• Nenhum resultado encontrado

RESULTADOS E DISCUSSÕES

AS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA PARA VOCÊ SÃO

4.1.5 D IMENSÕES C ONSTRUÍDAS

As dimensões construídas a partir das evocações dos estudantes de Licenciatura em Física da UEPB demonstraram a presença de três a quatro dimensões de sua representação social dependendo do termo indutor. A análise crítica das representações sociais dos estudantes pode contribuir para se trilhar um caminho formando uma imagem positiva do curso e a valorização profissional do licenciado em Física em nossa sociedade. Dessa forma, são as palavras evocadas e agrupadas semanticamente em dimensões da representação social.

Para o primeiro e segundo termos indutores encontra-se a impressão da presença de quatro dimensões da representação social: a primeira voltada para aspectos positivos do curso; a segunda revelou aspectos voltados para as lacunas do curso; a terceira demonstrou as dificuldades encontradas pelos estudantes no decorrer do curso; e a quarta se referiu às realizações que o curso proporciona, representadas nos Quadros 9 e 10, respectivamente.

Dimensão POSITIVA

Ajuda; Bom; Bonito; Conhecimento; Dedicação; Estimulante; Importante; Indispensável; Instigador; Interessante; Investigador; Legal; Maravilhoso; Ótimo;

Prazer.

Dimensão NEGATIVA Difícil; Loucura; Regular.

Dimensão de ESFORÇO Cansativo; Desafiador; Trabalhoso

Dimensão de APTIDÃO Apaixonante; Curioso; Divertido; Fácil;

Impressionante; Me dou bem; Normal; Sabedoria.

Quadro 9: Palavras evocadas e agrupadas semanticamente referentes ao termo indutor “Estudar Física para você é...” dos estudantes de Licenciatura em Física da UEPB.

Os estudantes atribuíram o estudo da Física grande fascínio, curiosidade, além de darem juízo de valor, classificando-o em bom, ótimo e maravilhoso. No entanto, percebe-se na dimensão negativa difícil, loucura e regular e na dimensão de esforço cansativo, trabalho e desafiador. Mesmo que na dimensão de aptidão os estudantes revelaram uma relação prazerosa, as dimensões negativas e de esforço parecem traduzir um conjunto de atitudes que os estudantes afirmam como necessárias ao estudar Física, como difícil, loucura, cansativo, trabalhoso e

desafiador. Ou seja, como se sabe a Física é considerada, pelos estudantes, uma das áreas mais difíceis das ciências exatas (CAVALCANTE et al., 2009), pois se relaciona a aspectos de abstração da representação dos fenômenos e da representação da própria natureza empírica da Física, criando distorções do fenômeno, conceito e modelagem matemática.

Quanto ao termo indutor o curso de Licenciatura em Física é... Tem-se em termos de dimensão positiva como: contextualizado, conhecimento, interessante, prazer, oportunidade de trabalho e promissor, elementos que traduzem o curso de Física como deve ser, ou seja, contextualizado, conhecimento e oportunidade de emprego.

A dimensão negativa se revelou como difícil, desestimulante e chato e a dimensão esforço se revelou como exaustivo e trabalhoso, deixando a impressão que a trilha do curso de Licenciatura em Física como: cansativo e trabalho e que somente aqueles que têm um propósito, um objetivo bem definido consegue chegar a concluir o curso. De uma forma geral, as dimensões negativas e de esforço parecem se revelarem no curso e, o motivo talvez seja o ensino básico, principalmente, o ensino médio faltando o devido teor de conhecimentos fundamentais para o ingresso dos mesmos na educação superior, em particular, no curso de Licenciatura em Física. De acordo com Oliveira et al. (2007),

A lacuna provocada por um currículo de Física desatualizado resulta numa prática pedagógica desvinculada e descontextualizada da realidade do aluno. Isso não permite que ele compreenda qual a necessidade de se estudar essa disciplina que, na maioria dos casos, se resume em aulas baseadas em fórmulas e equações matemáticas, excluindo o papel histórico, cultural e social que a Física desempenha no mundo em que vive (OLIVEIRA et al., 2007, p. 448).

Dimensão POSITIVA

Bom; Conhecimento; Contextualizado; Criativo; Descobrimento; Educador; Importante; Interessante; Legal; Maravilhoso; Oportunidade de trabalho; Ótimo;

Prazer; Promissor; Proveitoso; Vital.

Dimensão NEGATIVA Chato; Desestimulante; Difícil; Regular.

Dimensão de ESFORÇO Desafiador; Exaustivo; Longo; Trabalhoso

Dimensão de APTIDÃO Busca de formação; Compreensivo; Curioso;

Deslumbrante; Racional.

Quadro 10: Palavras evocadas e agrupadas semanticamente referentes ao termo indutor “O Curso de Licenciatura em Física para você é...” dos estudantes de Licenciatura em Física da UEPB.

Para o terceiro termo indutor, verificou-se a presença de três dimensões da representação social: a primeira voltada para aspectos positivos dos professores; a segunda revelou aspectos voltados à personalidade dos professores; e a terceira demonstrou as dificuldades encontradas pelos estudantes frente aos professores (Quadro 11).

Dimensão POSITIVA

Amigos; Atenciosos; Bons; Competentes; Compreensivos; Dedicados; Didáticos; Importantes; Incentivadores; Inteligentes; Interativos; Interessados;

Legais; Organizados; Ótimos; Preparados; Profissionais; Responsáveis.

Dimensão NEGATIVA Antipáticos; Arrogantes; Chatos; Despreocupados;

Ignorantes; Lesos; Regulares

Dimensão de ESFORÇO Exigentes; Indiferentes; Malvados; Ultrapassados

Quadro 11: Palavras evocadas e agrupadas semanticamente referentes ao termo indutor “Os professores do curso de Física para você são...” dos estudantes de Licenciatura em Física da UEPB.

Para o quarto termo indutor, também, percebeu-se a presença de três dimensões da representação social (Quadro 12): a primeira voltada para aspectos positivos das disciplinas; a segunda revelou aspectos voltados às lacunas deixadas pelas disciplinas; e a terceira demonstrou as dificuldades encontradas pelos estudantes frente às disciplinas provavelmente devido às lacunas deixadas pela Educação Básica (ver Apêndice B).

Dimensão POSITIVA

Adequadas; Belas; Boas; Divertidas; Estimulantes; Fáceis; Importantes; Interessantes; Intuitivas; Legais;

Ótimas; Preparatórias; Proveitosas

Dimensão NEGATIVA Algumas desnecessárias; Chatas; Regulares; Ruins;

Traumatizantes

Dimensão de ESFORÇO Complicadas; Desafiadoras; Desgastantes; Difíceis.

Quadro 12: Palavras evocadas e agrupadas semanticamente referentes ao termo indutor “As Disciplinas do Curso de Física para você são...” dos estudantes de Licenciatura em Física da UEPB.

Da análise geral, de todos os termos indutores pode-se dizer que, devido à cultura e práticas costumeiras na conjuntura escolar, tem-se a geração de obstáculos cognitivos e afetivos (CUSTÓDIO e MODESTO Jr., 2009).

4.2

R

EPRESENTAÇÕES

S

OCIAIS DOS

E

STUDANTES DE

L

ICENCIATURA EM