• Nenhum resultado encontrado

8. Estudo de Caso: Grupo Geobrás

8.4. Identificação dos Modelos e Práticas de Gestão

8.4.1. Gestão de Pessoas

Considerando os níveis hierárquicos da organização, as pessoas são selecionadas e contratadas da seguinte forma:

Gerência

São selecionadas através de assessorias empresariais especializadas na função e contratadas pela organização em regime de experiência de 90 dias e, posteriormente, efetivadas.

Administrativo / Operacional /Gerais

São selecionadas através de agências de emprego, anúncios em jornais, site institucional e indicações pessoais. Esses são contratados em regime efetivo pela empresa ou em regime temporário, através de cooperativas e agências.

No caso de funções como os engenheiros, pertencem ao nível operacional, mas são selecionados e contratados da mesma forma que os gerentes.

Desempenho das pessoas da força de trabalho e das equipes: avaliado e gerenciado Existe um método no qual todos os funcionários são avaliados a cada 90 dias, através de uma ficha que demonstra o desempenho nesse período, e compara com o desempenho no período anterior. O resultado é avaliado e gerenciado pelo respectivo superior, cabendo a esse, decisões como demissões e recolocações.

A remuneração é baseada na média do mercado, de acordo com as determinações do sindicato, para as categorias. Existe um diferencial no salário dos funcionários que possuem cargos parecidos, porém, com maiores exigências de qualificações e responsabilidades.

O reconhecimento se dá conforme o desempenho e interesse de cada funcionário em desenvolver com eficiência e eficácia suas tarefas. Portanto, esse comportamento é avaliado pelos encarregados envolvidos com a execução dessas tarefas. Determinado encarregado, observando o bom desempenho e disposição do funcionário, faz uma recomendação, através da ficha de avaliação citada. Após a análise pelo superior responsável, é concedido o reconhecimento em forma de promoções e/ou financeiro.

A organização colabora para a melhoria de qualidade de vida de sua força de trabalho Embora seja difícil obter uma definição exata do conceito de motivação, adotamos que, a motivação constituiu um importante campo do conhecimento da natureza e do comportamento humanos e que de modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma.

Sendo assim, o incentivo e a motivação no grupo Geobrás são muito presentes no dia-a-dia. Aos funcionários que demonstram dedicação e interesse são oferecidos cursos, palestras e outros eventos dessa natureza, que possibilitam o crescimento intelectual, profissional e, portanto, pessoal.

Para a empresa, não se trata apenas de incentivo, mas também de investimento, pois o funcionário se torna satisfeito e mais preparado para desempenhar suas funções e assim, garantir bons resultados para a empresa.

Um exemplo simples desse evento, ocorre quando um funcionário dedicado tem interesse em saber interpretar o desenho de uma peça que deve ser preparada na oficina para ser encaminhada à obra, mas não tem conhecimento técnico para isso. Então, considerando o interesse e o potencial do funcionário é oferecido um curso de Interpretação de desenhos e assim por diante, em todas as áreas.

Para o funcionário, mesmo considerando a idéia de que “ninguém motiva ninguém a nada”, esse incentivo reflete em sua motivação, uma vez que o benefício foi concedido conforme seus méritos e é tornado público.

com a organização, criando-se um ciclo contínuo de melhoria.

8.4.2. Gestão de Operações Produtivas

A gestão da operação produtiva como apoio na estratégia da organização

Com uma produção eficaz e eficiente, principalmente na confiabilidade, que significa cumprir prazos de entrega, a empresa pode construir suas estratégias de rendas financeiras e outras. No ramo de atividade da Geobrasileira, a confiabilidade e a velocidade não são diferenciais e sim requisitos essenciais para a perpetuação no mercado, além do requisito da qualidade. Nesse sentido, as obras são realizadas com a mais alta tecnologia e mão-de-obra qualificada que garantem a qualidade. Por outro lado, a gestão da produção é realizada com um controle rigoroso de prazos, visando a entrega no prazo e muitas vezes, antecipada, e assim diminuindo custos e criando uma boa bagagem em experiência no setor.

As necessidades e satisfação dos clientes

A gestão de operações produtivas da Geobrasileira é envolvida diretamente com o cliente, uma vez que o foco consiste na velocidade da produção e, conseqüentemente, na entrega no prazo.

Nesse contexto, a Geobrasileira se preocupa em transmitir aos funcionários da produção as necessidades e expectativas de cada cliente, conforme cada obra. Com a nova gestão, desde 1999, existe um processo de conscientização dos funcionários que objetiva o atendimento total às expectativas dos clientes. No curto prazo, essa estratégia proporcionou bons resultados nesse sentido.

