• Nenhum resultado encontrado

O CAPM é o modelo de precificação de ativo utilizado para o cálculo do retorno esperado de um determinado ativo, que nessa pesquisa são as ações. Este modelo tem como base o mercado em equilíbrio na sua forma mais simples, pelo fato de ter sido o primeiro a ser desenvolvido.

Elton et al (2004, p.261) destacam 10 hipóteses subjacentes ao modelo básico do CAPM, porém antes, destacam que o mundo real é muito complexo e, para ser possível compreender o seu funcionamento, é preciso supor que não existem as complexidades que se julguem terem efeito pequeno ou nulo sobre o comportamento desse mundo. Da mesma forma que um físico constrói modelos do movimento da matéria, num ambiente sem atrito, o economista constrói modelos nos quais não existe atrito institucional na movimentação dos preços dos títulos que seguem as seguintes hipóteses:

A primeira hipótese é a de que não existem custos de transação, ou seja, não existe custo de compra ou venda de qualquer ativo. Se existissem custos de transação, o retorno proporcionado por qualquer ativo dependeria de se o investidor o possuísse ou não antes do período de decisão. Portanto, inclusão de custos de transação no modelo adiciona elevado grau de complexidade. Para se saber se vale a pena introduzir essa complexidade, é preciso determinar a importância dos custos de transação para as decisões dos investidores. Dada à magnitude dos custos de transação, é muito provável que sua importância seja pequena na decisão dos investidores.

A segunda hipótese do CAPM é que os ativos são infinitamente divisíveis. Logo, isso significa que os investidores podem assumir qualquer posição num ativo, independente da sua magnitude de riqueza. Por exemplo, seria possível comprar apenas um real de ações de qualquer ativo no mercado.

A terceira hipótese é a ausência de imposto de renda de pessoa física, por exemplo, o investidor fica indiferente quanto à forma na qual recebe os retornos de seus investimentos. Assim, os principais resultados do modelo apenas continuariam sendo válidos se os impostos sobre rendimentos e ganhos de capital fossem de igual magnitude.

A quarta hipótese é a de que um indivíduo não é capaz de influenciar o preço de uma ação através de suas compras ou vendas. Isso é análogo à hipótese de concorrência perfeita. Embora nenhum investidor possa, isoladamente, afetar os preços com suas transações, no agregado os investidores determinam os preços com suas transações.

A quinta hipótese é a que se acredita que os investidores tomem decisões somente em termos de valores esperados e desvio padrão dos retornos de suas carteiras. Em outras palavras, tomam sua decisão de construção de carteiras.

A sexta hipótese é a de que é permitido fazer vendas a descoberto, assim o indivíduo pode vender ações a descoberto em qualquer quantidade.

A sétima hipótese é a possibilidade de aplicar e captar fundos à taxa livre de risco em quantidades ilimitadas, ou seja, o investidor pode, portanto, emprestar ou tomar fundos emprestados na quantidade desejada a um taxa de juros igual à taxa de retorno de títulos sem risco.

A oitava e nona hipóteses dizem respeito à homogeneidade de expectativas. Em primeiro lugar, supõe-se que os investidores preocupam-se com a média e com a variância dos retornos num único período, e que todos os investidores definem o período relevante exatamente da mesma maneira. E em segundo lugar, imagina-se que os investidores têm expectativas idênticas, em relação aos dados necessários para a otimização das carteiras.

A décima hipótese é a que todos os ativos são negociáveis. Sendo todos os ativos, incluindo o capital humano, podem ser vendidos e comprados no mercado.

O modelo CAPM específica à relação entre risco e retorno esperado sobre ativos quando os mesmos integram carteiras diversificadas, mas para avançarmos gradativamente no entendimento do modelo vejamos os pressupostos básicos de Brighan e Ehrhardt (2007 p.257) acerca do CAPM que são:

1. Todos os investidores se concentram em um único período e busca maximizar a utilidade esperada de sua riqueza terminal escolhendo entre carteiras alternativas com base a cada retorno esperado e desvio padrão da carteira.

2. Todos os investidores podem tomar emprestados ou emprestar uma quantia ilimitada a determinada taxa de juros livre de risco, Rf, e não há restrições com relação à

venda a descoberto de qualquer ativo.

3. Todos os investidores têm estimativas idênticas de retornos esperados, variâncias e covariâncias entre todos os ativos; isto é, os investidores têm expectativas homogêneas.

4. Todos os ativos são perfeitamente divisíveis e perfeitamente líquidos, ou seja, podendo ser negociado ao preço corrente.

5. Não há custos de transação ou impostos.

6. Todos os investidores aceitam o preço e partem do pressuposto de que a sua atividade de compra e venda não afetará os preços dos ativos, ou seja, os mesmos não têm força suficiente para provocar oscilações no mercado.

7. As quantidades de todos os ativos são dadas e fixas.

Com base nessas premissas nota-se que os investidores são racionais e avessos a qualquer risco, sustentando uma situação de equilíbrio de mercado, e partindo da suposição de estar em um mercado eficiente. O valor de um ativo reflete informações disponíveis a respeito da entidade que o emitiu, e assim qualquer informação pode afetar o preço de um ativo agindo diretamente na faixa do risco não diversificável.

O mercado eficiente Gitman (2002 p.230) reconhece que o CAPM foi desenvolvido para explicar o comportamento dos preços dos títulos fornecendo mecanismo por meio dos quais os investidores podem avaliar o impacto do investimento proposto em títulos sobre o total da carteira. O CAPM baseia-se efetivamente no pressuposto da eficiência de mercado, no qual há muitos pequenos investidores, onde cada um deles possui a mesma informação e expectativas em relação aos títulos, não há restrições aos investimentos, nem impostos e nem custos pelas transações. Assim, todos os investidores são racionais, ou seja, avessos ao risco, preferindo assim retornos mais altos e riscos mais baixos.

Documentos relacionados