• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

RG (Registro Geral ou Carteira de Identidade) Definição

O RG (Registro Geral ou Carteira de Identidade) é o documento nacional de identificação civil no Brasil. Contém o nome da pessoa, data de nascimento, data de emissão, filiação, foto e impressão digital do dedo polegar direito do cidadão. É obrigatório seu porte, sendo a pessoa passível de detenção caso não esteja portando o documento.

Sua emissão é de responsabilidade dos Governos Estaduais, embora a carteira tenha validade nacional.

Os documentos necessários para emitir o RG dependem do estado civil do requerente. Para solteiros, solicita-se a Certidão de Nascimento original (ou cópia autenticada por tabelião). Para os casados, solicita-se a Certidão de Casamento original (ou cópia autenticada por tabelião). Para todos os casos, solicitam 3 fotos 3x4.

A emissão da Carteira de Identidade é gratuita, conforme a lei federal.

A regulamentação da emissão e validade da Carteira de Identidade foi estabelecida através da Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, que define quais os requisitos para obtenção da mencionada identidade que tem validade em todo o território nacional. Segue abaixo o Padrão de foto para a carteira de identidade conforme estabelecido pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

O tamanho da imagem da pessoa a ser identificada deve ser compatível com o tamanho da fotografia ou seja, 3x4 centímetros.

A imagem da fotografia deve ser recente e de acordo com a pessoa a ser identificada se apresenta no momento da identificação.

Não serão aceitas fotografias de pessoas sorrindo, de perfil ou com adereços que possam alterar a fisionomia, óculos esporte, vestidos com roupas apresentando dizeres políticos ou comerciais, nem fotografias com frases, carimbos, números e datas de qualquer natureza.

Leis que validam outros documentos como carteira de identificação Lei nº. 6.206, de 7 de maio de 1975.

Dá valor de documento de identidade ás carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional e dá outras providencias.

O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º É válida em todo o Território Nacional como prova de identidade para qualquer eleito, a carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional.

Art. 2º Os créditos dos órgãos referidos no artigo anterior serão exigidos pela ação executiva processada perante a Justiça Federal.

Lei nº. 9.503, de 23de setembro de 1997. Institui o Código de Transito Brasileiro

Art. 159 A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste

Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá o documento de identidade em todo território nacional.

RG de Estrangeiros – RNE

Criada pelo artigo 135, Decreto nº 3.010, de 20 de agosto de 1938, hoje com novo modelo conforme Decreto – Lei nº 499, de 17 de março de 1969, este documento é obtido junto à Policia Federal, conhecido como Registro Nacional de Estrangeiro – RNE ou Carteira de Identidade do Estrangeiro – CIE, onde terá validade conforme data específica no documento.

Mercosul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai dispensam o uso de passaporte dos cidadãos estrangeiros com origem nestes países, desde que apresentem a carteira de identidade nacional.

Portugal: Em Portugal há o chamado bilhete de identidade. Cadastro de pessoa Física - CPF

O cartão de CPF é o documento que identifica o contribuinte, pessoa física perante a Secretária da Receita Federal (SRF). O CPF armazena as informações cadastrais da pessoa fornecidas pelo próprio contribuinte e pelos outros sistemas de dados da SRF. Segundo a lei, cada pessoa pode ser inscrever no cadastro somente uma única vez e, portanto, só pode possuir um único número de inscrição.

A Correta digitação do CPF é imprescindível para realização dos serviços no DETRAN. Nome de casada X Nome de solteira

Mudança de nome de SOLTEIRA PARA CASADA deve ser realizada com a apresentação do Novo RG.

Mudança de nome de CASADA PARA SOLTEIRA deve-se ter cautela, pois pode existir problemas judiciais de separação de bens. O que fazer? Como o serviço que pode ser pedido é somente 2ª via, solicitar certidão de separação e com base no novo RG realizar a alteração de nome.

Observações:

O documento de identificação não tem data de vencimento, mas tem que cumprir o seu objetivo que é de identificar o cidadão. Lembrar que documento plastificado ou aberto perde a sua originalidade, que é exigida em lei.

