• Nenhum resultado encontrado

Identificando movimentos sociais contemporâneos no Brasil

No documento GUILHERME NOGUEIRA MAGALHÃES MUZULON (páginas 69-72)

CAPÍTULO 2 – O PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO EM

2.6. Identificando movimentos sociais contemporâneos no Brasil

No processo de seleção de livros didáticos de História de Ensino Médio distribuídos e trabalhados em Escolas Estaduais de Dourados delineou-se dois conjuntos de fontes históricas para análise das representações de movimentos sociais contemporâneos no Brasil. Cada conjunto é referente ao Guia do Programa do Livro em que a fonte foi resenhada. O primeiro conjunto compreende os livros didáticos de n.º 1, 2 e 3, editados em 2005 e incluídos no Guia do PNLEM/2008. O segundo conjunto compreende os livros didáticos de n.º 4, 5, 6, 7, 8, incluídos no Guia do PNLD/2012.

Após o primeiro contato, foi propício elaborar um filtro para o mapeamento das representações. Afinal, não seria interessante coletar todas as imagens e textos de cada livro didático para análise. Delimitou-se àquelas que atribuem significados aos movimentos sociais contemporâneos do contexto brasileiro. Para o mapeamento foi necessário responder a uma pergunta: quais informações textuais e imagéticas compõem as representações de interesse desta pesquisa? O primeiro passo foi identificar os elementos textuais e imagéticos associáveis ao conceito de movimento social proposto pelas leituras

68. Junto a isso, reservou-se atenção para eventuais concepções contidas nas fontes, aqui

entendidas como genuínas. Quanto a esse segundo fator, foi preciso sondar os livros didáticos do início ao fim, extrapolando as informações pertencentes ao recorte do tempo presente nas fontes. O resultado disso foi a constatação de que o termo movimento social foi utilizado nos livros didáticos analisados para se referir a ações coletivas e organizações de pessoas em épocas remotas. Os livros apresentam o termo nos recortes do século XIX e, com mais frequência, a partir do início do século XX, o que dificultou o mapeamento do uso do conceito em tempos recentes da História do Brasil. Após as primeiras leituras foi possível elaborar duas listas. Uma contém os elementos textuais que, se associados, podem

construir um sentido ou levar o leitor ao significado, ainda que implícito, de movimento social. A outra lista contém os elementos imagéticos que, se lidos textualmente em situações quase sempre vinculadas a alguma ação, também evocam movimentos sociais. Na leitura inicial foi feito um rastreio do termo movimento social de maneira literal. Marcou-se sua associação a outros termos que promovessem o sentido de ação coletiva, mobilização e manifestação popular com pautas que se identificavam ou interligadas em rede, bem como luta, reivindicação, dentre outros.

Através dos quadros 5 e 6 apresenta-se os termos encontrados nos livros didáticos de História selecionados para análise que se identificam com ações coletivas e, consequentemente, ao que se compreende como movimento social.

Quadro 5: Elementos textuais significantes de movimento social

Associação Marcha Resistência

Cidadania Militância Revolta

Greve Mobilização

Luta Organização

Manifestação Protesto

Quadro 6: Elementos imagéticos significantes de movimento social

Armas em uso Faixa Violência

Bandeiras erguidas Luta

Espaço urbano Multidão

Exército Protesto

Euforia Punho cerrado

Após a sondagem foi possível identificar movimentos sociais representados nos capítulos que tratassem da História do Brasil a partir do regime militar, isto é, do tempo presente, conforme o Quadro 7.

Quadro 7: Movimentos Sociais mapeados em Livros Didáticos

Conjunto de fontes – PNLEM/2008 Conjunto de fontes – PNLD/2012

1. Ação Libertadora Nacional (ALN) Anistia ampla, geral irrestrita

2. Anistia ampla, geral irrestrita Diretas Já!

3. Diretas Já! Fora, Collor!; Caras-pintadas

4. Fora, Collor! Marcha da Família com Deus pela Liberdade

5. Frente Ampla Movimento Ambientalista

6. III Fórum Social Mundial Movimento Camponês

7. Marcha da Família Movimento Contra as Privatizações

8. Movimento Camponês Movimento Grevista

9. Movimentos Feministas Conservadores Movimento Indígena

10. Movimento de Oposição Movimento da Guerrilha do Araguaia

11. Movimento do Regime Militar Movimento das Mulheres

12. Movimento dos Metalúrgicos do ABC Paulista Movimentos de Bairro

13. Movimento dos Sem Terra Movimento de Oposição à Ditadura

14. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem

Terra Movimento do Custo de Vida

16. Movimento guerrilheiro urbano Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

17. Movimento Operário Movimento Estudantil

18. Movimento Operário-Sindical Movimento Negro Unificado

19. Movimento Político-Militar Movimento Operário

20. Movimento Revolução 8 de Outubro (MR-8) Movimento Sindical

21. Movimento Sindical Movimento Social Contra a Criminalidade no

Alagoas

22. Movimento Tropicalista

23. Movimento Unificado Contra a Discriminação

Racial (MUCDR)

Como se vê, no primeiro conjunto que compreende três livros didáticos, sendo dois volumes únicos e o terceiro volume de uma coleção, foi possível encontrar vinte e um movimentos sociais representados. Nem todos os movimentos estão presentes em todos os livros didáticos, devendo-se considerar a dificuldade em perceber como movimento social algumas mobilizações e ações coletivas e essa discussão é feita com mais atenção em breve.

No segundo conjunto houve um cuidado maior em não associar os movimentos de guerrilha urbana e de lutas armadas contra a ditadura militar, por exemplo, a movimentos sociais. Boa parte dos movimentos sociais se repete, mas nos livros didáticos do PNLD/2012 é evidente o aumento do número de representações.

De antemão, é importante perceber que o primeiro conjunto de livros didáticos evocou movimentos sociais mais remotos e não se preocupou em demasia com as ações coletivas mais atuais. No segundo conjunto, chama atenção a inclusão de movimentos sociais mais recentes.

No documento GUILHERME NOGUEIRA MAGALHÃES MUZULON (páginas 69-72)