• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DE DADOS

4.3 ANÁLISE DE DADOS DA ETAPA QUANTITATIVA

4.3.1 Hipóteses e Modelo da Etapa Quantitativa

O resultado da primeira etapa exploratória se destinava a levantar as motivações para o compartilhamento do conhecimento especificamente em comunidades de software livre. A segunda etapa qualitativa visava verificar quais as principais motivações que podem sofrer ações das lideranças das comunidades, para que sejam investigadas quantitativamente.

Dessa forma, seis motivações foram escolhidas para serem trabalhadas no modelo teórico a ser testado na etapa quantitativa: reconhecimento e suporte da comunidade, por serem as motivações mais citadas para a doação do conhecimento; facilidade de acesso e qualidade do conhecimento, por se mostrarem proeminentes na coleta do conhecimento; aprendizado e motivos profissionais, por serem citadas pelos líderes entre as motivações para a doação e coleta de conhecimento.

Assim, a pesquisa quantitativa terá sete construtos: facilidade de acesso ao conhecimento, qualidade do conhecimento, reconhecimento, suporte da comunidade, aprendizado, motivos profissionais e comportamento do compartilhamento do conhecimento (dividido em doação do conhecimento e coleta do conhecimento).

A facilidade de acesso ao conhecimento é uma das motivações que pode sofrer ação dos líderes e que influencia a coleta do conhecimento, segundo a etapa qualitativa exploratória. Essa motivação não é encontrada como antecedente do comportamento do conhecimento na literatura, mas ela aparece como um antecedente para o uso de sistemas de compartilhamento do conhecimento (KANKANHALLI et al., 2005a). Com base nisso, é proposta a hipótese:

H1: A facilidade de acesso ao conhecimento disponível na comunidade de software livre influencia positivamente no comportamento de coleta do conhecimento de seus membros.

A qualidade do conhecimento também foi indicada pelos líderes e influencia a coleta do conhecimento. Evidências empíricas mostram qualidade do conhecimento de um sistema influencia a coleta do conhecimento nesse sistema (HALAWI; MCCARTY; ARONSON, 2008; CHUNG; GALLETA, 2012; KULKARNI; RAVIDRAN; FREEZE, 2007) e também o comportamento de compartilhamento do conhecimento em equipes (OLIVEIRA et al., 2013). No entanto, de acordo com Yoo et al. (2014), a qualidade do conhecimento é influenciada pelo compartilhamento do conhecimento. Nesta pesquisa, optou-se por considerar a qualidade do conhecimento como apresentado pelos entrevistados e os demais autores mencionados, ou seja, como um antecedente à coleta do conhecimento. As dimensões da qualidade do conhecimento e suas relações foram baseadas em Yoo et al. (2014), que divide a qualidade do conhecimento em três dimensões. Desta forma, são definidas as hipóteses a seguir :

H2a: A qualidade intrínseca do conhecimento disponível na comunidade de software livre influencia positivamente na qualidade contextual do conhecimento disponível na comunidade de software livre.

H2b: A qualidade contextual do conhecimento disponível na comunidade de software livre influencia positivamente na qualidade acionável do conhecimento disponível na comunidade de software livre.

H2c: A qualidade intrínseca do conhecimento disponível na comunidade de software livre influencia positivamente na qualidade acionável do conhecimento disponível na comunidade de software livre.

H2d: A qualidade contextual do conhecimento disponível na comunidade de software livre influencia positivamente no comportamento de coleta do conhecimento de seus membros.

H2e: A qualidade acionável do conhecimento disponível na comunidade de software livre influencia positivamente no comportamento de coleta do conhecimento de seus membros.

O reconhecimento motiva a doação do conhecimento na comunidade. É encontrado na literatura como um antecedente para o comportamento de compartilhamento do conhecimento (WHITERSPOON et al, 2013; CHANG: CHUANG, 2011; HUNG et al., 2011; HAU et al., 2013; WU; ZU, 2012; KANKANHALLI ei al., 2005). Assim, será testada a hipótese a seguir:

H3: O reconhecimento dos membros da comunidade de software livre influencia positivamente no comportamento de doação do conhecimento de seus membros.

Suporte da comunidade ao compartilhamento do conhecimento é um antecedente à doação do conhecimento na comunidade. O suporte organizacional ao compartilhamento do conhecimento é um antecedente ao compartilhamento (LIN, 2007; WHITERSPOON et al, 2013) e dessa forma será verificada a hipótese abaixo:

H4: O suporte da comunidade de software ao compartilhamento do conhecimento influencia positivamente no comportamento de doação do conhecimento de seus membros.

O aprendizado é uma característica da personalidade individual, de indivíduos que tem prazer em aprender (MATZLER; MUELLER, 2012). A etapa qualitativa exploratória mostrou que influencia tanto a coleta como a doação do conhecimento e foi indicada pelos líderes como uma motivação das principais motivações que pode sofrer influência, de forma que serão testadas as hipóteses:

H5a: O aprendizado dos membros da comunidade de software livre influencia positivamente no comportamento de coleta do conhecimento de seus membros.

H5b: O aprendizado dos membros da comunidade de software livre influencia positivamente no comportamento de doação do conhecimento de seus membros.

Os motivos profissionais são ligados às vantagens trazidas pelo compartilhamento do conhecimento da comunidade para a carreira do membro, fora da comunidade. Podem ser vistos como motivadores extrínsecos, que são identificados como antecedentes para o compartilhamento do conhecimento (AMIN et al., 2011; BAKAN et al., 2011; WHITERSPOON et al, 2013). Foram apontados com uma das principais motivações a sofrer ações de líderes, que influencia tanto na coleta como na doação do conhecimento.

H6a: Motivos profissionais influenciam positivamente no comportamento de coleta do conhecimento dos membros da comunidade de software livre.

H6b: Motivos profissionais influenciam positivamente no comportamento de doação do conhecimento dos membros da comunidade de software livre.

A análise qualitativa indica que um dos fatores que influencia a coleta do conhecimento é a doação desse conhecimento, ou seja, participantes da comunidade se motivam a ter mais conhecimento para poder doá-lo posteriormente. Essa relação está de acordo com o estudo de Van der Hooff e Ridder (2004), que mostra que quanto mais conhecimento uma pessoa coleta, mais ela doa. Assim, é formulada a seguinte hipótese:

H7: O comportamento de coleta do conhecimento influencia positivamente o comportamento de doação do conhecimento em comunidades de software livre.

Com as hipóteses citadas nesta seção, é estruturado o modelo de pesquisa a ser testado na etapa quantitativa do trabalho, o qual é apresentado na Figura 9.

Figura 9 – Modelo de Pesquisa da Etapa Quantitativa

Fonte: A Autora (2015).

O modelo proposto teve suas hipóteses testadas com um questionário respondido por membros de diversas comunidades de software livre. Na próxima seção, serão discutidos os resultados da análise dos dados quantitativos.

Documentos relacionados