Comprovante de Residência Definição

É a identificação do local onde uma pessoa (física ou jurídica) reside ou é tem moradia registrada. Serve para identificar local de residência, moradia ou instalação.

Legislação pertinente

CTB – Art.120º Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei.

CTB – Art.241º Deixar de atualizar o cadastro de registro de veículo ou de habilitação do condutor:

Penalidade – multa.

CTB – Art.242º Fazer falsa declaração de domicílio para fins de registro, licenciamento ou habilitação:

Infração – gravíssima Penalidade – multa.

Portaria DENATRAN Nº 20/2001

Art. 1º A autoridade de trânsito responsável pelos procedimentos de anotação e registro relativos a condutores e veículos deverá exigir declaração de próprio punho, firmada sob as penas da lei, nos processos em que pairem dúvidas quanto À veracidade das informações prestadas pelo interessado quanto ao seu domicílio.

Parágrafo único: Considera-se como documentos hábeis de comprovação de domicílio, contas de água, luz e telefone emitidas em nome do interessado, ou cópia autenticada de contrato de locação de imóvel por ele celebrado, devidamente registrado.

A declaração de residência utilizada pelo DETRAN tem respaldo na Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983, que versa sobre a comprovação de residência para autoridade pública, onde dispõe que a falsa declaração acarretará sanções civis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável.

2. OUTROS DOCUMENTOS / INFORMAÇÕES

Pessoa Jurídica

O que é uma Sociedade?

Sociedade é a união entre duas ou mais pessoas com o propósito de combinarem esforços e bens, com o objetivo de repartirem entre si os resultados conquistados.

E o que é uma empresa?

Empresa é ao conceito de sociedade acrescido dos fins lucrativos, da necessidade de ter personalidade jurídica, da obediência à legislação comercial, exercendo assim atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

Quais os tipos de empresa?

As empresas se dividem basicamente em 3 tipos: 1- Indústria;

2- Comércio; 3- Serviços.

Constituição Jurídica da Empresa

Quanto a sua constituição jurídica as empresa são, na sua grande maioria, compostas de 03 formas básicas:

-Empresa Individual

-Empresa individual é o empresário que, na ausência de sócio (os), constitui uma empresa em nome próprio, mas com o CNPJ.

-A sua responsabilidade é limitada perante as dívidas da empresa que porventura venha a acontecer.

>Contrato Social

O Contrato Social corresponde ao By-Laws no sistema americano, e nada mais é do que rege as atividades da empresa. Pode ser exigido em processos administrativos e jurídicos, como comprovação de renda e solidez econômica, por exemplo, em casos de ajuste de vistos de estudante ou mesmo de trabalho.

Este documento indica quem são os quotistas e/ou acionistas da empresa, e dependendo da complexidade da atividade pode ter desde 4-5 páginas e dezenas de páginas. Algumas jurisdições também estão emitindo um contrato social sumarizado, em formulário impresso, que é um documento de uma página.

Como deve ser apresentado?

Original (podendo ser aceita cópia autenticada pelo DETRAN a partir do original) e Copia autenticada por cartório.

Itens que o Contrato Social identifica:

- Define quem tem poderes para representar a empresa naquele ato: Em conjunto ou isoladamente (verificar o DOC);

- Quem representa pode emitir procuração pública ou realizar o próprio serviço além de ser quem assina o CRV em caso de transferência. Existem casos em que procurador pode também assinar o CRV desde que tenha poderes especiais e expressos;

- Deve ser verificado o endereço no cartão do CNPJ para confirmar (ou CIRETRAN) é o local correto para a realização do serviço, caso a empresa seja a autora/solicitante do serviço, pois só é possível registrar no município, veículos de empresa que esteja inscrita no município.

O que é cartão do CNPJ?

É o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Pode ser consultado através do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br)

>Procuração Definição

A procuração, ou mandato é o ato pelo qual o interessado (outorgante/detentor do direito) nomeia alguém de sua plana confiança (procurador/outorgado), para praticar determinados atos em seu nome.

Pode ter prazo de validade ou não, conforme a vontade do outorgante. Como é um ato baseado na confiança, pode ser revogado a qualquer tempo. Como é feito?

