• Nenhum resultado encontrado

Identificação do tema, seleção da questão da pesquisa e definição dos objetivos, método e dos descritores ou palavras chave.

Número de Matrículas

Etapa 1 Identificação do tema, seleção da questão da pesquisa e definição dos objetivos, método e dos descritores ou palavras chave.

O tema que nos instigou a realizar a presente pesquisa foi a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual matriculados no Ensino Fundamental. Diante das inúmeras questões que podem ser suscitadas por essa temática, propomos, então, como questão de pesquisa, responder - Como professores da sala regular, do Ensino Fundamental, vêm realizando as avaliações da aprendizagem escolar de seus alunos com deficiência intelectual? O que a produção acadêmica brasileira nos revela?

Diante deste questionamento, nos vimos profundamente instigados a responder essa questão, já que ela integra aspectos da produção acadêmica brasileira (Teses e Dissertações), da avaliação da aprendizagem e a deficiência intelectual, que é uma das especificidades que mais desafiam a prática pedagógica do professor voltada para o público-alvo da Educação Especial.

Conforme já mencionamos, para responder à questão da pesquisa, estabelecemos como objetivos:

 Geral:

Realizar um balanço e análise da produção acadêmica brasileira sobre a avaliação da aprendizagem escolar de alunos com deficiência intelectual, matriculados em sala de aula comum do Ensino Fundamental.

 Específicos:

a) Identificar na produção acadêmica brasileira de Teses e Dissertações as concepções dos professores do ensino regular sobre avaliação da aprendizagem escolar e deficiência intelectual;

b) Verificar quais e de que maneiras os instrumentos avaliativos da aprendizagem escolar são utilizados pelos professores do ensino regular para alunos com deficiência intelectual.

Com esses objetivos propomos lançar o olhar sobre como professores da sala regular vêm realizando as avaliações da aprendizagem ou de rendimento escolar de seus alunos com deficiência intelectual, a partir do que já foi produzido nos programas brasileiro de Pós-Graduação stricto sensu. Nossa intenção foi também de conhecer o modus operandi realizado pelo professor da sala regular em relação a avaliação desse estudante, ou seja, identificar os elementos que constituem os procedimentos avaliativos do professor da sala regular (concepções, instrumentos, planejamento, adaptação etc) quanto a esses estudantes.

Para o método foi selecionada a Revisão Sistemática por meio da Revisão Integrativa da Literatura para a realização desta pesquisa. Através deste método nos propomos realizar uma pesquisa que pudesse conciliar aspectos descritivos de como os professores da sala regular realizam a avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, numa pesquisa reflexiva e crítica dos dados fornecidos pelas Teses e Dissertações pesquisadas.

Os descritores ou palavras-chave selecionados para as nossas buscas foram avaliação e deficiência intelectual9, com o uso do operador booleano “AND” (conforme tabela 1). A escolha desses dois descritores deu-se em razão deles reunirem de maneira abrangente e ao mesmo tempo delimitado os conceitos que consideramos mais importantes para atingir os objetivos pretendidos em nossa pesquisa. Com eles pudemos garantir a recuperação da a produção de Teses e Dissertações, que tratam da temática da avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, disponível na base de dados selecionadas.

Assim, definidos nosso tema, nossa questão de pesquisa, nossos objetivos, nosso método de trabalho e os descritores ou palavras-chave para nossa busca, passamos para a etapa seguinte destinada a definir os critérios de inclusão e exclusão, os locais de pesquisa e a busca propriamente.

9 Optou-se pela terminologia que vem sendo utilizada na literatura atual acerca desta

especificidade. Vale ressaltar que, apesar de a “Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual” ter sido aprovada em Montreal, no Canadá, em 2004, o termo só foi mudado oficialmente em janeiro de 2007, ocasião em que a AAMR (Associação Americana de Retardo Mental) muda para AAIDD (Associação Americana em Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento). Porém, o novo Manual só foi publicado em 2010, na sua 11ª edição, com o título Deficiência Intelectual – Definição, Classificação e Sistemas de Suporte (ALMEIDA, 2012, p.54).

Etapa 2 – Busca da literatura, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, definição e conhecimento da base de dados.

