• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3: GENDER X GENRE

3.3. Hipóteses: pares em Free!

Existe uma homossexualidade latente em filmes de ação devido às suas intensas relações masculinas e fetichização do corpo masculino (COLLINS, 2012, p.54). O que ocorre em Free!, não é diferente: existe sexualização e fetichização do corpo masculino. As relações entre os personagens masculinos são bastante intensas, como se a sexualidade latente entre eles fosse transferida ao esporte e à competitividade.

Os pairings, ou pares, são casais de uma trama, sejam eles criados pelo fandom, ou seja, pelo universo dos fãs, ou canônico. Esses pairings, quando criados pelo fandom, podem ou não ser relacionados à maneira como certos personagens se comportam em uma trama, mas geralmente são formados por personagens que possuem afinidade, aspecto que resulta de uma instrução do próprio texto audiovisual.

Em Free! não é diferente, embora a série não traga pairings de fato, é clara a afinidade que certos personagens possuem, pondendo ser notados, na primeira temporada, alguns pairings. Todos os pares ocorrem dentro do grupo, e por não serem canônicos, o fandom pode de certa forma “selecionar” um par, na medida em que um mesmo personagem possui afinidade com um ou mais personagens, o que indica uma sexualidade, no limite, coletiva entre uns e outros, uma vez que o grupo busca sempre permanecer junto.

3.3.1. Haruka e Makoto

Amigos de infância, Makoto é aquele que sempre estende a mão para Haruka sair da piscina, desde sua infância até os tempos atuais da narrativa. Sabe o que Haruka pensa e muitas vezes age como seu porta-voz, pois Haruka não é muito dado a conversas. Inseparáveis, ao contrário dos demais membros do time, permaneceram juntos na mesma escola e na mesma sala de aula. Makoto vai todos os dias à casa de Haruka pela manhã e de lá seguem juntos para a escola. Nesta possível relação homoafetiva, Makoto possui as características de um seme, o ativo, sendo mais alto e tendo um grande instinto protetor, enquanto Haruka se encaixa no perfil de um uke, o passivo, por sua altura e traços mais suaves. Há ainda a cena da respiração boca a

boca, ainda que inconclusa, entre os dois personagens, e esta traz uma forte homoafetividade ao ato que se assemelha a um beijo.

Figura 7 -Haruka toca o rosto do amigo afogado

Figura 8 - Haruka sente o batimento cardíaco de Makoto

Figura 10 - Por um brevo momento, as bocas de Haruka e Makoto se tocam

3.3.2. Rei e Nagisa

É Nagisa quem consegue convencer Rei a entrar para o clube de natação, perseguindo-o durante dias para conseguir seu objetivo. Em seguida é ele quem dá lições de natação ao amigo e até mesmo lhe empresta trajes de banho. Ambos estão na mesma sala de aula. Embora não sejam amigos de infância, como ocorre com os demais personagens, a amizade repentina é intensa para ambos os personagens.

Rei apenas revela seu lado cômico quando está na presença de Nagisa, e este, de todos os seus amigos, prefere pregar peças e fazer brincadeiras com Rei. Costumam dividir o mesmo espaço quando o time se hospeda em barracas ou hotéis e, quando é necessáriauma divisão em grupos, Nagisa e Rei costumam ir juntos, enquanto Makoto fica com Haruka. Nagisa, por ser mais baixo, possuir traços mais femininos e ser um pouco infantil, representa o passivo, enquanto Rei, mais alto, mais masculino e mais sério, representa o ativo.

Figura 11- Nagisa cochila no ombro de Rei

3.3.3. Haruka e Rin

Embora ambos sejam rivais, existe uma sexualidade latente na relação de rivalidade dos dois personagens. Rin não aceita perder para Haruka, enquanto este, mesmo desprovido de fortes motivações, tem sua competitividade despertada apenas com as provocações de Rin. Tranquilo e indiferente a quase tudo ao seu redor, Haruka somente consegue ser irritado por Rin, que parece sentir satisfação ao causar estas emoções no amigo de infância.