O interessado (outorgante) comparece ao Tabelionato, com seu RG E CIC originais, e diz ao escrevente que deseja nomear alguém de sua confiança (procurador) para que pratique determinados atos em seu nome – o procurador pratica os atos pelo outorgante, é como se o próprio outorgante tivesse praticando os atos, pos isto é fundamental que seja uma pessoa da mais absoluta confiança do outorgante.

Alguns tipos de procuração:

-Procuração Ad judicia: é aquela dada aos advogados para que estes representem o interessado em juízo (mover ações, defender em ações, fazer acordos, celebrar contratos, etc);

-Procuração Previdenciária: para autorizar que alguém da confiança receba aposentadoria ou pensões por ele;

-Procuração para movimentar Contas Bancárias; -Procuração para Administrar Bens;

-Procuração para Venda e Compra de Imóveis; -Procuração para Venda de automóveis;

-Procuração para Matrícula em Cursos e Concursos;

-Procuração para quaisquer outros atos da Vida Civil (somente para atos lícitos ou não proibidos por lei).

O que é necessário?

- Comparecer o interessado com seus documentos originais (RG ou Carteira de Habilitação nova (com foto), e CPF);

- Caso seja o interessado tiver até 15 anos, deve comparecer apenas seu pai ou sua mãe com seus documentos originais (o menor não precisa vir);

- Se o interessado tiver entre 16 ou 17 anos, comparecer acompanhado de seu pai ou de sua mãe para assisti-lo, todos com seus documentos originais;

- Trazer a qualificação completa do procurador; nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, nº. do RG e do CPF e endereço.

A procuração pública

É aquela passada (lavrada) em cartório com seu devido registro. A particular é geralmente redigida pelos próprios interessados, sem o devido registro em cartório, bastando, para efeito de maior veracidade, que seja reconhecida a firma (assinatura) em cartório. Ver Código Cível Art., 661 ao final deste módulo.

A procuração pública é padronizada com toda a estrutura, bastando tão somente, preencher pelo escriturário, os dizeres dos itens 1, 2,3 e 4 citados a seguir.

Estrutura:

1. Título: Procuração

2. Qualificação: nome, nacionalidade, estado civil, profissão, números dos documentos do outorgante ( quem dá a procuração) e também do outorgado ( a quem se dá a procuração);

3. Finalidade e poderes: declaração textual da finalidade e autorização para praticar os atos declarados;

4. Data e assinatura do outorgante;

5. Assinaturas das testemunhas, se for preciso, à esquerda e abaixo da do outorgante.

* Deve-se verificar se a procuração possui data de validade. A procuração que não especificar prazo de validade, mas que tenha mais de 5 anos da sua emissão, deverá ser analisadas pelo Diretor da área.

>Reconhecimento de Firma Definição

É o ato em que o notário garante, por escrito em um documento particular, que tal assinatura foi feita por determinada pessoa, ou que é semelhante ao padrão de assinatura que está em seus arquivos.

Não é um simples carimbo. O notário está garantindo que a assinatura não foi falsificada, que a data aposta no carimbo é realmente do dia em que lhe foi apresentado o documento.

Quais as formas de reconhecimento de firma?

- Por autenticidade – quando o notário identifica o próprio signatário e este assina em sua presença ou confirma a assinatura já aposta no documento. Assinando em ambos os casos um termo de comparecimento. Este é o legitimo reconhecimento de firma. É aquele que não deixa margem a dúvidas. Alias, este tipo de reconhecimento de firma é o adotado em quase todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos da América, onde todo o sistema notarial é alicerçado no reconhecimento de firma.

- Por semelhança – esta é a forma mais utilizada no Brasil, porém, não é a melhor do ponto de vista da segurança jurídica. O notário confere a assinatura a ser reconhecida, com a assinatura que a parte já depositara em seus arquivos. Se a assinatura contiver elementos de semelhança, o notário a reconhecerá, certificando que o faz “por semelhança”.

No reconhecimento de firma por semelhança, como não há a presença do signatário, o notário não pode conferir:

1) se a assinatura foi feita realmente pela parte ou por um especialista em falsificação;

2) se a assinatura foi aposta no documento mediante ameaça;

3) se o documento foi assinado em branco e posteriormente preenchido; 4) ou ainda, se o documento foi assinado em virtude de erro ou engano.

