• Nenhum resultado encontrado

Influência da gestão escolar no trabalho do Coordenador Pedagógico

1 O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: Algumas considerações

3.7 Influência da gestão escolar no trabalho do Coordenador Pedagógico

Finalmente objetivando verificar a influência da gestão escolar no trabalho do coordenador pedagógico, perguntou-se para as Coordenadoras: De que forma a gestão escolar influencia no seu trabalho de Coordenador Pedagógico na escola?

Oferecendo abertura e apoio às ações desenvolvidas, considerando que exprimo a vontade de uma maioria que represento. Vejo que a relação entre gestão/ coordenação, é equilibrada (CP1).

A gestão exerce influência. Considero que ela seja participativa e colaborativa sempre incentivando e apoiando o trabalho (CP2).

Exerce muita influencia porque trabalhamos em equipe. Embora o coordenador tenha seu ritmo de trabalho, sua subjetividade e concepções, elas dialogam e se relacionam cotidianamente como outras forças que acabam por influenciar o trabalho pedagógico. Às vezes pensamos uma determinada ação, mas frente às demandas, as necessidades essa ação pode sofrer alterações, então não há como não se ter um trabalho linear, único, restrito, o coordenador é articulador e deve respeitar suas especificidades, mas sem desconsiderar a coletividade (CP3).

Por me perceber como parte da equipe gestora, entendo que a dinâmica do grupo gestor influencia a ação de cada participante. Se alguém está ausente, o grupo precisa se organizar para a realização do trabalho, isso gera um movimento constante, no qual ações são realizadas por diferentes membros do grupo, independente de qual cargo ocupe (CP4).

Observa-se aqui que para as Coordenadoras, a gestão, exerce sim, muita influencia no seu trabalho enquanto coordenador, mas de forma positiva, porque trabalham em equipe e por isso estão em diálogo constantemente. A esse respeito, Libâneo; Oliveira; Toschi (2011) preconizam que à direção e a coordenação correspondem atarefas agrupadas sob o termo gestão. Dirigir e coordenar tem o significado de assumir, no grupo a responsabilidade por fazer a escola funcionar

mediante o trabalho conjunto, para isso, precisam, portanto, reconhecer que sua ocupação tem uma característica genuinamente interativa.

CONCLUSÃO

O presente estudo foi construído mediante o seguinte problema: Que as ações são desenvolvidas atualmente pelos coordenadores pedagógicos do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II e Como se dá a relação entre a Coordenação pedagógica e a Gestão da escola?

Dessa forma, na perspectiva de se responder a tal questionamento constituiu-se como objetivo geral caracterizar as ações do coordenador pedagógico do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II e sua relação com a gestão escolar; e, específicos: Traçar o perfil dos Coordenadores participantes da pesquisa;

investigar quais fatores influenciou a escolha dos profissionais pela função de Coordenador Pedagógico; identificar as ações desenvolvidas atualmente pelos Coordenadores Pedagógicos do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II;compreender a relação existente entre a Coordenação Pedagógica e a Gestão da escola e verificar a influência da Gestão escolar no trabalho do coordenador pedagógico. Portanto, mediante os dados coletados e analisados entendemos que estes foram respondidos.

Constatou-se então que as Coordenadoras pesquisadas em se tratando do perfil foram quatro profissionais do sexo feminino, com faixa etária entre 36 a 43 anos, destas três são formadas em Pedagogia e uma em Letras e Magistério. Com relação ao nível de escolaridade três são Pós-graduadas e uma apenas, possui Mestrado em Educação. Sobre os fatores que influenciou a escolha das profissionais pela função de Coordenador Pedagógico, as mesmas citaram fatores diferentes como falta de saúde física para atuar em sala de aula e interesse pelo cargo, no entanto duas relacionaram tal escolha ao desejo de contribuir com o trabalho pedagógico.

No tocante as ações desenvolvidas atualmente pelos Coordenadores Pedagógicos do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II, foi possível identificar que as Coordenadoras realizam atividades de organização de situações coletivas na escola, organização de materiais de apoio, participação e repasse de estudos e formações, atendimento aos professores pais e estudantes, Formação continuada docente em lócus, articulação do planejamento coletivo com a proposta de trabalho do PPP, Auxílio à equipe gestora no atendimento da comunidade

escolar, na realização de eventos (festas, passeios e programação), Realização de atendimento individualizado a crianças no projeto interventivo, turmas de alfabetização 1º e 2º ano.

