• Nenhum resultado encontrado

Tabela 1 Distribuição da População por Idade

5.3 ANALISE DOS DADOS

5.3.5 Hierarquia do setor formal e Inserção na Informalidade

Nesse tópico analisamos em que medida a hierarquia que existia no banco se reproduziu na informalidade. Para tal, agregamos os entrevistados em três níveis por ordem decrescente de subordinação. No nível 1, estão os Auxiliares bancários e os caixas28, no nível 2 encontram-se as chefias intermediárias e no nível 3 encontram-se os assessores, consultores ou analistas. Os quadros 7,8 e 9, que se encontram a seguir, referem-se, respectivamente, aos níveis 1,2 e 3

Considerando cada um dos três quadros , observa-se que, entre os auxiliares bancários e caixa, houve um aumento da renda em 43,7% dos casos, nas chefias intermediárias esse valor foi inferior, correspondendo a 27,3% dos casos em que houve um aumento da renda, e no caso dos cargos de assessoria e consultoria o aumento da renda observado foi 57,1% dos casos.

Observa-se ainda no grupo das consultores, que 28,6% dos entrevistados permanecem trabalhando menos, embora haja demanda por seus serviços. Esse menor número de horas trabalhadas, e que se reflete numa menor renda, se deve à realização de curso de pós- graduação.

Nesse grupo também, 42,9% dos entrevistados se inserem em atividades próximas à desenvolvida no banco e 28,6% desenvolve a mesma atividade que desenvolvia no banco. Isto nos leva a conclusão de que a experiência profissional ajudou a elevar o nível de renda.

Apenas um entrevistado, entre os ex-consultores, não conseguiu uma inserção de maior qualidade, nesse caso, esta se deve ao declínio do setor em que está inserido, que é a construção civil.

Conforme evidenciado em parágrafo anterior, as chefias intermediárias tiveram uma diminuição da renda maior que a dos antigos caixas, 72,7% contra 53,3. Inicialmente, parece contraditória, já que 40% dos ex-caixas se inseriram em atividades instáveis e que exigem um baixo grau de qualificação (costureira, pescador, armarinho, etc.), não ocorrendo o mesmo no grupo das chefias intermediárias.

Podemos compreender esses resultados se percebermos que os integrantes das chefias intermediárias estão inseridos no grupo 4, onde houve uma diminuição da renda e aumento da jornada de trabalho. Grupo caracterizado também por um menor tempo de inserção dos seus participantes em suas respectivas atividades, contribuindo para o pouco domínio do mercado e do processo de trabalho, aspectos importantes para inserção na informalidade.

Dos ex-caixas, 26,7% já exerciam as mesmas atividades ou atividades próximas a que exercem hoje, auferindo uma renda média de aproximadamente R$ 2.000,00, o que permitiu elevar a média de renda do grupo, mesmo este contendo atividades com elevado grau de sazonalidade.

No que se refere a variação da renda, o nível 2 (das chefias intermediárias) apresenta a menor média de variação da renda mensal (34,5%), seguido dos entrevistados do nível 3 (assessores e consultores) com uma média da variação da renda mensal de 46,1%, e, por fim, os ex-caixas com 59,4%29.

28 Os caixas e auxiliares bancários foram agregados porque havia o deslocamento de auxiliares para fazer o trabalho de caixa e vice-versa, de acordo com as necessidades da agência. Portanto, do ponto de vista da experiência ocupacional não há significativa diferença.

29

Os diferentes cargos, que expressam distintas experiências profissionais, influenciaram pouco no grau de especialização ou habilidades necessárias ao desenvolvimento das atividades informais escolhidas. Tanto um ex-caixa quanto um ex-consultor desenhista e um ex-auxiliar bancário exercem hoje a mesma atividade: computação gráfica.

QUADRO 7 – Inserção Informal de Auxiliares Bancários e Caixas

Cargo no Banco Atividade Atual

Auxiliar Bancário Artes gráficas e Manutenção de Computadores Costureira

Caixa Pet Shop

Corretor de Seguros Armarinho

Empresa de Turismo

Loja de presentes e esotéricos Computação Gráfica Lanchonete Compositor Decoradora/Arquiteta Artesanato Pescador Vende confecções

Homologação de Sistemas Rep. Empresas de Turismo e Seguros de Viagens FONTE: PESQUISA DE CAMPO/2000.