Definidos os aspectos da etapa 1, o próximo passo consistiu na escolha e definição da base de dados, dos critérios de inclusão e exclusão aplicáveis à seleção das literaturas ou pesquisas e a busca da literatura pertinente.

Foi definido que a literatura que seria considerada como fonte para a presente pesquisa seriam as Teses e Dissertações que tratassem do nosso tema – avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A escolha destas fontes considerou o fato das Teses e Dissertações serem comunicações de cunho científico e que se submetem ao rigor metodológico para atingir a finalidade a que se destinam.

Definimos como local para a coleta das fontes a base de dados eletrônica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)10 e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)11.

A BDTD é uma plataforma que integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das Teses e Dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa e permite acesso a essa produção científica livre de quaisquer custos. Ela opera em dois níveis de integração: para instituições que já possuem um repositório de Teses e Dissertações usando tecnologia própria e, no caso das instituições que desejam implantar suas bibliotecas digitais e se integrar à BDTD, ela tem um sistema que gera bibliotecas digitais de Teses e Dissertações institucionais.

A CAPES, por sua vez, é uma Fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da Pós-Graduação stricto sensu em todos os estados do país. Dentre as suas atividades está: a avaliação da Pós-Graduação stricto sensu; o acesso e divulgação da produção científica; os investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; a promoção da cooperação científica internacional; e a indução e fomento da formação inicial e

10 Disponível na webpage: http://www.periodicos.capes.gov.br/ 11 Disponível na webpage: http://bdtd.ibict.br/

continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

As referidas bases de dados foram escolhidas por serem veículos que vêm contribuindo para a disponibilização de Teses e Dissertações brasileiras e estrangeiras na internet. Ambas têm conferido maior visibilidade à produção científica nacional e promovido ampla difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral.

Para a busca, propriamente dita, foram utilizados os descritores previamente selecionados - “deficiência Intelectual” e “avaliação” e, posteriormente, os critérios de inclusão e exclusão. A seleção dos trabalhos para esta pesquisa obedeceu algumas fases, como veremos na próxima etapa.

Para o uso dos critérios de inclusão e exclusão foram obedecidas algumas etapas.

Para a primeira inclusão das Teses e Dissertações nesta pesquisa levou-se em consideração as informações contidas nos títulos das mesmas, ou seja, os títulos dos trabalhos deveriam conter o termo avaliação e/ou deficiência intelectual e, caso não trouxessem um ou os dois termos, seria excluída.

Na segunda seleção dos trabalhos, levaram-se em consideração as informações contidas nos resumos dos mesmos, ou seja, os resumos dos trabalhos deveriam definir para critérios de inclusão: como participantes, nas pesquisas dos trabalhos selecionados, professores com aluno com deficiência intelectual incluso na sala regular; o Ensino Fundamental como etapa escolar de referência; tratar da avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. E como critérios de exclusão: não ter como participantes professores com aluno com deficiência intelectual incluso na sala regular; não ter o Ensino Fundamental como etapa escolar de referência; não tratar da avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual; trabalhos duplicados.

Etapa 3 – Identificação de estratégias de pré-seleção e seleção, extração informações e organização dos trabalhos selecionados.

A estratégia de pré-seleção e seleção dos trabalhos para a pesquisa seguiu algumas fases.

A primeira fase compreendeu a pré-seleção das fontes. Esta pré- seleção consistiu na busca das Teses e Dissertações nas duas bases de dados – BDTD e CAPES, através dos descritores - deficiência intelectual e avaliação, previamente selecionados e que se encontravam relacionados à temática escolhida.

Na base de dados da CAPES foram encontrados 223 trabalhos entre Teses e Dissertações para os descritores “Deficiência intelectual” AND Avaliação.

Na base de dados da BDTD foram encontrados 12 trabalhos entre Teses e Dissertações para os descritores “Deficiência intelectual” AND Avaliação.

Desta forma, as duas bases de dados forneceram o total de 235 Teses e Dissertações (conforme quadro 1).

Quadro 1 – Quantitativo de Teses e Dissertações encontradas na base de dados da CAPES e BDTD - 1ª fase da etapa 2.

DESCRITORES BASE DE DADOS QUANTIDADE DE TRABALHOS