• Nenhum resultado encontrado

Ano e Quantidades de Publicações

Categoria 3: Habilidades Pessoais

Tabela 5: Informações das categorias de habilidades pessoais selecionadas.

CATEGORIAS DOS ARTIGOS SELECIONADOS AUTOR/TEMA PERIÓDICO/

ANO

TIPO DE ESTUDO

AMOSTRA OBJETIVOS E RESULTADOS JUNIOR, Derson da

Silva Lopes;

MONTEIRO, Nayara de Andrade; FILHO, Antônio Braga Moura.

Contribuição do Voluntariado no Desenvolvimento Profissional e Empregabilidade de Estudantes

Universitários.

ANPAD EnANPAD 2018 EOR1140

E os dados obtidos foram tabulados e analisados quanto ao perfil dos alunos voluntários, estatística descritiva dos respondentes e análise de regressão logística.

Foram aplicados 366 questionários.

O objetivo desse estudo foi avaliar a contribuição do voluntariado para seus participantes.

A pesquisa revelou que 92,16% dos participantes afirmam ter adquirido alguma das habilidades listadas ao participar dos projetos. Aplicando-se o método de regressão logística, pode-se perceber que o fato de ter participado de algum projeto aumenta a probabilidade de que o respondente esteja empregado. A pesquisa traz uma importante contribuição ao demonstrar que além de ser uma importante atividade de responsabilidade social, a promoção de projetos de voluntariado pode ser uma grande oportunidade para o

desenvolvimento dos estudantes.

HIDALGO, Gisele;

KLEIN, Amarolinda Zanela.

Comunidades de Prática como Meio de Desenvolvimento Profissional de Grupos em Situação de Vulnerabilidade Social.

ANPAD EnANPAD 2016 ADI-

Administração da Informação.

2016

O método de pesquisa empregado foi a Design Research, por meio da qual se criou e testou um artefato - uma metodologia para a criação de uma comunidade de prática em mídia social

(Facebook®).

A

comunidade criada contava ao todo com 48 membros.

Cabe ressaltar que em sua totalidade, os membros tiveram uma participação voluntária na

Este estudo buscou compreender como as mídias sociais podem ser utilizadas para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de indivíduos que pertencem a grupos em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa exploratória que desenvolveu, junto a um grupo específico (em situação de vulnerabilidade social e que busca qualificação profissional), uma comunidade de prática no Facebook®. Esta pesquisa visou aliar a tecnologia da informação à construção de condições

emancipatórias ao homem, o que para Freire (1996) vincula-se ao

830 Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14, N. 51 p. 800-833, Julho/2020 - ISSN 1981-1179 Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

comunidade e na pesquisa.

desenvolvimento individual de práticas autônomas e libertadoras.

Os resultados do estudo apontam que o Facebook® possui as ferramentas necessárias para dar apoio à interação e aprendizagem em uma comunidade de prática, porém, outros fatores, como a ausência de lideranças, a

necessidade do contato face a face e o uso de outras mídias (como aplicativos móveis) para interação, limitações na habilidade de escrita dos participantes e o narcisismo, comportamento característico no Facebook®, entre outros, afetaram o nível de desenvolvimento da comunidade de prática criada nessa mídia.

Fonte: Elaborada pelos autores, 2020.

A habilidade pessoal está estritamente ligada ao atendimento, pois uma recepcionista deve ter habilidades pessoais e profissionais, para desenvolver seu trabalho com eficácia. A habilidade pessoal contribui para a qualidade na prestação de serviço, nada melhor que trabalhar no que se gosta de fazer.

Entendemos que habilidade significa “ser capaz” e “ ser mais do que instruído”, pois não adianta ter o conhecimento, mas não ter a habilidade de reproduzir, de acordo com Ricieri (2009).

Para exercer qualquer cargo nas instituições é necessário ter habilidades pessoais que se unindo às habilidades profissionais façam com que suas atividades laborais cheguem ao ápice do seu desempenho profissional. Como diz Koetz (2009), no cenário que vivemos de competitividade, estar em um cargo de liderança torna indispensável não ter habilidades.

Considerações Finais

Traçamos até aqui variáveis que são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização, que sutilmente se resume ao bom atendimento que a empresa deve prestar ao cliente, dentro dessa questão do atendimento de excelência vale ressaltar que há diversos processos que o envolvem.

Vimos como as competências comportamentais e técnicas são uma das chaves do processo, trouxemos a extrema importância de uma boa gestão de pessoas que se desvela numa estruturada gestão de competências, que o cliente precisa ser bem tratado, e que o atendimento

831 Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14, N. 51 p. 800-833, Julho/2020 - ISSN 1981-1179 Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

possui várias dimensões que não se resumem a comissão de frente, e, entendemos que uma empresa de sucesso é uma empresa ou um negócio que dá ênfase ao atendimento ao cliente.