QUADRO 8 – Inserção Informal das Chefias Intermediárias

Cargo no Banco Atividade Atual

Supervisora de Telemarketing Salão de Beleza

Telemensagens/ venda de Doces e Salgados

Chefe de Secretaria Advogada

Presidente da Comissão de Licitação Ponto de Hortifrutigranjeiros

Gerente de Agência Venda de ap. de Telecomunicações/ webdesign Casa Lotérica

Venda de Equip. de Informática Gerente na Diretoria Compra e venda de carro

Empresa de consultoria imobiliária Consultoria em Análise de sistemas Franquia de Processadores de Água FONTE: PESQUISA DE CAMPO/2000.

QUADRO 9 – Inserção Informal dos Assessores, Consultores ou Analistas

Cargo no Banco Atividade Atual

Consultor Auxiliar Desenhista Computação Gráfica Consultor Interno de Planejamento Agroindústria Analista Econômico-Financeiro Contadora Consultora Interna de Recursos Humanos Curso de Inglês

Assessor de Projetos e Obras Consultoria em Eng. Civil

Consultor Técnico Empresa de Sanduíche e Hambúrguer

Consultor Técnico Transporte Escolar e de Turismo

5.3.5.1 Diferença por sexo

A análise da relação entre a hierarquia que existia no banco e a atividade na informalidade neste tópico, é realizada tomando por base a diferença de sexo. Observa-se que as mulheres e homens apresentam participação igual no cargo de auxiliar bancário (50%) e similar nos cargos de caixa e das chefias intermediárias. A diferença ocorre nos cargos de assessoria, consultoria e análise onde, apenas 28,6% são mulheres.

Analisando caixas e auxiliares bancários femininas, observa-se que tiveram uma inserção ocupacional em atividades consideradas tipicamente femininas, tais como: costura, venda de confecções, artesanato, loja de presentes e armarinho (71,4% das entrevistadas).

Os ex-chefes intermediários inseriram-se em serviços ligados à área de informática ou com algum grau de informatização presente e na comercialização de bens de produtos duráveis, diferentemente das mulheres da mesma categoria, cuja inserção maior se deu com bens e serviços de consumo final.

No caso do cargo de assessoria, as mulheres exercem hoje atividades que necessitam maior grau de especialização formal se comparadas com os homens do mesmo setor; 100% das mulheres contra 20% dos homens. Nesse caso, as mulheres direcionaram sua inserção ocupacional mantendo alguma relação com as atividades que exerciam no banco, o que explica a necessidade dessa maior qualificação; ao contrário dos homens, onde apenas 40% têm inserção relacionada com o banco.

Os quadros 10 e 11 que se seguem mostram as diferenças ocupais associadas aos sexos feminino e masculino, respectivamente.

QUADRO 10 – Inserção Informal das Mulheres

Cargo no Banco Atividade Atual

N Auxiliar Bancário Costureira

I Caixa Armarinho

V Loja de presentes e esotéricos

E Decoradora/arquiteta

L Artesanato

I Vende confecções

Homologação de Sistemas Empresas de Turismo p/ exterior

N Supervisora de Telemarketing Salão de Beleza

I Telemensagens/ venda de Doces e Salgados

V Chefe de Secretaria Advogada

E L

Presidente da Comissão de Licitação

Ponto de Hortifrutigranjeiros

II Gerente na Diretoria Empresa de consultoria imobiliária Franquia de Processadores de Água

NI Analista Econômico-Financeiro contadora

VEL III

Consultora Interna de Recursos Humanos

Curso de Inglês

QUADRO 11 – Inserção Informal dos Homens

Cargo no Banco Atividade Atual

N Auxiliar Bancário Artes gráficas e Manutenção de Computadores

I Caixa Pet Shop

V Corretor de Seguros E Empresa de Turismo L Computação Gráfica I Lanchonete Compositor Pescador

N Gerente de Agência webdesign

I Casa Lotérica

V Venda de Equip. de Informática

E L

Gerente na Diretoria Compra e venda de carro

II Consultoria em Analise de sistemas

N Consultor Auxiliar Desenhista Computação Gráfica

I Consultor Interno de Planejamento Agroindústria

V Assessor de Projetos e Obras Consultoria em Eng. Civil

E L

Consultor Técnico Empresa de Sanduíche e

Hambúrguer

III Consultor Técnico Transporte Escolar e de Turismo FONTE: PESQUISA DE CAMPO/2000.