Em se tratando da concepção das respondentes sobre as atribuições do Coordenador Pedagógico, constatou-se que de um modo geral as profissionais apontaram como principal, entre as atribuições das mesmas a organização do trabalho pedagógico e a formação continuada dos professores.

Sobre o principal fator do cotidiano que dificulta ou interfere na ação do Coordenador Pedagógico, entendeu-se que as respondentes com exceção de uma, afirmaram que realizar outras atividades que não são de sua função, como substituições de outros profissionais, é o fator que mais dificulta a sua atuação cotidiana.

As Coordenadoras afirmaram também que recebem solicitações periódicas por parte da gestão da escola, e que, muitas vezes tais solicitações vão além das condizentes com as suas atribuições, no entanto, compreendem que surgem de necessidades do cotidiano escolar, e, acabam fazendo por perceberem que é necessário para que a escola funcione melhor.

No tocante a relação existente entre a Coordenação Pedagógica e a Gestão da escola e a influência da Gestão no trabalho do coordenador pedagógico, pôde-se verificar que as profissionais consideram democrática a relação entre a gestão escolar e a ação do Coordenador Pedagógico na escola pesquisada e que seus gestores, exercem sim, muita influencia no seu trabalho enquanto coordenador, mas de forma positiva, pois, trabalham em equipe e, portanto, estão dialogando constantemente sobre as ações pedagógicas da escola.

Desta forma considerando que os objetivos propostos e o problema norteador deste estudo foram alcançados, espera-se que os resultados desta pesquisa, possam contribuir para que todos aqueles educadores e sociedade em geral, percebam a necessidade e importância da presença do coordenador em todas as escolas brasileiras, e que toda a comunidade escolar, principalmente a gestão da escola tenham consciência de que, sozinho o Coordenador não pode mudar a escola, porém, cabe a coordenação pedagógica o envolvimento de todos os seguimentos escolares, planejando as ações, intervindo nos fazeres pedagógico,

garantindo assim, que se cumpram os planos e se efetivem as aprendizagens.

Nessa perspectiva, sem dúvida é muito importante que a relação entre a gestão e Coordenação seja direta e democrática a base de diálogo constante, para que se tenha como resultado deste processo uma educação de qualidade para todos.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Greiciele Silva de. A Gestão Democrática na Escola Pública Brasileira: Avanços e Desafios. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Maringá,

2012. Disponível

em:<http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/GREICIELE_SILVA.PDF>.Acesso em 02 de set.2015.

BARROS, Séfora.; EUGENIO, Benedito G. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: FORMAÇÃO, TRABALHO, DILEMAS. Educação, Gestão e Sociedade:

revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 4, número 16, novembro de 2014.

CERVO, Amado Luís.; BERVIAN,PedroAlcino.; SILVA, Robertoda.Metodologia Científica.6ed. São Paulo: Pearson, 2007.

CRESWELL, Jonh W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed.Porto Alegre: Artmed,2010.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa.; PACÍFICO, Juracy Machado.; ESTRELA, George Queiroga. Gestão Escolar: Enfrentando os Desafios Cotidianos em Escolas Públicas. Editora CRV. Curitiba, 2009.Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=

2170-livro-unir-2009&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>.Acesso em 05 de set.2015.

GRACINDO, Regina Vinhaes. O gestor escolar e as demandas da gestão democrática Exigências, práticas, perfil e formação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 135-147, jan./jun. 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática da escola: Artes e ofícios da participação coletiva. 6. ed. Campinas-SP: Papirus, 1994.

JARDIM, Rosangela. A Atuação dos Diretores Escolares: Gestores da Democratização de Ensino ou Administradores da Burocracia? UNIFIEO,

Osasco, 2009.Disponível

em:<http://www.famesp.com.br/metodosaber2/textos/nov/artigo/pedago/pdf/artigo_g estao_rosangela_jardim.pdf>.Acesso em 02de set.2015.

LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira de.;TOSCHI, Mirza Seabra.

Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. 8ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba:

Positivo, 2009.

LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MERCADO, Elisangela. O Papel do Coordenador Pedagógico Como Articulador do Processo Ensino e Aprendizagem: Reflexões Sobre o Conselho de Classe.