De acordo com cada obra, a Geobrasileira ainda se preocupa com a necessidade de maior investimento em tecnologia. Qualquer que seja o objetivo estratégico da empresa ou a exata funcionalidade da tecnologia, os capitais significativos investidos nesses sistemas devem refletir um convencimento dos responsáveis pela gestão, de que oferecem respostas para as pressões do mercado competitivo e para atender a demanda por produtos e serviços de alta qualidade.

Com essa consciência e com o investimento em tecnologia e no capital humano, a Geobrasileira acredita estar atendendo às necessidades e expectativas de seus clientes, o que fortalece as alianças estratégicas.

A Administração da produção é a principal responsável pela preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável. Para atender a essas questões, a responsabilidade dessa área é dobrada, por ser igualmente responsável pela realização dos processos que trazem lucro para a organização.

Ser responsável e eficaz nesses dois campos de atuação requer mais que habilidade em Administração, pois se não houver uma conduta ética por parte dos dirigentes e um trabalho de conscientização para com os envolvidos, não será possível conciliar as duas necessidades. No caso da Geobrasileira, existe o projeto de conscientização e ainda uma política de contratação de empresas terceirizadas, especializadas em preservação do meio ambiente. Essa contratação é realizada de acordo com a necessidade de cada obra, como por exemplo, uma obra realizada no Porto de Itaguaí-RJ, para a empresa Companhia Vale do Rio Doce, na qual foram exigidos certificados aprovados no sentido de preservação do meio ambiente. Para atender a essa exigência do cliente, a Geobrasileira contratou uma empresa da região, especializada no assunto, pois, sendo conhecedora da região, teria melhores condições de orientar sobre diversos fatores, como: melhor local para depósito e retirada de entulhos, normas da vigilância da região, entre outros.

Dessa forma, a empresa atende às exigências dos clientes e dos órgãos controladores do assunto, mantém parcerias importantes, demonstra eficiência e eficácia em suas relações, que garantem o lucro e sua perpetuação no mercado e ainda age de acordo com o desenvolvimento sustentável, melhorando sua imagem perante aos clientes e à sociedade.

8.4.3. Fornecedores são selecionados, qualificados e avaliados

A correta seleção dos fornecedores a serem consultados é etapa de extrema importância para a obtenção das condições comerciais mais vantajosas para a organização.

Somente obteremos sucesso se escolhermos os fornecedores que melhor representam o mercado num todo. Daí o cuidado na seleção dos fornecedores.

A melhor fonte de informação para essa seleção é um grande banco de dados atualizado ao longo dos anos. Quando bem estruturado é alvo de manutenção permanente de informações, oferecendo maciça contribuição para escolha dos fornecedores mais adequados para cada situação.

Outro aspecto importante, embora mais associado aos processos de cadastro propriamente, refere-se à exigência do atendimento a normas ISO, entre outras. Muitas empresas

determinam que somente fornecedores certificados nessas normas devem ser consultados. Entendemos que os fornecedores devem ser rigorosamente qualificados para fornecer materiais e serviços à Geobrasileira, de acordo com suas exigências. Nessa linha, a empresa solicita documentos que demonstrem algumas capacidades adquiridas ao longo do tempo, inclusive para efeito de autorização legal para executar determinada atividade ou fornecer certos materiais.

Preenchimento dos dados cadastrais através de uma ficha que a Geobrasileira fornece. Após a avaliação dos dados cadastrais e suporte documental, será aprovado ou não o cadastro para fornecimento de materiais e/ou serviços. Cada fornecedor aprovado é chamado para apresentação da política da empresa e acordo de fornecimento, cronograma, forma de pagamento, entre outras informações, inclusive com a participação do departamento ao qual o material fornecido atenderá.

Fornecedores

Os fornecedores são envolvidos e comprometidos com os valores e os princípios organizacionais. Incluindo aspectos relativos à segurança e à saúde

O comprometimento e o envolvimento dos fornecedores estão diretamente relacionados com a eficácia dos serviços da Geobrasileira.

O processo chave da organização é totalmente comprometido com a qualidade, a velocidade e a confiabilidade do fornecedor, pois em uma obra os materiais e as máquinas devem apresentar-se de forma adequadas e no tempo estimado.

Os principais produtos utilizados nas obras, como os equipamentos de perfuração e seus componentes, também têm essas características, sendo totalmente responsáveis pela segurança e sucesso desses serviços.

Nesse sentido, os fornecedores também se favorecem com seu próprio comprometimento, com a certeza de parcerias futuras.

Documentos relacionados