Para o reconhecimento de firmo poderá ser exigida a presença do signatário ou a apresentação do seu documento de identidade.

É vedado o reconhecimento de firma em documentos sem data, incompletos ou que contenham, no contexto, espaços em branco.

Se o instrumento contiver todos os elementos do ato, pode o notário reconhecer a firma de apenas uma das partes, não obstante faltar a assinatura da outra, ou das outras.

ATENÇÃO: Data – prevalece a mais antiga, para efeito de autuação. No formulário do CRV, consta a seguinte observação no seu verso:

“Reconhecimento de firma do proprietário (vendedor) conforme Art. 369 C.P.C.” O que diz o Artigo 369 do Código do Processo Civil?

Art. 369. Reputa-se autentico o documento, quando o tabelião reconhecer a firma do signatário, declarando que foi aposta em sua presença.

Assim, para o caso de CRV deverá ser por autenticidade e não por semelhança.

Se o Reconhecimento de Firma for em Município / Estado divergente do local de cadastramento do veiculo deve-se exigir sinal público.

Se a Pessoa Jurídica – Deve-se reconhecer a firma de todos aqueles exigidos pela Procuração/contrato social.

CRV – O sinal público é do cartório que reconheceu a firma no outro estado, ou município. O Sinal reconhece a firma do tabelião.

>Financiamento

Ao longo deste texto o termo restrição financeira representa um conjunto variado de gravames no registro de veículos, tais como: arrendamento mercantil, alienação fiduciária e reserva de domínio – quando realizada exclusivamente por entidades financeiras que aderirem ao convenio entre FENASEG e AND.

O termo agente financeiro, ou simplesmente agente, se refere às varias empresas que têm poderes para estabelecer restrições financeiras, de qualquer natureza, sobre os veículos.

O termo financiado se refere ao individuo ou empresa que recorreu ao agente financeiro para obtenção de financiamento ou arrendamento de veiculo.

O que fazer em caso de roubo?

A financeira pode efetuar a baixa do gravame via SNG, contudo o DETRAN só NÃO poderá realizar o serviço de desalienação.

Financiamento ou DOC

Financiamento é uma compra parcelada, na qual está incorporada uma parcela de juros. Esta parcela varia em função do valor a ser contratado e do prazo de pagamento.

Quais são as modalidades de financiamentos?

Existem basicamente duas modalidades de financiamento para pessoa física: o Credito Direto ao Consumidor (CDC) e o leasing, como os oferecidos pelos bancos ligados a montadoras.

O que é CDC?

CDC ou Crédito Direto ao Consumidor é uma operação de 1 a 48 meses realizada por pessoa física ou jurídica e que está sujeita a tributação do IOF.

Quais as características de um CDC?

Quando o cliente adquire um bem através de uma operação de CDC, a propriedade deste bem é do cliente financiado, isto é, o documento do automóvel será registrado em nome do cliente.

Eu posso antecipar o pagamento de parcelas do CDC?

Sim, de acordo com o código de defesa do consumidor, o banco é obrigado a dar o desconto nos juros do contrato sobre o valor pago antecipadamente.

Eu posso quitar o contrato de CDC antecipadamente?

Sim, o processo se dará igualmente ao de quitação de parcelas antecipadas. >Arrendamento Mercantil

Conceitos Básicos

- Arrendamento - Arrendar – Arrendação: Contrato pelo qual uma pessoa, dona de bens móveis, assegura a outrem, mediante contribuição fixa ou reajustável a prazo certo, o uso e gozo desses bens Obs.: cf. locação.

- Mercantil: relativo a ou que respeita ao comercio, à mercancia; mercante O que é arrendamento mercantil (leasing)?

De acordo com a lei n.º132 de 26/10/83, artigo primeiro, parágrafo único:

“Considera-se arrendamento mercantil, para os efeitos desta lei, o negócio jurídico realizado entre pessoas jurídica na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica,

na qualidade de arrendatária, e que tenha pôr objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.” Qual o prazo mínimo do arrendamento mercantil?

