• Nenhum resultado encontrado

Inconformidades do inicial

No documento Hélder Arede (páginas 32-35)

CAPÍTULO II – O PEPEX E A AÇÃO EXECUTIVA

3. Requerimento inicial

3.1. Inconformidades do inicial

Uma vez o requerimento submetido e distribuído ao agente de execução pela forma prevista no ponto seguinte, tem este último cinco dias úteis para efetuar

65

as consultas ao património do requerido e elaborar o relatório com o resultado dessas mesmas buscas.

Contudo na existência de inconformidades com o requerimento inicial este deverá proceder à sua recusa e se for o caso devolver ao requerente para o seu aperfeiçoamento, e consequentemente, este último deverá sanar as vicissitudes, quando houver lugar a essa sanação.

Assim sendo, dispôs o legislador que quando estejam em falta algum dos requisitos do procedimento, a saber a posse e indicação de título executivo bastante que preencha a forma sumária do processo comum para o pagamento de quantia certa, ou quando a dívida não se encontre certa, liquida e exigível, ou até mesmo quando o requerente não indique o seu número de identiicação iscal, bem como o do requerido, há lugar à recusa do requerimento, de forma insanável .

Se o procedimento visar a identiicar bens comuns, e quando para tal, o requerente não tenha identiicado o cônjuge, o regime de bens que vigora entre eles, bem como o seu número de identiicação iscal e morada , ou se por sua vez não tiver anexado ao requerimento inicial fotocopia atualizada comprovativa do regime de bens , há também lugar à recusa insanável do requerimento inicial.

Nas situações acima plasmadas, em que a recusa é insanável dispõe a mesma lei que há lugar à notiicação ao requerente da recusa, sendo que este dispõe de trinta dias para proceder à convolação em processo executivo, sob pena de este se extinguir .

De salientar que em sede de processo executivo a possibilidade de recusa também se sucede , naturalmente compreensível, e decorrente de eventual erro no preenchimento do requerimento, ou por falta de anexação de documentos, ou mesmo por falta de requisito formal exigido por lei. E também existe, no ora processo executivo, indeferimento liminar quando o requisito em falta comporte uma gravidade que afeta o requerimento e consequentemente a apreciação do mérito da causa.

Contudo, com o PEPEX o mesmo não se sucede, quando o requerente não haja anexado uma fotocopia comprovativa da situação marital e do regime de bens,

66 67 68 69 70 71

66 Cfr. art. 8.º n.º 2 al. a) da lei 32/2014.

67 Em cumprimento do requisito ixado nos termos do art. 5.º n.º 3 da lei 32/2014.. 68 Em cumprimento do requisito ixado nos termos do art. 5.º n.º 5 al. b) da lei 32/2014. 69 Vide art. 8.º n.º 4 da lei 32/2014.

70 Para efeitos da recusa do requerimento executivo ver artigo 725.º do CPC. 71 Previsto no artigo 726.º do CPC.

que na minha ótima não me parece proporcional, pois não afeta gravemente o requerimento e é, de resto facilmente sanável. Parece-me também que esta norma reveste um perfeccionismo excessivo que torna facilmente insanável o requerimento inicial .

Também não se percebe a solução encontrada pelo legislador aquando da recusa insanável do requerimento inicial, dando ao requerente a possibilidade de convolação em processo executivo, de um requerimento que padece de algum vício não suprível, sendo que “A norma constante do n.º 4 permite que um requerimento inicial, ferido de legalidade à luz do operador judiciário a quem o legislador atribuiu competências para tramitar todo o procedimento, se venha a converter em ação judicial. (...) em sede de oposição à execução, será julgada, com muita probabilidade, por improcedente.”

Por outro a lado, a lei também dispões de um vasto leque de requisitos cuja falta dá lugar à recusa sanável do requerimento que deverá ser feito pelo requerente num prazo de cinco dias úteis sob pena de recusa deinitiva do procedimento , sendo que por vezes a recusa poderá não signiicar a falta de um qualquer requisito, mas sim este se encontrar incompleto.

Assim sendo, se não forem identiicadas as partes corretamente, se não for indicado o capital em dívida, com as devidas discriminações de valores, se o pedido não for bem fundamentado, ou se não forem identiicados os mandatários, haverá lugar à notiicação do requerente para o aperfeiçoamento dos atos.

Situação semelhante haverá lugar, quando não for anexado ao requerimento título executivo, ou se este for anexado não cumprir os requisitos para a admissibilidade dos títulos em sede do PEPEX, ou ainda se as partes identiicadas na plataforma não constarem do título executivo.

Devo dizer que o legislador, ao que parece criou um paradoxo no que respeita à sanação dos atos, pelo que a disposição legal que inicialmente impede a sanação do requerimento por falta de título ou por falta de indicação do NIF, acaba por, nas alíneas seguintes, permitir que o requerente proceda a esse aperfeiçoamento do requerimento, na medida em que na identiicação das partes, este deverá indicar o

72

73

74

72 Veja-se que no contexto do processo executivo o indeferimento liminar pelo juiz é bastante limitado, podendo ter lugar em termos gerais quando o título executivo seja manifestamente insuiciente ou quando ocorram exceções dilatórias não supríveis.

73 Cfr. Sérgio CASTANHEIRA e Ricardo AMARAL, op. cit., p. 33. 74 Cfr. art. 8.o n.o 3 in ine.

NIF, e na sua falta poderá haver lugar à sanção, bem como a inexistência de título ou a insuiciência do mesmo, que se revela primeiramente fulcral, sob pena de recusa deinitiva, pode agora o requerente proceder à sua junção, na disposição legal referente à sanção dos atos.

4. Requerimento inicial

Uma vez submetido o requerimento inicial é atribuído automaticamente um número provisório ao procedimento e uma referência que o requerente deverá liquidar cinco dias úteis após a atribuição do número provisório, sob pena de o procedimento não ter provimento . Assim sendo o pagamento incluído nos requisitos anteriormente expostos cai por terra, na medida em que haverá lugar a liquidação desses mesmos valores após a submissão do procedimento.

O procedimento será então distribuído automaticamente a um agente de execução, que conste da lista de inscritos para a tramitação do PEPEX, o qual poderá ser substituído pelo requerente num prazo de quinze dias após a sua atribuição. Se a esta última situação houver lugar, será atribuído automaticamente outro agente de execução .

No documento Hélder Arede (páginas 32-35)

Documentos relacionados