Conforme os resultados e discursões estudamos detalhadamente os resultados encontrados em cada pesquisa. Chegamos à conclusão que é um tema bem amplo e que vários são os fatores que influência para um atendimento ser considerado de excelência, no entanto, atualmente não está sendo dada a devida importância, visto que, as publicações são decrescentes no decorrer dos anos anteriores até agora. Assim, entendemos com os estudos selecionados, que o assunto abordado neste trabalho de pesquisa é uma das principais causas determinantes que leva a organização ao seu ápice no mercado atual.

Referências

ANDRADE, R. M. Qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da empresa Farben S/A indústria química. Monografia, 52 f. (Pós-graduação em gestão empresarial) -

Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Sobre a ANPAD. Disponível em: http://www.anpad.org.br/sobre.php. Acesso em: maio de 2020.

BATEMAN, Thomas S., SNEEL, Scott A. Administração. Tradução: Allan Vidigal

Hastings; revisão técnica: Gilmar Masiero. – 2. Ed. – Porto Alegre: AMGH, 2012. xi, 395 p.:

il. Color.; 28 cm.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino; ANDRADE, Jairo Eduardo Borges. Competências profissionais relevantes à qualidade no atendimento bancário.

Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 6, nov./dez. 2001. Disponível em:

<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6415/5000>. Acesso em: março de 2020.

BRUNETTA, Nádia; RIBEIRO, Regiane. Relações Interpessoais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

CARBONE, P.; BRANDÃO, H. P.; LEITE, J. D.; VILHENA, R. M. P. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009.

CASANOVA, Camila Corrêa. Gestão por competências: Os desafios e possibilidades da seleção por competências. Monografia, 50 f. (Pós-graduação em Psicologia- Ênfase em Psicologia Organizacional)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Histórico.

Disponível em:

832 Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14, N. 51 p. 800-833, Julho/2020 - ISSN 1981-1179 Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id

https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias

=historico&Itemid=122. Acesso em: maio de 2020.

DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na condução de uma Revisão Sistemática.

Revista Cientifica da Ordem dos Médicos. Acta Med Port 2019 mar; 32(3):227-235.

ELGENNENI, Sara Maria de Melo. Recrutamento e seleção de pessoal. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

FONSECA, Cidinha. e-Talks / Atendimento ao cliente de forma eficiente. Endeavor. 31 de maio de 2016. Disponível em: satisfacaodeclientes.com/e-talks-atendimento-ao-cliente-de-forma-eficiente-por-endeavor/. Acesso em março de 2020.

FRANÇA, Denise. Desenvolvimento profissional: uma questão de responsabilidade e compromisso. Administradores.com. 20 de junho de 2014. Disponível em:

https://administradores.com.br/artigos/desenvolvimento-profissional-uma-questao-de-responsabilidade-e-compromisso. Acesso em março de 2020.

GUIMARÃES, Bruna. Gestão de Pessoas: O manual completo para o seu RH. GUPY. 24 de Julho de 2019. Disponível em: gupy.io/blog/gestão-de-pessoas. Acesso em março de 2020.

KOETZ, Luciane Soutello. Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

LANA, Manuela Sampaio; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela. Gestão por Competências:

impactos na gestão de pessoas. Estação Científica Online. Juiz de Fora, 2007 – victorparadela.com.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da administração: da revolução urbana à revolução digital / Antonio Cesar Amaru Maximiano. – 8ed – [2. Reimp.]. – São Paulo:

Atlas, 2018.

MILHEIRO, Catarina. A importância das competências pessoais no mercado de trabalho.

Ekonomista, 18 de março de 2020. Disponível em: https://www.e-konomista.pt/competencias-pessoais/. Acesso em março de 2020.

MORALES, Mércia. Princípios da Administração de Recursos Humanos: Aplicados em cursos técnicos e de qualificação profissional. São Paulo: Textonovo, 2002.

NASCIMENTO, Amanda de Lourdes do; ALMEIDA, Carolina dos Santos Silva;

SIQUEIRA, Ilany Bethânia Ramos Ignácio; ALVAREZ, Rodrigo Martin. A qualidade no atendimento e a satisfação do cliente- Análise do atendimento prestados pelas empresas do comércio varejista da cidade de resende – RJ. Associação Educacional Dom Bosco (AEBD), 2018.

PAULA, Vilson Vieira de; NOGUEIRA, Giulia de Mendonça. A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. XII Congresso nacional de excelência em gestão & III Inovarse- Responsabilidade Social Aplicada, 2016.

Documentos relacionados