• Nenhum resultado encontrado

Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX Unidade 2 – O agudizar das tensões políticas e sociais e partir dos anos

Planificações das aulas lecionadas

Módulo 7: Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX Unidade 2 – O agudizar das tensões políticas e sociais e partir dos anos

Sumário: A intervenção do Estado na economia: o New Deal. A resposta das democracias liberais.

Conteúdos Conceitos Conhecimentos /

Competências Metodologias / Estratégias

Avaliação / Instrumentos N.º de aulas 2.3. A resistência das democracias liberais - O intervencionismo do Estado - Os governos de Frente Popular e a mobilização dos cidadãos

- Intervencionismo - Estado-Providência - Frente Popular

- Identificar os fatores que motivaram o intervencionismo do Estado na economia.

- Enunciar os princípios defendidos por Keynes. - Explicitar as medidas

implementadas na primeira e na segunda fase do New Deal. - Identificar os fatores da crise vivida em França nos anos 30. - Enunciar as medidas implementadas pela Frente Popular espanhola.

- Referir as consequências da ação da Frente Popular em França e em Espanha.

- Diálogo orientado pelo professor para a introdução e enquadramento espaciotemporal do tema, com recurso ao PowerPoint. - Análise de documentos de natureza diversa: imagens, textos e gráficos.

- Breve visita ao museu virtual Franklin Delano Roosevelt. - Realização dos exercícios propostos no manual escolar.

- Registo do interesse, participação no diálogo e desempenho nas tarefas propostas.

- Registo da qualidade da participação dos alunos. - Registo das atitudes e comportamentos.

A utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História

117

História A

Planificação de curto prazo – Ano letivo 2016/2017 Ano: 12.º

Módulo 7: Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX. Unidade 2 – O agudizar das tensões políticas e sociais e partir dos anos 30

Sumário: A dimensão social e política da cultura nos anos 30.

Conteúdos Conceitos Conhecimentos /

Competências Metodologias / Estratégias

Avaliação / Instrumentos N.º de aulas 2.4. A dimensão social e política da cultura. - A cultura de massas e o desejo de evasão. Os grandes entretenimentos coletivos. Os

media, veículo de modelos

sociais e culturais.

- As preocupações sociais na literatura e na arte. O

funcionalismo e o urbanismo. - A cultura e o desporto ao serviço dos Estados.

- Cultura de massas - Estandardização de comportamentos - Funcionalismo - Realismo socialista

- Enunciar os fatores que possibilitaram a afirmação da cultura de massas.

- Referir as transformações na imprensa.

- Identificar os desportos coletivos que se afirmaram nos anos 30. - Analisar a importância do funcionalismo. - Diferenciar funcionalismo racionalista de funcionalismo orgânico.

- Destacar o papel do desporto nos regimes autoritários.

- Diálogo orientado pelo professor para a introdução e enquadramento espaciotemporal do tema, com recurso a PowerPoint.

- Análise de documentos de natureza diversa: imagens e textos. - Visualização de dois breves documentários (2min). - Realização dos exercícios propostos no manual escolar.

- Registo do interesse, participação no diálogo e desempenho nas tarefas propostas

- Registo da qualidade da participação dos alunos - Registo das atitudes e comportamentos.

A utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História

118

História A

Planificação de médio prazo – Ano letivo 2016/2017 Ano: 12.º

Módulo 8 – Portugal e o mundo da Segunda Guerra Mundial ao início da década de 80 – Opções internas e contexto internacional. Unidade 1 – Nascimento e afirmação de um novo quadro geopolítico.

Conteúdos Conceitos Conhecimentos / Competências Metodologias /

Estratégias Avaliação / Instrumentos N.º de aulas 1.NASCIMENTO E AFIRMAÇÃO DE UM NOVO QUADRO GEOPOLÍTICO 1.1.A reconstrução do pós-guerra. - A definição de áreas de influência; a Organização das Nações Unidas; as novas regras da economia internacional. A primeira vaga de descolonizações. 1.2.O tempo da Guerra Fria – a consolidação do mundo bipolar.

- O mundo capitalista: a política de alianças liderada pelos EUA; a prosperidade económica e a sociedade de - Descolonização - Guerra Fria - Social- democracia - Democracia cristã - Sociedade de consumo - Democracia popular - Maoismo - Movimento nacionalista - Terceiro Mundo - Neocolonialismo

- Compreender que, após a Segunda Guerra Mundial, a vida internacional foi determinada pelo confronto entre as duas superpotências defensoras de ideologias e de modelos político-económicos antagónicos.