Resolução 2.309, art. 8º. : “Os contratos devem estabelecer os seguintes prazos mínimos de arrendamento mercantil: 2(dois anos), compreendidos entre a data da entrega dos bens a arrendatária, consubstanciada em termo de aceitação e recebimento dos bens, e a data de vencimento da ultima contraprestação, quando se tratar de arrendamento de bens com a vida útil igual ou inferior a 5 (cinco) anos. 3 (três) anos, observada a definição do prazo constante da alínea anterior, para o arrendamento de outros bens.”

Arrendamento Mercantil – LEASING Financiamento (Aluguel) Definição

Arrendamento de bens móveis ou imóveis.

Beneficiários Pessoas jurídicas.

Características

O arrendamento mercantil é caracterizado pela aquisição de um determinado bem pela empresa de arrendamento mercantil ou Leasing (arrendadora), indicado pela pessoa jurídica (arrendatária) que o arrendará com prazo e valor previamente definidos.

Valor

Até 100% do valor do bem a ser arrendado, incluindo impostos e prêmio do seguro do respectivo bem.

Prazo

Conforme grau de depreciação do bem objeto do arrendamento, sendo de no mínimo 24 meses.

Garantias

Pessoais (aval / fiança)

Obs.: O bem objeto do arrendamento não é juridicamente caracterizado como a garantia.

Forma de Liberação

Integral, diretamente ao fornecedor do bem.

Forma de Pagamento

Do arrendamento: em prestações mensais e iguais pelo sistema francês de amortização (tabela price). Do VRG: antecipado, diluído nas parcelas ou final do contrato.

Bens Arrendáveis

- Veículos novos e usados;

- Máquinas e equipamentos novos e usados; - Imóveis novos e usados;

- Equipamentos de informática.

Imobilização do Bem Arrendado

O bem colocado à disposição da empresa (arrendadora) não poderá ser imobilizado, ou seja, contabilizado no ativo permanente pelo valor integral da compra, e sim pelo valor do VRG pago. O valor mensal pago pelo aluguel deverá ser lançado pela empresa como despesa.

LEASING Conceito Básico

Leasing é uma espécie de arrendamento mercantil com pacto de assistência técnica, em que não é essencial a clausula de reserva do direito de opção para a compra e que se rege pelos direitos de locação.

O que é Leasing?

É um sistema de arrendamento mercantil, ou seja, de aluguel de carro com opção de compra. É utilizado principalmente na aquisição de veículos novos. É uma operação de credito a longo prazo, a partir de 24 meses e até 60 meses, realizada por pessoa física ou jurídica, objetivando adquirir um bem. Assim, pode-se considerar como uma mistura de financiamento e sistema de locação, com opção de compra do veiculo ao final do contrato.

Leasing ou arrendamento mercantil é uma operação em que o cliente pode fazer uso de um bem sem necessariamente tê-lo comprado. O bem, neste caso, deve ser entendido em seu sentido mais amplo: imóveis, automóveis, maquinas, equipamentos, enfim, qualquer produto cuja utilização seja capaz de gerar rendas e seja para uso próprio do arrendatário (cliente). Ao final do contrato, o cliente pode adquirir definitivamente o bem arrendado mediante o pagamento de um valor residual, definido no contrato.

No caso do Leasing de um automóvel temos:

Cliente É quem escolhe o carro, contrata o Leasing e utiliza o automóvel. Pode ser uma pessoa física ou jurídica. Tecnicamente é chamado de Arrendatário. Revenda É a concessionária ou lojista. Tecnicamente é chamado Fornecedor.

Banco É a empresa de Leasing geralmente ligada a um banco. Paga o veiculo à vista para a Revenda e o arrenda para o cliente. Tecnicamente, é chamado Arrendador.

Quais são as características do leasing?

Quando o cliente adquire um bem através de uma operação de leasing, a propriedade deste bem é da arrendadora (banco), isto é, o documento do automóvel será registrado em nome do banco.

Como funciona o sistema?

A financeira compra o veiculo e o arrenda (repassa) ao contratante, que passa a pagar uma espécie de aluguel mensal. No leasing individual, o contratante escolhe o modelo do carro, o prazo de pagamento e o valor que deseja pagar. Se esse valor for muito

Documentos relacionados