A extrema agressividade de Rin, especialmente com Haruka, esconde na verdade, sentimentos de carinho e preocupação e, para o espectador, dão margem a outros tipos de interpretação destes sentimentos. Lembrando que nos ideais de relacionamento entre uke e seme temos o uke como um personagem mais ligado aos sentimentos, podendo demonstrá-los através de comportamento infantilizado, animado, ou mesmo pelo excesso de agressividade.

O uke tem pouco ou nenhum controle sobre seus sentimentos, por isso chora e irrita-se com mais facilidade, enquanto o seme possui bastante controle emocional, chegando ao ponto de ser frio, pois sentimentos são vistos como uma característica feminina, enquanto a ausência deles é tida como uma característica masculina. O lado sentimental de Rin faz com que ele possa ser identificado como o passivo da relação, embora possua a mesma altura que Haruka, enquanto Haruka passa de passivo para ativo quando seu pairing é com Rin.

Figura 12 - Rin se enfurece com Haruka

Figura 13 - Rin mostra seu lado sentimental oculto a Haruka

3.3.4. Rin e Nitori

Existe uma relação de veterano e calouro na qual Nitori possui grande admiração por Rin, e este, embora não pareça corresponder aos mesmos sentimentos, tem uma relação amável de tutoria e apoio ao amigo, com quem, inclusive, divide o dormitório do colégio masculino Samezuka.

Nitori é o apoio emocional de Rin quando este corta relações com seu antigo time, e por conta de sua admiração, estatura, tipo físico e apoio, Nitori seria o uke e Rin, o seme. Novamente, existe uma inversão de papéis sexuais para Rin, que, ao contrário de quando é pareado com Haruka, é o uke. Como esta relação amorosa não é canônica, os papéis não são fixos, portanto, um personagem tido como o ativo de uma relação, quando pareado a outro personagem, pode ter seu papel invertido, já que os fatores que determinam este papel são um conjunto de características que mudam conforme o personagem é pareado com outro. Por exemplo, a ausência de emoções de

Haruka faz com que ele seja visto como o ativo na relação com Rin, mas quando pareado com Makoto, que é mais alto, protetor e mais forte, Haruka torna-se o passivo.

O papel de um personagem em uma relação depende da personalidade do personagem com o qual será pareado. Para estes casos, denomina-se o personagem que ora comporta-se como passivo e ora como ativo de “seke”, uma mescla das primeiras sílabas dos nomes “seme” e “uke”.

3.3.5. Triângulos Amorosos

Na série, é difícil obter um One True Pairing62, o que acaba gerando um tipo de

triângulo amoroso que pode ocorrer como Haruka-Makoto-Rin e Rin-Haruka-Nitori, uma vez que estes personagens possuem afinidade ou tensão sexual com mais de um personagem. É visível na série que Makoto sente um incômodo quando Rin machuca os sentimentos de Haruka, da mesma maneira que se nota o mesmo incômodo em Nitori, quando o oposto ocorre.

Nota-se uma tendência nas animações esportivas atuais de colocar uma sutil relação homoafetiva nos personagens, como acontece com Haikyuu!! (2014), sobre vôlei, e Yuri!!! On Ice (2016), sobre patinação no gelo. É possível verificar que essa tendência é visível após o ano de 2013.

Possivelmente, devido ao sucesso de Free! outras produtoras resolveram fazer uso do chamado queerbaiting63, ou seja, animações com sutil teor homossexual, nas

quais as relações homossexuais não serão desenvolvidas, permitindo que a produtora fique em uma posição neutra sobre a homossexualidade. A homossexualidade ainda é uma questão tabu no Japão (MCLELLAND, 2006) embora conquiste fãs da comunidade LGBT, simpatizantes e o fandom yaoi, conforme mencionado anteriormente.

62Do inglês, um casal verdadeiro. Casal canônico em uma história ou o favorito de uma pessoa. 63Disponível em: <http://www.rukhnoteikoku.com/2016/05/vamos-problematizar-queerbaiting-e-

suas.html>.