- Caracterizar as políticas económicas e sociais das democracias ocidentais, no segundo pós-guerra.

- Perspetivar as razões do crescimento económico do mundo ocidental, bem como as da recessão dos anos 70 e as respetivas implicações sociais.

- Relacionar a aceleração dos movimentos independentistas com o direito internacional estabelecido após a Segunda Guerra Mundial e com a luta das superpotências no contexto da Guerra Fria.

- Identificar os condicionalismos que concorreram para o enfraquecimento do bipolarismo na década de 70.

- Diálogo orientado pelo professor para a

introdução e enquadramento espaciotemporal do tema, com recurso ao PowerPoint. - Análise de documentos de natureza diversa: mapas, imagens e textos. - Realização dos exercícios propostos no manual escolar. - Realização de fichas com exercícios adaptados do Caderno do Aluno. - Registo do interesse, participação no diálogo e desempenho nas tarefas propostas. - Registo da qualidade da participação dos alunos. - Registo das atitudes e comportamentos. 12

A utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História 119 consumo; a afirmação do Estado-providência. - O mundo comunista: o expansionismo soviético; opções e realizações da economia de direção central. - A escalada armamentista e o início da era espacial. 1.3.A afirmação de novas potências.

- O rápido crescimento do Japão; o afastamento da China do bloco soviético; a ascensão da Europa. - A política de não- alinhamento; a segunda vaga de descolonizações. 1.4. O termo da prosperidade económica: origens e efeitos.

A utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História

120

História A

Planificação de curto prazo – Ano letivo 2016/2017 Ano: 12.º

Módulo 8 – Portugal e o mundo da Segunda Guerra Mundial ao início da década de 80 – Opções internas e contexto internacional. Unidade 1 – Nascimento e afirmação de um novo quadro geopolítico.

Sumário: O mundo capitalista: do final da 2.ª Guerra Mundial à década de 70.

Conteúdos Conceitos Conhecimentos /

Competências Objetivos Metodologias / Estratégias Avaliação / Instrumentos N.º de aulas 1.2.1. O mundo capitalista: a política de alianças liderada pelos EUA - A prosperidade económica e a sociedade de consumo - A afirmação do Estado-Providência - “Trinta Gloriosos” - Sociedade de Consumo - Estado- Providência - Social- democracia - Democracia cristã

- Perceber a interação entre a política interna e externa dos Estados Unidos e o seu condicionamento por fatores geoestratégicos.

- Compreender que, após a Segunda Guerra Mundial, a vida internacional foi determinada pelo confronto entre as duas superpotências defensoras de ideologias e de modelos político-económicos antagónicos.

- Conhecer as políticas económicas e sociais das democracias ocidentais, no segundo pós-guerra. - Referir os objetivos do sistema de alianças do mundo ocidental. - Identificar os vários pactos e tratados assinados com vista à defesa do Bloco Ocidental. - Analisar a importância da NATO.

- Enunciar as

consequências do sistema de alianças liderado pelos EUA.

- Enunciar os fatores económicos que contribuíram para a

- Diálogo orientado pelo professor para a introdução e enquadramento espaciotemporal do tema, com recurso ao PowerPoint. - Análise de documentos de natureza diversa: mapas, imagens e textos. - Realização dos exercícios propostos no manual escolar, págs. 34, 41 e 43.

- Realização de uma ficha com exercícios adaptados do Caderno do Aluno. - Registo do interesse, participação no diálogo e desempenho nas tarefas propostas. - Registo da qualidade da participação dos alunos.

- Registo das atitudes e comportamentos.

A utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História

121 - Perspetivar as razões do

crescimento económico do mundo ocidental, bem como as da recessão dos anos 70 e respetivas implicações sociais.

- Compreender o Estado-Providência.

prosperidade nos países capitalistas.

- Identificar as

consequências dos “Trinta Gloriosos”.

- Definir sociedade de consumo.

- Explicitar os fatores que contribuíram para a afirmação da sociedade de consumo. - Caracterizar a social- democracia e a democracia cristã. - Explicitar as características do Estado- Providência.

A utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História

122

História A

Planificação de curto prazo – Ano letivo 2016/2017 Ano: 11.º

Módulo 5: O liberalismo – Ideologia e Revolução, modelos e práticas nos séculos XVIII e XIX.