• Nenhum resultado encontrado

5. Análise e Discussão de Resultados

5.3. Contagens

5.3.1. Horário da parte da manhã

De uma forma geral, a diferença no tráfego em função das épocas em que foram realizadas as contagens é significativa. Verifica-se que os dados recolhidos nos dias de fim de semana são os que apresentam valores mais reduzidos, seguidos dos recolhidos em época de férias e, por fim, registando valores mais elevados, os dados recolhidos em períodos letivo.

Capítulo 5 Análise e Discussão de Resultados

107 Uma vez que apenas se verifica congestionamento no sentido de entrada no campus na parte da manhã, serão os gráficos referentes à entrada de veículos ligeiros no ponto de acesso A, E, F e H que serão analisados.

5.3.1.1. Acesso A – Rua da Pega

Figura 56. Acesso A, Veículos ligeiros.

No intervalo de análise considerado, verificou-se que a hora de ponta se encontra entre as 8h45 e as 9h45. Contabilizando o total de veículos nessa hora, verifica-se que se registaram 11 veículos ligeiros no sábado e 11 no domingo. Em época de férias, 203 na terça feira, 163 na quarta feira e 209 na quinta feira e, em períodos de aulas, 329 na terça feira, 345 na quarta feira e 362 na quinta feira.

Os valores associados aos fins de semana podem ser considerados constantes durante a contagem, registados entre 0 e 4, contrariamente aos restantes, onde se verifica uma maior variação.

Olhando para valores gerais, tanto em época de férias como de aulas, registou-se um aumento significativo de tráfego a partir das 8h45, encontrando o pico entre as 8h55 e as 9h10, sendo que, posterior e gradualmente, este voltou a reduzir a partir dessa hora.

Análise do Impacto de Grandes Pólos Geradores de Viagens no Desempenho da Infraestrutura

108

É de salientar que este acesso também se destina e serve os moradores da zona Este do campus. Este dado justifica alguns dos valores registados, especialmente, ao fim de semana.

Os resultados obtidos revelaram que, comparativamente ao período letivo, há uma redução de 45% do tráfego em época de férias e 97% ao fim de semana.

5.3.1.2. Acesso E – Entrada Norte da UA

Figura 57. Acesso E, Veículos ligeiros.

No intervalo de análise considerado, verificou-se que a hora de ponta se encontra entre as 8h30 e as 9h30. Contabilizando o total de veículos nessa hora, verifica-se que se registaram 21 veículos ligeiros no sábado e 9 no domingo. Em época de férias, 224 na terça feira, 159 na quarta feira e 164 na quinta feira e, em períodos de aulas, 276 na terça feira, 275 na quarta feira e 268 na quinta feira.

Os valores associados aos fins de semana podem ser considerados constantes durante a contagem, registados entre 0 e 3, contrariamente aos restantes, onde se verifica uma maior variação.

Observando os valores gerais, tanto em época de férias como de aulas, registou-se um aumento significativo de tráfego a partir das 8h40, encontrando o pico entre as 8h40 e as 8h55, sendo que, posterior e gradualmente, este voltou a reduzir a partir dessa hora.

Capítulo 5 Análise e Discussão de Resultados

109 É de salientar que este acesso se encontra próximo da entrada do hospital e de um parque de estacionamento municipal, pelo que é muito utilizado por utentes do hospital que se servem do parque de estacionamento.

Os resultados obtidos revelaram que, comparativamente ao período letivo, há uma redução de 33% do tráfego em época de férias e 96% ao fim de semana.

5.3.1.3. Acesso F – Junto às urgências do hospital

Figura 58. Acesso F, Veículos ligeiros.

No intervalo de análise considerado, verificou-se que a hora de ponta se encontra entre as 8h45 e as 9h45. Contabilizando o total de veículos nessa hora, verifica-se que se registaram 55 veículos ligeiros no sábado e 12 no domingo. Em época de férias, 247 na terça feira, 240 na quarta feira e 243 na quinta feira e, em períodos de aulas, 361 na terça feira, 363 na quarta feira e 386 na quinta feira.

Os valores associados aos fins de semana podem ser considerados constantes durante a contagem, registados entre 0 e 9, contrariamente aos restantes, onde se verifica uma maior variação.

Análise do Impacto de Grandes Pólos Geradores de Viagens no Desempenho da Infraestrutura

110

Olhando para valores gerais, tanto em época de férias como de aulas, registou-se um aumento significativo de tráfego a partir das 8h40, encontrando o pico entre as 9h00 e as 9h15, sendo que, posterior e gradualmente, este voltou a reduzir a partir dessa hora.

Os resultados obtidos revelaram que, comparativamente ao período letivo, há uma redução de 34% do tráfego em época de férias e 91% ao fim de semana.

5.3.1.4. Acesso H – Junto ao pavilhão polidesportivo

Figura 59. Acesso H, Peões.

No intervalo de análise considerado, verificou-se que a hora de ponta se encontra entre as 8h45 e as 9h45. Contabilizando o total de peões nessa hora, verifica-se que se registaram 28 peões no sábado e 16 no domingo. Em época de férias, 111 na terça feira, 104 na quarta feira e 107 na quinta feira e, em períodos de aulas, 767 na terça feira, 686 na quarta feira e 656 na quinta feira.

Os valores associados aos fins de semana podem ser considerados constantes durante a contagem, registados entre 0 e 7, contrariamente aos restantes, onde se verifica uma maior variação.

Capítulo 5 Análise e Discussão de Resultados

111 Olhando para valores gerais, tanto em época de férias como de aulas, registou-se um aumento significativo de peões a partir das 8h45, encontrando o pico entre as 8h55 e as 9h10, sendo que, posterior e gradualmente, este voltou a reduzir a partir dessa hora.

Os resultados obtidos revelaram que, comparativamente ao período letivo, há uma redução de 85% dos peões em época de férias e 97% ao fim de semana.

Documentos relacionados