• Nenhum resultado encontrado

Identificar, Compreender e Usar Cenários de Riscos Atuais e Futuros

Ligaçõ es dos indicadores Nacionais de Sendai com a proposta Global Principio 1: Organizar para a Resiliência

Principio 2: Identificar, Compreender e Usar Cenários de Riscos Atuais e Futuros

Global Nacional

Meta G

Aumentar substancialmente a

disponibilidade de acesso aos sistemas de alerta precoce de vários perigos e informações dos riscos de catástrofes e avaliações para as pessoas até 2030 G-5 Número dos países que têm informações acessíveis, compreensíveis, úteis e relevantes sobre riscos de catástrofes e avaliação disponível para as pessoas a nível nacional e local

A4: Revisão pós-Catástrofe: O país tem uma política ou estratégia para realizar avaliações pós-Catástrofe utilizando uma metodologia / diretriz acordada para rever a causalidade de catástrofes, ocorrência e resposta / recuperação com base em evidências (S / N)?

A7: Avaliações dos riscos; O governo é legalmente ou por política nacional exigido para realizar avaliações dos riscos de acordo com as diretrizes acordadas em setores relevantes, incluindo instalações e infraestrutura vital (energia, redes de água e transporte, hospitais etc.)? (S/N)

A8: Perfil do risco e vários perigos: O país tem um perfil de todos os principais riscos que o país está exposto? (S / N) (META (g))

A9: Avaliação do risco a nível sectorial O principal sector do desenvolvimento já implementou a avaliação do risco? (S/N) A10: Avaliações do risco a nível local: O país exige legalmente que o governo local desenvolva avaliações do risco? (S/N)

A11: Mapas do Risco e Perigo: Os governos locais são legalmente obrigados a desenvolver e utilizar os mapas do risco e perigo? (S/N) A15: Plataforma abeta dos dados: O país tem políticas e normas em vigor para desenvolver e manter uma plataforma dos dados, permitindo que as pessoas e atores acessem e troquem informações relacionadas a riscos, como exposição a riscos não sensíveis, vulnerabilidade, riscos, catástrofes e perda desagregada das informações. (S/N)

109

Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres Ferramenta de Auto-Avaliação de Resiliência face a Desastres a Nível Local

Principio 3: Fortalecer a Capacidade Financeira para a Resiliência

Global Nacional

Nenhuma é diretamente relevante, embora a meta global F possa ser tangencialmente relevante para cidades nos países em desenvolvimento:

F-1 (composto) Suporte total oficial internacional (ODA mais outros fluxos oficiais) para ações nacionais da RRC. Relatórios de

provisão ou recepção da cooperação internacional para RRC será feita de acordo com as modalidades aplicadas nos respectivos países. Países beneficiários são encorajados a fornecer informações sobre o montante estimado das despesas nacionais da RRC.

A13: Análise de custos-benefícios: Existe uma abordagem ou metodologia normalizada para calcular os custos e benefícios da redução dos riscos de catástrofes ao determinar os investimentos públicos? (S/N)

E1 (C1): Orçamento: O país tem uma linha de orçamento dedicadoa à redução dos riscos de catástrofes que pode ser acessada por setores e governos locais para todos os Aspetos da RRC, incluindo a prevenção de geração de novos riscos de catástrofes (S/N), reduzir risco de catástrofes existentes (S/N), aumentar a preparação para recuperação e resposta (S/N), recuperação e resposta (S/N) e reconstrução (S/N)?

E3 (C42): Plano do investimento público: A questão do risco de Catástrofe está incluído no plano do investimento público? (S/N) E4 (C43): Critério do investimento público: O governo nacional institucionaliza através de políticas ou leis a avaliação do benefício da redução/prevenção de risco de Catástrofe, como critérios de tomada de decisão para todos os projetos ou os de grande escala de investimento público? (S/N)

E50 (C21): Fundo de contingência: O país tem um fundo de contingência (dinheiro acumulado ao longo dos anos)? (S/N)

E51 (C22): Alocação do orçamento anual para contingência: O país tem uma política para reservar certa % do orçamento para emergências? (S/N)

E60 (C47): Promoção dos investimentos: A gestão do risco de catástrofes está integrada nas políticas de promoção de investimentos, incluindo a configuração do local de Zonas Económicas Especiais (ZEEs)? (S/N)

E61 (C48): Política do IDE: O país tem um regime (com base na lei ou programa) para fornecer incentivos financeiros (subsídios ou isenção de impostos) para o investimento directo estrangeiro de risco sensível? (S/N)

Principio 4: Prosseguir com o Design e Desenvolvimento Urbano Resiliente

Global Nacional

B11: RRC no plano do desenvolvimento local: A RRC é legalmente exigida para ser integrada dentro do plano do desenvolvimento local? (S/N)

B16: Execução: Pode a não-conformidade com disposições de reforço de segurança existentes das leis sectoriais e regulamentos (por exemplo: planeamento urbano e uso de terra, construção de códigos, gestão ambiental e de recursos de segurança de saúde) acompanhados por riscos de geração maliciosos ou transferência ser legalmente definida e julgada como sendo uma violação da lei no direito civil (S/N), direito penal (S/N) e/ou direito administrativo (S/N)?

B17: Padrões de qualidade: O país tem normas de qualidade, tais como certificações e prémios para a RRC, com a participação do sector privado, sociedade civil, associações profissionais, organizações científicas ou das Nações Unidas? (S/N)

E23 (C50): Infraestrutura sensível ao risco: Existem leis e políticas para garantir que o risco de catástrofe é integrado dentro do código do projeto de engenharia e critérios de seleção do local de todas as obras públicas e infraestrutura? (S/N)

E37 (C54): Política de regulamento de uso do solo e planeamento (incluindo o planeamento urbano): São considerações de risco de catástrofes consideradas nas normas, regulamentos e leis de planeamento do uso do solo? (S/N)

E39 (C55): Códigos de construção: O país tem códigos de construção que consideram os riscos de catástrofes? (S/N)

E45 (C57): Desenvolvimento urbano inclusivo: Existem leis ou políticas que facilitam o acesso à terra segura (por exemplo locais publicamente fornecidos e inspeccionados) e o risco de redução de infra-estrutura para famílias de baixa renda? (S/N)

E78 (C70): Desenvolvimento comercial da agricultura e da terra: Existem leis ou políticas que regulam a aquisição e utilização de terras produtivas por investidores nacionais e internacionais, numa perspectiva de risco de catástrofes (S/N)?

Ferramenta de Auto-Avaliação de Resiliência face a Desastres a Nível Local Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres

Documentos relacionados