• Nenhum resultado encontrado

Indicações de segurança sobre os airbags

No documento MANUAL DE INSTRUÇÕES. Arona (páginas 92-94)

Airbags frontais

Leia atentamente a informação complemen- tar

›››

Página 21.

ATENÇÃO

A máxima eficácia de proteção dos cintos de segurança e do sistema de airbags só é atingida se os passageiros assumirem uma posição correta ››› Página 77, Postura correta dos ocupantes.

Entre a pessoa sentada no banco dianteiro e o raio de ação do airbag não se devem en- contrar outras pessoas, animais ou objetos.

Os airbags apenas protegem num único aci- dente e se forem disparados será necessário substituí-los.

Também não podem ser fixados quaisquer dispositivos, como p. ex. suportes de bebidas ou para telemóveis, nas coberturas dos mó- dulos de airbag.

Os componentes do sistema de airbags não devem ser submetidos a quaisquer modifica- ções.

Airbags laterais*

Leia atentamente a informação complemen- tar

›››

Página 22.

ATENÇÃO

Se os ocupantes não colocarem os cintos de segurança, se se inclinarem para a frente ou se assumirem uma postura incorreta du- rante a viagem, em caso de acidente ficarão expostos a um maior risco de ferimentos, se o sistema de airbags disparar.

Para que os airbags laterais possam exer- cer sempre a máxima proteção, é indispensá- vel que todos os passageiros mantenham os cintos de segurança colocados corretamente durante toda a viagem, bem como uma postu- ra correta.

Entre as pessoas sentadas nos lugares late- rais e o raio de ação dos airbags não se po- dem encontrar outras pessoas, animais ou objetos. Devido aos airbags laterais também não deverão ser fixados quaisquer acessórios adicionais nas portas, como por exemplo, su- portes de bebidas.

Nos cabides dos veículos só podem ser penduradas peças de vestuário leves. Nos bolsos das peças de vestuário não devem existir objetos pesados ou pontiagudos.

Não podem ser exercidas forças de nenhum tipo, por exemplo, pancadas ou pontapés, so- bre os flancos dos encostos, caso contrário, o sistema pode ficar deteriorado. Isso impedi- ria os airbags laterais de serem disparados.

Não é permitido o uso de capas protetoras não homologadas para o seu veículo, nos bancos com airbags laterais montados. Uma vez que o saco de ar se expande a partir da parte lateral do encosto do banco, a utiliza- ção dessas capas protetoras prejudicaria con- sideravelmente a função de proteção dos air- bags laterais.

Eventuais danos, nos estofos de origem ou na costura na zona do módulo de airbag late- ral, devem ser imediatamente reparados por uma oficina especializada.

Os airbags apenas protegem num único aci- dente e se forem disparados será necessário substituí-los.

Todos os trabalhos nos airbags laterais as- sim como montagem e desmontagem de com- ponentes do sistema devido a outros traba- lhos de reparação (p. ex., desmontagem de um banco dianteiro) só deverão ser realiza- dos por uma oficina especializada. Caso con- trário, pode ocorrer uma avaria no funciona- mento dos airbags.

Os componentes do sistema de airbags não devem ser submetidos a quaisquer modifica- ções.

A gestão dos airbags laterais e de cabeça realiza-se com sensores que se encontram no interior das portas dianteiras. Para não inter- ferir no correto funcionamento dos airbags la- terais e de cabeça não se devem modificar nem as portas nem os painéis destas (p. ex., montando altifalantes posteriormente). Se ocorrerem danos na porta dianteira, isso po- de prejudicar o correto funcionamento do sis- tema. Todos os trabalhos na porta dianteira devem ser feitos numa oficina especializada.

Numa colisão lateral, os airbags laterais não funcionarão, se os sensores não medirem corretamente o aumento de pressão no interi- or das portas, quando o ar sai através das zo- nas em que haja orifícios ou aberturas do pai- nel da porta.

Nunca conduza o veículo se parte dos pai- néis interiores das portas tiverem sido des- montados e não estejam ajustados correta- mente.

Nunca conduza quando os altifalantes situ- ados nos painéis das portas tenham sido desmontados, exceto se os orifícios dos mes- mos tiverem sido tapados corretamente.

Verifique sempre se as aberturas estão co- bertas ou tapadas, no caso de se instalarem altifalantes adicionais ou outro equipamento no interior dos painéis das portas.

Qualquer trabalho que seja efetuado nas portas deve ser realizado numa oficina espe- cializada e autorizada.

Airbags da cabeça*

Leia atentamente a informação complemen- tar

›››

Página 23.

ATENÇÃO

A fim de que os airbags da cabeça possam exercer a máxima proteção, é indispensável que os passageiros mantenham os cintos co- locados durante toda a viagem, bem como uma postura correta.

Por motivos de segurança, deve desligar-se obrigatoriamente o airbag de cabeça nos veí- culos em que exista uma divisória do habitá- culo. Dirija-se ao seu serviço técnico para

desligar o airbag.

»

91 Da do s téc nic os Con selho s Uti liz ação Emer gênc ia s Se gur ança

Entre os ocupantes do veículo e a zona de ação do airbag da cabeça não se podem en- contrar outras pessoas, animais, nem obje- tos, para que o airbag da cabeça possa ser in- suflado completamente e exerça a sua máxima proteção. Por isso, não se deve colo- car nas janelas nenhum tipo de cortinas que não tenham sido homologadas expressamen- te para o seu veículo.

Nos ganchos para a roupa só devem colo- car-se peças de vestuário leves. Nos bolsos das peças de vestuário não devem existir ob- jetos pesados ou pontiagudos. Além disso não devem ser utilizados cabides para pen- durar as peças de vestuário.

Os airbags apenas protegem num único aci- dente e se forem disparados será necessário substituí-los.

Todos os trabalhos nos airbags da cabeça assim como montagem e desmontagem de componentes do sistema devido a outros tra- balhos de reparação (p. ex., desmontagem do forro do tejadilho) só deverão ser realizados por uma oficina especializada. Caso contrá- rio, pode ocorrer uma avaria no funcionamen- to dos airbags.

Os componentes do sistema de airbags não devem ser submetidos a quaisquer modifica- ções.

A gestão dos airbags laterais e de cabeça realiza-se com sensores que se encontram no interior das portas dianteiras. Para não inter- ferir no correto funcionamento dos airbags la- terais e de cabeça, não se devem modificar nem as portas nem os painéis destas (p. ex.,

montando altifalantes posteriormente). Se ocorrerem danos na porta dianteira, isso po- de prejudicar o correto funcionamento do sis- tema. Todos os trabalhos na porta dianteira devem ser feitos numa oficina especializada.

No documento MANUAL DE INSTRUÇÕES. Arona (páginas 92-94)

Documentos relacionados