• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÃO AO PARTICIPANTE

Caro Participante,

O estudo que em seguida descrevemos designa-se “Influência da Acupunctura na Remoção do Lactato Após Prova de Esforço Máximo”.

É reconhecido que o nível de performance desportiva assume um carácter dinâmico, surgindo em consequência de um processo de manutenção contínuo. Este processo pode ser perturbado por diversos factores, um dos quais reside na fadiga e respectiva capacidade de recuperação.

A fadiga, caracterizada como a incapacidade de manter a intensidade de um exercício máximo ao longo do tempo, afecta a performance desportiva na medida em que prejudica o desempenho muscular, diminuí os níveis de atenção e motivação e aumenta a pré-disposição para o desenvolvimento de lesões.

Nesse sentido, é coerente afirmar que um melhor controlo da capacidade de recuperação de fadiga pode influenciar positivamente a performance desportiva.

Esta investigação, cujo principal objectivo consiste em avaliar a influência da acupunctura na remoção dos níveis de lactato pós prova de esforço máximo, associa uma terapia alternativa à prática desportiva, pretendendo desta forma acrescentar novos conhecimentos relativos ao potencial da acupunctura como método coadjuvante, preventivo ou terapêutico na recuperação da fadiga e respectivas consequências. Os resultados obtidos neste estudo poderão ser úteis posteriormente tanto na área da saúde como do desporto.

Para que os objectivos propostos possam ser alcançados, esta investigação terá a duração total de 3 dias, sendo dividida em três fases:

 1ª Fase: Fase de controlo (1º dia)

A primeira fase do estudo consiste na recolha de dados em estado basal e sem qualquer tipo de intervenção.

Os níveis de lactato sanguíneo são um óptimo indicador dos níveis de fadiga na medida em que são de fácil recolha e alteração rápida durante e após um esforço máximo.

Esta recolha consistirá numa punção simples e indolor, efectuada na ponta de um dos dedos ou lóbulos da orelha, de forma a extrair uma pequena gota de sangue que será analisada em poucos segundos.

A prova de esforço seleccionada trata-se do teste de Wingate no ciclo ergómetro. Este teste tem uma duração de 30 segundos, constituindo uma forma prática de activação das vias metabólicas responsáveis pelo aumento da concentração sanguínea de lactato.

Nesta primeira fase serão efectuadas 4 recolhas dos níveis de lactato:  A primeira recolha antes do teste de Wingate;

 Três recolhas após o Teste de Wingate: 1, 3 e 5 minutos após conclusão da prova.

Serão ainda monitorizadas nestes três momentos as frequências cardíaca e respiratória, bem como a potência média gerada durante o teste para posterior comparação.

 2ª Fase: Fase de Intervenção (72 horas)

Na segunda fase será efectuada a intervenção, através de uma técnica específica de acupunctura (Leopard Spot).

Esta técnica consiste em cinco punções superficiais e indolores, descrevendo uma pequena circunferência em cada ponto de acupunctura seleccionado, o que em princípio desencadeará uma pequena hemorragia (1 gota de sangue).

Este procedimento será efectuado em 4 pontos bilaterais, seleccionados segundo os modelos teóricos e fisiológicos da Medicina Tradicional Chinesa Cientifica, por especialistas em Medicina Tradicional Chinesa do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto e da Universidade de Heidelberg – Alemanha.

Note que esta punção está associada a um grau mínimo de desconforto uma vez que todas as agulhas são concebidas especificamente para não provocar dor e não irão permanecer no corpo, pelo que o único desconforto a que será sujeito é a provável hemorragia ou rubor cutâneo consequente da punção.

Não são esperadas outras reacções adversas, sendo estes procedimentos repetidos uma vez por dia, nos 3 dias que compõem esta fase.

 3ª Fase: Fase Experimental (3º dia)

A última fase desta investigação envolve procedimentos similares aos efectuados no primeiro dia, ou seja:

 Recolha dos níveis basais de lactato, frequência cardíaca e respiratória;  Teste de Wingate no ciclo ergómetro;

 Recolha dos níveis de lactato, frequência cardíaca e respiratória 1, 3 e 5 minutos pós prova de esforço.

Importante: Para que o período do estudo tenha a duração de 3 dias, a primeira intervenção através de acupunctura será efectuada imediatamente após a última medição do lactato sanguíneo no primeiro dia, e a última intervenção com acupunctura imediatamente antes da medição dos níveis de lactato basais no terceiro dia.

Com a intervenção através desta técnica de acupunctura esperamos obter uma remoção mais rápida dos níveis de lactato após um esforço máximo bem como um retorno mais rápido dos parâmetros de frequência cardíaca e respiratória ao estado basal, o que evidenciará uma melhor capacidade de recuperação de fadiga.

Desta forma, esperamos contribuir para aumentar o leque de conhecimentos técnicos disponíveis na monitorização e planeamento de actividades desportivas, prevenção de consequências relacionadas com a má gestão da fadiga e também melhorar a intervenção na área da saúde.

Sendo a sua participação voluntária terá o que tempo que necessitar para ponderar sobre a sua participação neste estudo. É livre de consultar a opinião dos seus familiares ou amigos.

Caso decida aceitar, poderá posteriormente a qualquer momento recusar continuar no estudo, sem qualquer encargo ou prejuízo.

Ao entrar neste estudo será garantida a sua privacidade, através de confidencialidade dos dados e regras do sigilo médico. Todos os resultados obtidos serão devidamente codificados. Caso pretenda, poderá ter acesso aos resultados, mas não os poderá divulgar ou usar para fins científicos.

Os dados serão apenas do conhecimento dos investigadores principais e dos orientadores do estudo, podendo ser posteriormente publicados em revistas científicas ou apresentados em eventos científicos.

Será sempre mantido o seu anonimato e todos os procedimentos efectuados serão gratuitos.

Para qualquer esclarecimento poderá entrar em contacto com o investigador principal neste projecto – Mestrando Diogo Augusto de Brito Bernardo

Telemóvel: 937161223 ou 914661303

A equipa de investigação agradece a sua participação e está ao seu dispor para qualquer esclarecimento.

Data:___/___/___

Com os melhores cumprimentos, Diogo Bernardo

Anexo: Pontos de acupunctura a serem utilizados na fase de Intervenção:

ST‐34  Localização:   Face anterior e  medial da coxa  LU‐10  Localização:  Região hipotenar  P‐5  Localização:   Face interna do  antebraço  SI‐12  Localização:   Superior à espinha  da omoplata 

Documentos relacionados