• Nenhum resultado encontrado

Segundoă KERLINGERă (1991,ă p.ă 33),ă “paraă entenderă umă problemaă naă pesquisaă científicaă comportamental,ă vamosă primeiroă seră negativos”.ă Aoă direcionară paraă oă presente estudo, a pesquisa adotou como hipótese que a doutrina de emprego militar não teria sido alterada para atender aos requisitos de uma operação de garantia da lei e da ordem por longos períodos.

35

Ou seja, o apoio militar para a promoção de políticas públicas naquela região carente não proporcionou mudanças na doutrina militar e na estrutura social. Tal mudança somente seria comprovada através da mudança nos procedimentos das forças de segurança para a operação em tela e na construção de novas escolas, hospitais e outros órgãos públicos em virtude da aplicação de políticas públicas de forma mais efetiva em áreas com forte presença da criminalidade. Só como exemplo, a ocupação do conjunto de favelas do Alemão em 2009 deixou parcas mudanças, aonde após quase dois anos, poucas ações sociais permanentes continuaram na área. Dessa maneira, caso as políticas públicas melhor direcionadas tivessem sido utilizadas, traria como consequências positivas a maior visibilidade da pasta da Defesa e a percepção de relevância da instituição na sociedade. Como consequência negativa, este fato poderá relacionar a F Pac como reserva estratégica das polícias militares estaduais, divergindo da finalidade precípua do poder militar nacional. Portanto, os desafios impostos são a necessidade da preparação profissional e material do combatente das FFAA para os óbices de um ambiente complexo.

2.11 METODOLOGIA

Quanto à natureza, o presente estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa do tipo aplicada, que teve por objetivo esclarecer quais fatores contribuíram no sentido de verificar o papel intermediário do E9 na interação com as organizações que trabalharam direta ou indiretamente na área de operações da Maré, além dos seus efeitos na evolução da doutrina militar castrense.

Uma observação fundamental nesse assunto foi o fato de que “ao longo do tempo, existem evidentes situações de inércia e resiliência nem sempre documentadas, percebidas e vocalizadas pelos empreendedores da política”ă(SOUZA, 2015, p. 240). Esse dinamismo com que os fatos são apresentados em todo o momento em que a Força de Pacificação está em atividade e estará passível futuramente aos ajustes na composição das partes interessadas para a adoção de políticas públicas na região ou até mesmo na rearticulação de crenças que nem sempre serão fáceis de serem detectadas. Souza ainda concluiu que:

O sucesso ou o fracasso de influenciar o processo de produção da política é, fundamentalmente, uma questão de probabilidades que podem ser alteradas favoravelmente se os indivíduos utilizarem três estratégias ao longo do tempo: o desenvolvimento de conhecimento profundo, a construção de redes e a participação prolongada de forma consistente (SOUZA, 2015, p. 246).

Para isso utilizou-se o método indutivo, que tem por objetivo identificar relacionamentos causais entre as demandas de serviços públicos e a sua influência na doutrina das OpPac. Os dados utilizados foram os registros obtidos pela central de informações da

36

Seção de Assuntos Civis – E9 - durante os meses de junho a outubro de 2014. A primeira parte abordou sobre o resultado concreto das reuniões entre as lideranças comunitárias e os 42 (quarenta e dois) representantes diretos intermediados pelo E9. Como exemplos, podemos destacar os pedidos dos moradores e a classificação da demanda solicitada e o grau de periculosidade da área a ser atendida. A segunda parte consistiu em um teste para verificar o nível de confiança da população local. O teste baseou-se no fato de se as ações hostis provocaram denúncias pelo canal do “Disque Pacificação” (021 - 3105-9717) e, se essas ligações, consequentemente, provocaram reações da tropa para conter o problema, oferecendo, assim, a proteção à população e às atividades, representada pelo seguinte fluxo: Figuraă3:ăEncadeamentoădoăraciocínioădasăaçõesădeăsegurançaăFăPac

Fonte:ăoăautor.

Nesse ponto, o teste qui-quadrado para adequabilidade de ajustamento é apropriado para medir a significância da divergência entre distribuições de frequências. Sendo assim, as hipóteses a serem testadas resultam em conhecer se as distribuições de frequência percentual do número de ações hostis por mês provocariam o mesmo impacto proporcional ao número de denúncias e se essas mesmas distribuições provocariam o mesmo impacto proporcional ao número de reações da tropa. Tudo isso como forma de encadear a linha de raciocínio, das regras de explicação dos fatos e da validade de suas generalizações, trazendo uma contribuição para o tema proposto:

“Apesară deă seră injustoă esperară queă teóricosă sejamă sensíveisă aă todasă asă possíveisă restrições impostas pelos fatores temporais e contextuais, claramente há valor em conduzir testes mentais simples de generalização das proposições principais. Por exemplo, os teóricos deveriam ser encorajados a pensar se seus efeitos teóricos variam com o passar do tempo, seja porque outras variáveis dependentes do tempo são importantes para a teoria em questão, ou porque os efeitos teóricos são instáveis porăalgumaărazão”ă(WHETTEN,ă2003,ăp.ă71).

Em seguida, foi realizado um estudo de caso local com abrangência predominantemente mista (entrevistas e indicadores dos órgãos de segurança pública). Nesse ponto,ăCreswellă(2007)ăabordaăqueă“CampbellăeăFiskeăusaramămétodosămúltiplosăparaăestudară asăcaracterísticasăpsicológicas”ănoăsentidoădeăverificarăaăhipóteseălevantada,ăoăposicionamentoă institucional interagências e a percepção da atividade de assuntos civis pelos moradores da Maré.

Para elaborar este estudo de caso, a revisão bibliográfica foi realizada no sistema de Bibliotecas do Exército Brasileiro, sediadas, respectivamente, no Palácio Duque de Caxias e

Ações hostis Denúncias Disque Pacificação Reações da tropa

37

na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e no Centro de Estudos de Pessoal (CEP). Outras bibliotecas, tais como a Mário Henrique Simonsen da Fundação Getúlio Vargas (BMHS -FGV), além de outras bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior no Brasil, também foram consultadas. Além disso, foi realizada uma pesquisa aos documentos oficiais, como relatórios e diretrizes de planejamento das operações de pacificação do Complexo da Maré.

Os passos seguidos para a realização desta pesquisa foram o levantamento da bibliografia e de documentos pertinentes; a seleção de bibliografia e de documentos; a leitura da bibliografia e dos documentos selecionados; a análise crítica, tabulação das informações obtidas pelos indicadores e pelas entrevistas para a consolidação das questões de estudo; a análise da mudança doutrinária das operações militares; e a redação do relatório. A coleta de material foi realizada por meio de consultas a documentos e planilhas geradas pela F Pac. Além disso, as palestras assistidas durante o processo de pacificação serviram como fonte de consulta para acompanhar a temática dos assuntos civis no planejamento das operações militares. As entrevistas que foram realizadas com os participantes do Comando da F Pac e o Centro de Operações do Comando Militar do Leste (COP-CML) terão por finalidade obter informações adicionais no processo de evolução doutrinária. Ademais, foram entrevistados os representantes das associações de moradores presentes no complexo e as ONG's que trabalham na área das comunidades, com a finalidade de verificar as percepções sob o ponto de vista local.

O final da pesquisa caracterizou-se pela tabulação e consolidação das informações obtidas de forma a confirmar ou não a hipótese levantada, verificando se houve ou não a mudança do emprego tático da F Pac no aspecto doutrinário, suas principais influências e seus impactos nas operações militares.

38