• Nenhum resultado encontrado

Hipóteses desdobradas a partir da proposição 2 e resultados

4 PESQUISA DE CAMPO

4.2 Delineamento dos testes da pesquisa e resultados

4.2.2 Hipóteses desdobradas a partir da proposição 2 e resultados

Proposição 2: existe correlação entre a presença de uma variável interna ao projeto e o desempenho (sucesso) dos projetos executados.

A proposição 2, a qual relaciona a presença de uma variável interna aos projetos com o sucesso dos mesmos, deu origem a três hipóteses de pesquisa. Assim como ocorreu nas hipóteses relacionadas às variáveis organizacionais, cada uma dessas três hipóteses foi desdobrada em outras quatro hipóteses especificas, com vistas a testar as quatro variáveis respostas (dependentes), a saber:

• Hipótese IN02 - Existe relação positiva entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o sucesso dos projetos.

o Hipótese IN02a - Existe relação positiva entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o cumprimento do orçamento planejado dos projetos.

o Hipótese IN02b - Existe relação positiva entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o atendimento (entrega) aos requisitos do produto/serviço dos projetos.

o Hipótese IN02c - Existe relação positiva entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o cumprimento dos prazos planejados dos projetos.

o Hipótese IN02d - Existe relação positiva entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o atendimento às demandas dos clientes dos projetos.

• Hipótese IN07 - Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos e o sucesso dos projetos.

o Hipótese IN07a - Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos e o cumprimento do orçamento planejado dos projetos.

o Hipótese IN07b - Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos e o atendimento (entrega) aos requisitos do produto/serviço dos projetos.

o Hipótese IN07c - Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos e o cumprimento dos prazos planejados dos projetos.

o Hipótese IN07d - Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos e o atendimento às demandas dos clientes dos projetos.

• Hipótese IN08 - Existe relação positiva entre a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o sucesso dos projetos.

o Hipótese IN08a - Existe relação positiva entre a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o cumprimento do orçamento planejado dos projetos.

o Hipótese IN08b - Existe relação positiva entre a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o atendimento (entrega) aos requisitos do produto/serviço dos projetos.

o Hipótese IN08c - Existe relação positiva entre a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o cumprimento dos prazos planejados dos projetos.

o Hipótese IN08d - Existe relação positiva entre a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o atendimento às demandas dos clientes dos projetos.

Assim como realizado para as hipóteses desdobradas a partir da proposição 1, também foi realizado o teste de independência “qui-quadrado”, com vistas a testar as hipóteses desdobradas a partir da proposição 2, valendo-se dos mesmos parâmetros para tentar comprovar as hipóteses. A Tabela 11 apresenta a síntese dos resultados obtidos, discriminando as variáveis analisadas e os resultados da estatística “qui-

Tabela 11 - Resultados dos testes das hipóteses desdobradas a partir da proposição 2. Elaborada pelo autor.

Hipótese Variável 1 Níveis Variável 2 Níveis Resultado (Minitab V.16)

Hipótese IN02a Gerente de projeto dedicado 2 (Sim e Não) Orçamento 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 0,966; DF = 1; P-Value = 0,326 Hipótese IN02b Gerente de projeto dedicado 2 (Sim e Não) Requisitos 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 1,775; DF = 1; P-Value = 0,183 Hipótese IN02c Gerente de projeto dedicado 2 (Sim e Não) Prazo 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 4,161; DF = 1; P-Value = 0,041 Hipótese IN02d Gerente de projeto dedicado 2 (Sim e Não) Clientes 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 0,000; DF = 1; P-Value = 0,983 Hipótese IN07a Utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos 2 (Sim e Não) Orçamento 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 0,323; DF = 1; P-Value = 0,570 Hipótese IN07b Utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos 2 (Sim e Não) Requisitos 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 10,744; DF = 1; P-Value = 0,001 Hipótese IN07c Utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos 2 (Sim e Não) Prazo 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 2,550; DF = 1; P-Value = 0,110 Hipótese IN07d Utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos 2 (Sim e Não) Clientes 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 5,536; DF = 1; P-Value = 0,019 Hipótese IN08a Aplicação de atividades de coordenação 2 (Sim e Não) Orçamento 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 1,965; DF = 1; P-Value = 0,161 Hipótese IN08b Aplicação de atividades de coordenação 2 (Sim e Não) Requisitos 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 10,885; DF = 1; P-Value = 0,001 Hipótese IN08c Aplicação de atividades de coordenação 2 (Sim e Não) Prazo 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 4,637; DF = 1; P-Value = 0,031 Hipótese IN08d Aplicação de atividades de coordenação 2 (Sim e Não) Clientes 2 (Sim e Não) Likelihood Ratio Chi-Square = 8,132; DF = 1; P-Value = 0,004

Analisando os resultados das Tabelas 11, pode-se inferir que existem diferenças estatisticamente significativas com relação às hipóteses IN02c, IN07b, IN07d, IN08b, IN08c, IN08d.

Ao nível de significância de 5%, há relação positiva entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o cumprimento dos prazos planejados dos projetos (Hipótese IN02c - P-value = 0,041), ou seja, projetos com gerente dedicado exclusivamente aos mesmos cumpririam os prazos planejados, o que seria considerado sucesso parcial.

A Hipótese IN07 – Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos e o sucesso dos projetos – apresentou relação positiva para atendimento (entrega) aos requisitos do produto/serviço dos projetos (Hipótese IN07b - P-Value = 0,001) e para atendimento às demandas dos clientes dos projetos (Hipótese IN07d - P-Value = 0,019). Dessa forma, as organizações que utilizarem ferramentas de gerenciamento de projetos terão sucesso parcial em seus projetos, uma vez que atenderão aos requisitos do produto/serviço e às demandas dos clientes dos projetos.

Por fim, outra hipótese que apresentou diferenças estatisticamente significativas diz respeito a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o sucesso dos projetos. Ao nível de significância de 5%, há relação positiva entre a aplicação de atividades de coordenação em projetos e o atendimento (entrega) aos requisitos do produto/serviço dos projetos (Hipótese IN08b – P-Value = 0,001), o cumprimento dos prazos planejados dos projetos (Hipótese IN08c – P-Value = 0,031) e o atendimento às demandas dos clientes dos projetos (Hipótese IN08d – P-Value = 0,004). Neste caso, o sucesso também pode ser considerado como parcial.

O Quadro 18 apresenta as três hipóteses desdobradas a partir da proposição 2 e resume a verificação dessas hipóteses, resultando na confirmação ou refutação das mesmas, utilizando-se um nível de significância de 5%. A refutação da hipótese ocorre quando não há diferença estatisticamente significativa.

Hipótese Verificação da hipótese

IN02 - Existe relação positiva entre a presença de um gerente de projeto

dedicado e o sucesso dos projetos. Confirmada parcialmente (IN02c) IN07 - Existe relação positiva entre a utilização de ferramentas de

gerenciamento de projetos e o sucesso dos projetos. Confirmada parcialmente (IN07b e IN07d) IN08 - Existe relação positiva entre a aplicação de atividades de

coordenação em projetos e o sucesso dos projetos. Confirmada parcialmente (IN08b, IN08c e IN08d) Quadro 18 - Hipóteses desdobradas a partir da proposição 2. Elaborado pelo autor.