V EPEAL, 2010. Disponível em:<http://dmd2.webfactional.com/media/anais/O-

PAPEL-DO-COORDENADOR-PEDAGOGICO-COMO-ARTICULADOR-DO-PROCESSO-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-REFLEXOES-SO.pdf>. Acesso em 05 de set.2015.

MOZZATO, Anelise Rebelato.; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747, Jul./Ago. 2011. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n4/a10v15n4.pdf>. Acesso em: 02 de set.2015.

OLIVEIRA, Juscilene da Silva.; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues - ANO I - Edição I,Janeiro de 2013.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza.; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O Coordenador

Pedagógico: Aportes à Proposição de Políticas Públicas. Cadernos de Pesquisa v.42 n.147 p.754-771 set./dez. 2012

RABELO, Clotenir Damasceno. COORDENADOR PEDAGÓGICO ESCOLAR MUNICIPAL: identidade, trabalho e atitudes de um profissional em ressignificação. Secretaria Municipal da Educação e Cultura – Icapuí –Ceará,

Disponível em:

<http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comu nicacoesRelatos/0111.pdf>.Acesso em 02de set.2015.

SALVADOR. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer Coordenador pedagógico: caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa / Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Avante Educação e Mobilização Social. - Salvador, 2012.

SANCHES, Juliano César Aparecido. A Atuação do Coordenador Pedagógico Diante da Gestão de APRENDIZAGEM. Osasco-São Paulo, 2012. Disponível em:

<http://www.uninove.br/marketing/I_CIPPEB/pdf/A_ATUACAO_DO_COORDENADO R.pdf>.Acesso em: 02 de set.2015.

SANTOS, Christiane Soní Costa da Cunha.; OLIVEIRA, Ivanete. Gestão da escola pública: desafio para a consolidação de uma educação democrática e participativa. Três Rios, Rio de Janeiro, 2011.

SANTOS, Magali Ramos.; FRANÇA, Elisete Santana da Cruz. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA NARRATIVA REFLEXIVA SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS

NO CONTEXTO ESCOLAR. Disponível

em:<http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2012_2/5_Coordenacao_Pedago gica_Magali_Ramos%20_66_78.pdf>.Acesso em: 05 de set. 2015.

SILVA, Juliene Maria Neves Da. Coordenação Pedagógica: da informação à

formação, 2014Disponível

em:<http://www.seduc.mt.gov.br/SiteAssets/Paginas/Forms/ARRUMADAS/COORDE NA%C3%87%C3%83O%20PEDAG%C3%93GICA.pdf>.Acesso em: 05 de set.2015.

SOARES, Andrey Felipe Cé. Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: Uma Relação Complexa. IX ANPEDSUL Seminário de Pesquisa da região Sul, 2012.

Disponível

em:<http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Movimentos_Sociais,_su jeitos_e_processos_educativos/Trabalho/05_11_20_607-7237-1-PB.pdf>.Acesso em 02 de set.2015.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. Tese apresentada a Universidade Católica de São Paulo São Paulo, 2006.

SOUZA, Fabíola Jesus de.; SEIXAS, Graziele Oliveira.; MARQUES, Tatyane Gomes. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL.

Práxis Educacional, Vitória da Conquista v. 9, n. 15 p. 39-56v jul./dez. 2013.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed.rev. e atual. São Paulo: Cortez,2007.

VIVAN, Dirceu. A Gestão Escolar Na Educação Democrática: Construção Participativa da Qualidade Educacional. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Formulação e Gestão de Políticas Públicas, da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2008. Disponível em:<http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/artigos/educacao/a_gestao _escolar_na_educacao_democratica.pdf>.Acesso em 02 de set.2015.

APÊNDICE QUESTIONÁRIO Prezado (a) Coordenador (a):

O seguinte instrumento pretende a obtenção de informações sobre COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO DEMOCRÁTICA? O objetivo é caracterizar as ações do coordenador pedagógico do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II e sua relação com a gestão escolar.

Esta pesquisa será construída a partir da sua participação como Coordenador (a) Pedagógico da referida Instituição escolar. Desde então, agradecemos sua preciosa participação e convidamos, caso ache oportuno, a colaborar respondendo a um breve questionário. Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida a respeito do mesmo, bem como da referida pesquisa em andamento. Assim, reforçamos o caráter voluntário para participação e garantimos todo o sigilo e/ou anonimato da sua participação, como rege o Comitê de Ética em Pesquisa.

Cordialmente,

Prof. Esp. Marta Rocha Porto

Documentos relacionados