• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 6. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.2. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS

6.2.5. Hipóteses relativas aos indicadores de informação

Hipótese 1: Os cidadãos estão cientes da existência de ecopontos na sua área de

residência;

O teste a esta hipótese foi efetuado com base na tabela 26.

Cerca de 92% dos inquiridos responderam ter conhecimentos da existência de contentores para colocar a reciclagem na sua área residencial, porém apenas 73% responderam fazer a separação dos resíduos, pelo que se pode aferir que a “não existência de ecopontos” não é uma justificativa para a não separação.

Aproximadamente 96% dos inquiridos que separam os resíduos afirmaram existir, na sua zona residencial, contentores para colocar os resíduos para reciclagem. No caso dos

104

indivíduos que não separam, cerca de 81% disseram saber da existência dos sistemas de deposição referidos. Posto isto, pode-se dizer que a hipótese formulada é verdadeira.

Tabela 26 Dados obtidos no programa SPSS após tabulação cruzada entre as variáveis "1.3. Em sua casa costuma separar os resíduos” e “1.1. Na sua área residencial existem contentores para colocar os resíduos para a

reciclagem?”

1.3 Em sua casa costuma separar os resíduos

Total

Sim Não

1.1 Na sua área residencial existem contentores para colocar

resíduos para a reciclagem? Sim 150 47 197 Não 6 11 17 Total 156 58 214

Hipótese 2: A principal razão para a não separação dos resíduos está relacionada com a

distância, limpeza ou capacidade dos ecopontos (estado geral).

No que concerne à hipótese 2, os resultados obtidos encontram-se na tabela 27. Para os indivíduos que separam os resíduos não será efetuada a análise uma vez que não responderam a esta questão, situação “Não aplicável”.

Entre aqueles que não separam, 31% assumiram que a principal razão para a não separação é o ecoponto se encontrar longe, 19% disseram não ter interesse em separar, 12% atribuíram esta atitude ao facto de se pagar muita na fatura da água e cerca de 9% disseram não ter os meios necessários para a separação, entenda-se os sacos/caixotes para os 3 fluxos. Ninguém atribuiu a não separação ao facto de o ecoponto estar sujo ou cheio.

As opções “Não tenho os meios necessários para a separação em casa”, “Paga-se muito na fatura da água” e “Está-se a tirar postos de trabalho”, foram adicionadas pelos inquiridos em resposta à opção “Outra razão, qual?”.

Desta forma, pode-se concluir que a hipótese formulada é verdadeira, no aspeto em que refere a distância dos ecopontos como principal razão para não separação dos resíduos, mas não no que diz respeito à limpeza e estado dos mesmos.

105 Tabela 27 Dados obtidos no programa SPSS da frequência de respostas dadas à variável “1.4. Razões por que não

separo”

Frequência Percentagem %

Válido Produzo Poucos Resíduos 3 5

Não sei como separar 2 3

Não tenho espaço suficiente 4 7

Tenho falta de tempo 4 7

Não se recebe nada por isso 1 2

O ecoponto está longe 18 31

Nunca pensei nisso 2 3

Não tenho interesse em separar 11 19

Paga-se muito na fatura da água 7 12

"Está-se a tirar postos de

trabalho" 1 2

"Não tenho os meios necessários para a separação em

casa"

5 9

Total 58 100

Hipótese 3: Verifica-se que a população que separa tem mais interesse em enriquecer

os seus conhecimentos sobre o assunto “resíduos” do que a que não separa. Relativamente á hipótese 3, a análise será efetuada com base na tabela 28.

Aqueles que separam (156 em 214), cerca de 53% gostariam possuir mais conhecimentos sobre o tema resíduos, e entre aqueles que não separam (58 em 214), cerca de 48% responderam o mesmo. No geral, 52% dos inquiridos gostariam de enriquecer os seus conhecimentos. A hipótese formulada é verdadeira tendo em conta as percentagens calculadas.

Tabela 28 Dados obtidos no programa SPSS após tabulação cruzada entre as variáveis "1.3. Em sua casa costuma separar os resíduos” e “2.10, Gostaria de possuir mais conhecimentos sobre o tema “Resíduos”?”

1.3 Em sua casa costuma separar os resíduos Total Sim Não 2.10 Gostaria de possuir mais conhecimentos sobre o tema "Resíduos"? Sim 83 28 111 Não 73 30 103 Total 156 58 214

106

Hipótese 4: Prevê-se que a população que separa se sinta mais informada acerca dos

benefícios da separação de resíduos.

Relativamente à hipótese 4, obteve-se a tabela 29. Verifica-se que cerca de 85% dos indivíduos que separam se sentem informados acerca dos benefícios da reciclagem, contrastando com os 58% dos indivíduos que não separam que deram a mesma resposta.

Tabela 29 Dados obtidos no programa SPSS após tabulação cruzada entre as variáveis "1.3. Em sua casa costuma separar os resíduos” e “2.9. Sente-se informado acerca dos benefícios da separação de resíduos?”

1.3 Em sua casa costuma separar os resíduos

Total

Sim Não

2.9 Sente-se informado acerca dos benefícios

da separação de

resíduos?

Sim 133 34 167

Não 23 24 47

Total 156 58 214

Posto isto, pode-se afirmar que a hipótese formulada é verdadeira, e que portanto os indivíduos que separam se sentem mais informados acerca dos benefícios da separação dos resíduos.

A título de curiosidade foi efetuado o cruzamento de dados entre a variável “2.8. Gostaria de possuir mais conhecimentos sobre a temática resíduos?” e a variável “2.9. Sente-se informado acerca dos benefícios da separação dos resíduos?”, obtendo-se a tabela 30.

Tabela 30 Dados obtidos no programa SPSS após tabulação cruzada entre as variáveis "2.10 Gostaria de possuir mais conhecimentos sobre o tema “Resíduos”?” e “2.9. Sente-se informado acerca dos benefícios da separação de

resíduos?”

2.10 Gostaria de possuir mais conhecimentos sobre o

tema "Resíduos"?

Total

Sim Não

2.9 Sente-se informado acerca dos benefícios da separação de resíduos?

Sim 79 88 167

Não 32 15 47

107

Apurou-se que cerca de 68% dos inquiridos que não se sentem informados acerca dos benefícios da separação dos resíduos, gostariam de possuir mais conhecimentos sobre o tema resíduos. Também cerca de 47% dos inquiridos que se sentem informados acerca dos benefícios da separação responderam que gostariam de possuir mais conhecimentos. Tal facto é positivo, permitindo aferir sobre uma boa adesão a uma futura campanha de sensibilização ou formação, sobre a temática resíduos.