• Nenhum resultado encontrado

2.5 Projeto Empreender

2.5.1 Histórico do Projeto Empreender

No primeiro semestre de 1987, o Presidente da Associação Comercial e Industrial - ACI - de Brusque, empresário Carlos Cid Renaux, inicia contatos com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera – HWK, visando uma parceria.

Entre 1987 e 1989 delegações alemãs da HWK e da Sociedade Alemã de Cooperação Técnica - GTZ – visitam a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina - Facisc, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - Sebrae/SC, algumas ACIs e outras entidades. Realiza-se um Seminário de Planejamento, utilizando-se a metodologia Planejamento de Projetos Orientado para Objetivos - ZOPP –, contando com a participação de diretores de ACIs, empresários de micro e pequenas empresas, outras entidades e especialistas alemães. A partir deste planejamento é assinada uma Proposta de Convênio de Cooperação Técnica entre a FACISC, ACI de Joinville e HWK.

Em agosto de 1990, a HWK comunica que o Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento - BTZ - aprovava o financiamento do projeto. Em fevereiro de 1991, chega a Joinville o consultor alemão Rainer Müller-Glodde, representando a HWK, para formar junto com Max Hermann de Joinville a equipe inicial do projeto. Participam as ACIs de Joinville, Brusque e Blumenau.

No primeiro semestre de 1991 se deu a fase experimental, constituída de diagnóstico das ACIs, contatos com micro e pequenas empresas e entidades de apoio, redefinição total do projeto e das primeiras linhas de atuação e criação dos três primeiros Núcleos Setoriais.

Em julho de 1991, efetua-se um novo ZOPP, contanto com a participação da Facisc, ACIs, Micro e Pequenas Empresas, HWK, e GTZ, e em agosto inicia-se a implantação do projeto, com um prazo de duração de 30 meses. O foco do projeto é a “estruturação e melhoria na oferta de serviços nas ACIs e a criação e o desenvolvimento de Núcleos Setoriais”.

A partir do fim de 1992 o projeto expande-se por diversas ACIs e em Julho de 1993 é realizada uma avaliação que resulta no prolongamento do Projeto de Parceria ACI – HWK por mais 3 anos (2ª fase). Para esta nova fase a Fundação para o Desenvolvimento e Qualificação, da Confederação das Câmaras de Indústria e Comércio – DIHT - substitui a GTZ como parceiro administrativo alemão do projeto.

A partir de Dezembro de 1995, diversos workshops entre Facisc, Sebrae/SC e ACIs começam a delinear a difusão da Cooperação ACI-HWK para outras cidades do Estado de Santa Catarina. Nasce nesta oportunidade o embrião de um futuro projeto, que posteriormente se denominaria Projeto Empreender.

A 2ª Fase do projeto é avaliada em Abril de 1996 e um novo ZOPP é realizado, dando início a uma nova estruturação de parceria entre a Fundação Empreender e a HWK, cujo o objetivo foi consolidar o projeto na região norte-nordeste e disseminar nas demais regiões de Santa Catarina, em outros estados brasileiros e países latino-americanos.

Em Agosto de 1996, as então 17 ACIs participantes e a Facisc criam a Fundação Empreender para institucionalizar a cooperação das ACIs e o elo de ligação com a HWK.

No mês de Outubro de 1997, a Facisc e o Sebrae/SC, com o suporte financeiro do Sebrae/Nacional, e com apoio técnico da Fundação Empreender e da HWK, implantam o Projeto Empreender em mais 20 ACIs distribuídas nas demais regiões de Santa Catarina.

Após mais uma avaliação do Projeto em Maio de 1999 o Governo Alemão e a HWK decidem apoiar a fase 2000/2002 que passa a ter como parceiros além da Fundação Empreender e a HWK, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil - CACB - e o Sebrae/Nacional que levam a experiência catarinense a outros estados brasileiros.

No Brasil, o Projeto Empreender conta com a participação de oito estados (Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Sergipe) em 197 municípios que são atendidos através de 197 ACIs. O total de Núcleos Setoriais implantados é de 800 e congregam 4.554 pessoas/empresas, sendo 3.992 empresas formais e 1.722 empresas informais.

No Paraná, o Projeto Empreender teve início no final ano de 1998 através de uma ação piloto na Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC, na qual foram criados três núcleos setoriais. Após essa primeira experiência, em novembro de 1999 o projeto foi expandido para mais 12 ACIs e em outubro de 2000 mais 24 ACIs se integraram ao projeto totalizando 37 ACIs participantes do Projeto Empreender no Paraná. Nestas Associações foram criados 164 Núcleos Setoriais onde participam 2168 pessoas/empresários de 45 setores econômicos diferentes.

A Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) acaba de prestar uma homenagem ao Sebrae/PR por causa dos resultados obtidos no Estado com o Projeto

Empreender, que organiza as micro e pequenas empresas em núcleos setoriais. No Paraná, o Empreender já está em mais de 100 municípios, com cerca de 200 núcleos setoriais e o envolvimento de mais de 2.500 empresas dos mais diversos ramos de atividade. O Sebrae/PR, através do consultor Orestes Hotz, coordenador estadual do programa, recebeu a homenagem pelos melhores resultados obtidos no país através do projeto. A homenagem ainda foi feita em duas outras categorias, a outros estados, sendo a de melhores consultores e pelo melhor relacionamento entre o sistema CACB e o Sebrae.

O Projeto Empreender é executado no Brasil pela CACB em parceria com o Sebrae, tendo como slogam “ Empreender – unir para crescer.” (ANEXO E).

No Paraná, a parceria é entre o Sebrae/PR e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap) e as associações comerciais.

Segundo informe da CACB, o Paraná recebeu a homenagem, no último dia 13, em evento realizado pela entidade em Recife (PE), por alcançar as metas estabelecidas. "As Acis tiveram um elevado envolvimento com o Projeto. O Estado apresentou o maior percentual de empresas filiadas às ACIs; o melhor índice de aprovação do Sebrae, ACI e do Projeto Empreender, segundo avaliação dos consultores do Estado", diz o coordenador executivo nacional do Empreender, Carlos Rezende.

Participaram do evento da CACB em Recife os coordenadores das regiões Norte e Nordeste, dos estados homenageados e os coordenadores do projeto em Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina, além das diretorias da CACB e do Sebrae Nacional.

Fonte: Sebrae-Noticias 16/10/02