE e os professores curriculares tendo em vista o desenvolvimento de competências de Literacia da Informação

A revisão da literatura que efetuei permitiu-me identificar alguns fatores que enumero e que justificam o desenvolvimento de um trabalho de parceria entre a BE e os professores curriculares tendo em vista o desenvolvimento de competências de Literacia da Informação. Gostaria de conhecer a sua opinião sobre a importância desses fatores. Peço-lhe que me diga que importância atribui a cada um deles, usando uma escala de 1 a 4, de acordo com a seguinte terminologia:

1 Uso de metodologias ativas de

aprendizagem Sem nenhuma 1 importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante Pode dizer-me porque pensa assim?

2 Uso da metodologia de pesquisa Sem nenhuma 1 importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante Pode dizer-me porque pensa assim?

3 LI ferramenta ao serviço da aprendizagem pela pesquisa

1 Sem nenhuma importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante

Anexos 115

4 Ensino não limitado ao uso do manual 1 Sem nenhuma importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante Pode dizer-me porque pensa assim?

5 Aprender a aprender para ser capaz de aprender ao longo da vida

1 Sem nenhuma importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante Pode dizer-me porque pensa assim?

6 Trabalho colaborativo dos profs Sem nenhuma 1 importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante Pode dizer-me porque pensa assim?

7 Trabalho colaborativo com o PB Sem nenhuma 1 importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante Pode dizer-me porque pensa assim?

8 Formação de utilizadores da BE integrada em projetos de pesquisa e não isolada. 1 Sem nenhuma importância 2 Pouco importante 3 importante 4 Muito importante

Pode dizer-me porque pensa assim?

Ponto 2 - Perguntas relacionadas com o inquérito por questionário aplicado

Em linhas gerais, o questionário foi estruturado de acordo com quatro objetivos: Saber se os professores solicitam ou não a elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa; saber se existe um trabalho de articulação com a BE para a consecução dos trabalhos de pesquisa; conhecer a forma como os professores acompanham a elaboração dos trabalhos e conhecer a opinião dos professores acerca das práticas dos alunos na efetivação de pesquisas.

Depois de analisados os resultados considerei importante procurar alguns esclarecimentos adicionais.

1- No inquérito, quase todos os professores afirmaram ter solicitado aos alunos, este ano, pequenos trabalhos de pesquisa ou pretender fazê-lo.

- As propostas partem apenas da iniciativa de cada professor ou são uma opção metodológica dos grupos disciplinares?

- Na sua opinião, qual é a razão desta opção metodológica?

2- No inquérito, a maioria dos professores diz que, habitualmente, não dá a conhecer à BE a temática dos trabalhos de pesquisa propostos aos alunos.

- Na sua opinião, porque é que tal acontece? Não poderia ser vantajosa essa comunicação? 3- A escola adotou um modelo , o Big 6, a ser usado por todos os alunos nos trabalhos de pesquisa.

4- A BE também disponibiliza na sua página materiais apoio à pesquisa de informação. No entanto, muitos professores referiram não os utilizar e revelaram até desconhecê-los. -A que se deve, em sua opinião, essa baixa frequência de utilização?

(por exemplo: insuficiente divulgação da existência do guião; utilização, no guião, de linguagem pouco acessível aos alunos, sem auxílio dos adultos,...)

5- As respostas dadas pelos professores acerca da forma como os alunos fazem pesquisas merecem cuidada reflexão. Todos são unânimes em os considerar muito deficientes a diversos níveis. Quase todos consideram que a maioria dos alunos recorre frequentemente ao plágio na realização de trabalhos, que os alunos não sabem reconhecer a qualidade e pertinência da informação encontrada, que não confrontam fontes de informação e raramente constroem texto próprio, que frequentemente não identificam as fontes e muito poucos sabem referenciá-las. - Acha que as respostas se baseiam em percepções apriorísticas ou em evidências concretas? Neste último caso, quais?

- O que acha que pode ser feito para alterar a situação e melhorar as competências dos alunos?

6- De uma forma geral, os professores afirmam orientar e acompanhar a elaboração dos trabalhos dos alunos.

- Da sua experiência, acha que a orientação e acompanhamento efetivamente feitos pelos professores é o suficiente e adequado à idade e competências dos alunos? Peço que justifique. Ponto 3 - O trabalho colaborativo da BE e dos professores da Escola para desenvolvimento da LI

- Pode dizer-me como se processa normalmente a colaboração existente entre a BE e os professores do seu departamento? Quem procura a colaboração? Em que situações? Com que finalidades? Como se desenvolve?

- Considera que o fim da Área de Projeto teve reflexos na utilização dos recursos e seviços da BE pelos professores e turmas?

- Considera que existem disciplinas cuja especificidade se adequa mais que outras à realização de pequenos trabalhos de investigação? Se sim porquê?

- Considera necessária ou útil alguma sensibilização/formação de professores acerca do tema LI? Dê exemplos.

- Considera necessária ou útil alguma sensibilização/formação dos alunos acerca do tema LI? Peço que justifique e/ou dê exemplos.

- O seu departamento já alguma vez solicitou apoio da BE no sentido de fazer formação de LI para alunos ou professores? Se sim qual?

- Sabe se a BE faz formação para a LI para alunos ou professores? Qual? Com que periodicidade? É isolada ou contextualizada?

Anexos 117

- Conhece os recursos materiais (livro e não livro) existentes na BE passíveis de serem usados no apoio ao currículo das disciplinas do seu departamento? Considera suficiente a informação dada pela BE acerca do acervo existente? Se não, tem sugestões para a melhoria da comunicação?

- Sabe se a BE desenvolve trabalho em parceria com alguns professores ou grupos que consista no ensinar técnicas e apoiar os alunos no processo de elaboração de trabalhos de pesquisa? Essas atividades são planificadas por quem? Quem as avalia?

- Há, naturalmente, alguns fatores que dificultam o trabalho colaborativo dos profs com a BE. Na sua opinião, quais são os principais.

- No entanto, também devem existir fatores que contribuam para a sua efetivação. Na sua opinião, quais são.

- Pensa ser desejável o alargamento da colaboração do seu departamento com a BE? Se sim, como considera possível fazê-lo?

Esclarecimentos complementares

Gostaria de acrescentar algum aspeto não abordado e que considere importante? Mais uma vez muito obrigada pela sua preciosa colaboração.

A entrevista às PB segue a mesma estrutura acrescentando-se um ponto, o relativo à utilização da BE para pesquisa e LI – por acabar

Para o PB

- Pode descrever-me o comportamento típico dos alunos que, sem acompanhamento de professores, procuram a BE para realizar trabalhos de pesquisa? Onde se dirigem? O que fazem? Que tipo de orientações trazem (ou não)? Pedem ajuda? Com que finalidade? Usam os guiões de apoio à pesquisa (os da BE ou outros?)

-Nas estatísticas da BE, o número de utilizações referidas como “pesquisa” é significativo. Do acompanhamento que faz, considera-o verdadeiro? Classificaria como pesquisa a maioria dessas utilizações? Peço que justifique.

- É capaz de estimar o número de alunos ou turmas que, com acompanhamento de professores, procuram a BE, semanalmente para fazer pesquisas? A BE regista a procura da BE com essa finalidade? Quando tal acontece é pedida a colaboração do BE? Com que finalidade?

- Já pensou usar o espaço (físico ou Web) da BE para divulgar trabalhos de pesquisa dos alunos?

Anexo 5 - Grelha de observação de pesquisas

Documentos relacionados