• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA – INFORMÁTICA

III.1. Implantação do NRTEPP

O núcleo foi instalado no mesmo prédio da Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente e, da mesma forma que os demais, seguindo as orientações contidas nas “Recomendações gerais para a preparação dos Núcleos de Tecnologia Educacional (versão julho / 97)”, do MEC/SEED/PROINFO, disponibilizadas em http://www.proinfo.mec.gov.br. Contava com uma sala de suporte, três laboratórios com 10 micros ligados em rede, impressoras, scanner, projetor multimídia, TV e vídeo, tela de projeção, linhas telefônicas, acesso discado à Internet, acervo de livros e publicações voltados para tecnologia e educação,

além de softwares. As oficinas deveriam acontecer nas dependências do NRTEPP. Entretanto, como os equipamentos e o mobiliário foram recebidos em várias etapas, impedindo a realização das Oficinas neste espaço, foi necessária a utilização das SAI de escolas denominadas Escolas-Pólo.

Para compor a equipe do NRTEPP, a Dirigente de Ensino poderia designar três PEBII da rede, amparada pela Resolução SE nº 85, de 29/06/1998, que dispunha sobre a implementação de Núcleos de Tecnologia Educacional junto às Oficinas Pedagógicas. Considerando a ausência de profissionais com experiência em informática educacional, os critérios para seleção destes professores ficaram restritos ao interesse dos mesmos por esta área, ser usuário de computador e internet, ter disponibilidade para viagens, para trabalhar em horários diversos e estar aberto às inovações.

Em março de 2001, novas escolas foram incluídas no Programa, totalizando 30 escolas com SAI. Os Diretores de Escola, Professores Coordenadores e Multiplicadores foram convocados pela Dirigente de Ensino para uma reunião. A apresentação das integrantes do Núcleo e os objetivos do mesmo, o panorama do trabalho já realizado e as propostas de trabalho para o ano em curso compunham a pauta desta reunião. Também foi anunciada a abertura de inscrições para as Oficinas de Conhecimentos Básicos de Informática na Educação e de Softwares Educacionais. Os professores poderiam se inscrever em até três Oficinas, desde que relacionadas às disciplinas ministradas pelos mesmos, sendo que os critérios para a montagem das turmas era a ordem de chegada da inscrição.

Aproximadamente 700 (setecentos) professores das 30 (trinta) escolas com SAI jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente, participaram das 22 (vinte e duas) Oficinas de Conhecimentos Básicos de Informática na Educação e 19 (dezenove) Oficinas de Softwares Educacionais (“Cabrincando com Geometria”, “Supermáticas”, “SimCity – Construindo cidades e edificando conhecimentos” de História e Geografia, “Sherlock” de Português e Inglês, “Investigações e simulações nas ciências com o uso de tecnologias” – Explorador).

Quadro 1. Oficinas oferecidas no ano de 2001, número de turmas, número de professores por turma e público alvo.

OFICINAS / MÓDULOS I e II 30h de duração (28h presenciais + 2h extra-classe) Nº deTurmas / Nº de Professores Público Alvo

“Conhecimentos Básicos de Informática na

Educação” – (Módulo I) 22 / 395 Todos PEBII “Cabrincando com Geometria” - (Módulo II) 04 / 61 Professores de

Matemática “Supermáticas” - (Módulo II) 02 / 30 Professores de

Matemática “SimCity – Construindo cidades e edificando

conhecimentos” - (Módulo II) 04 / 56

Professores de História e Geografia

“Sherlock” - (Módulo II) 05 / 81 Professores de Português e Inglês

“Investigações e simulações nas ciências com o uso

de tecnologias” - (Módulo II) 04 / 62 Professores de Ciências Fonte: DERPP (Anexo 4)

Em 2002, além das 05 (cinco) Oficinas de Conhecimentos Básicos de Informática – Módulo I foram oferecidas, pelo NRTEPP, 19 (dezenove) Oficinas do Ensino Médio – Módulo III, conforme o quadro seguinte.

Quadro 2. Oficinas oferecidas no ano de 2002, número de turmas, número de professores por turma e público alvo.

OFICINAS / MÓDULO I e III Nº DE TURMAS /

Nº DE PROFESSORES PÚBLICO ALVO

Oficinas de Conhecimentos Básicos de Informática na Educação - (Módulo I)

(28h presenciais + 2h extra-classe)

05 / 78 PEBII de todas as disciplinas

“Permanência e Mudança: da II Guerra Mundial aos dias atuais” - (Módulo III)

(24h presenciais + 6h à distância)

”More Than Words” - (Módulo III) (32h presenciais + 4h na SAI)

02 / 28 Língua Inglesa

“Literarte” - (Módulo III) (40h presenciais)

05 / 82 Língua Portuguesa Educação Artística

“Somos um universo dentro de nós mesmos” (Módulo III)

(32h presenciais)

03 / 52 Biologia

Educação Física

“Desvendando a Natureza - tudo o que você queria saber e não teve coragem de perguntar”

(Módulo III) (32h presenciais + 4h na SAI) 03 / 47 Química Física Biologia “Um X em questão” - (Módulo III)

(32h presenciais) 03 / 49 Matemática Fonte: DERPP (Anexo 4)

O Módulo IV - Oficinas de Internet na Educação foi elaborado pela GIP/FDE em parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP) para divulgação dos sites “Tô Ligado”19, criado preferencialmente para alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de São Paulo, com alcance a toda comunidade escolar, e também o site “Conexão Escola”20. Este módulo, na DERPP, atendeu um número menor de profissionais e em dois momentos distintos. Num primeiro momento, com carga horária de 32 horas presenciais, foi oferecido apenas aos Professores Coordenadores das escolas com SAI, para que os mesmos divulgassem os referidos sites aos professores de suas respectivas escolas. Num segundo momento, no Programa de Inclusão Digital, os professores e gestores que adquiriram os computadores e não declararam “domínio no uso do computador” e/ou não comprovaram a participação nas Oficinas de 30h, realizadas anteriormente, puderam optar por esta oficina com formato adaptado para 16h.

A seguir, descrevo as oficinas dos Módulos I, II e III, tendo em vista que o Módulo IV, além de envolver um número reduzido de professores dentre os que adquiriram os

19 TÔLIGADO - O Jornal Interativo da sua Escola. No TôLigado alunos da 7ª série ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de São Paulo aprendem e publicam suas atividades incluindo desde pesquisa sobre uma comunidade, até grandes invenções. Os melhores trabalhos ainda são premiados, além de divulgar a escola. Disponível em <http://www.toligado.futuro.usp.br/>. Acesso em: 18 jul. 08.

20 CONEXÃO ESCOLA – O site Conexão Escola – Interação Total com o Professor é um dos resultados da parceria entre a Escola do Futuro da USP com a SEESP e a FDE e foi criado para que os profissionais da educação, ao passarem pelos processos de capacitação presencial em informática educacional, pudessem trocar experiências entre si, se atualizarem sobre as notícias do mundo da educação e manterem um canal de comunicação com a equipe de capacitadores. Disponível em: PEC – Informática Educacional 2001/2002 – Módulo IV – Internet na Educação, p.42. SEESP/FDE/ Escola do Futuro da USP.

computadores, focou especificamente o uso dos dois sites mencionados acima e não houve participação de professores da rede estadual em sua concepção e elaboração de material.

Documentos relacionados