• Nenhum resultado encontrado

Infraestrutura de acesso para Portadores de Necessidades Especiais ou com Mobilidade Reduzida

CLINICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA

6.1.4. Infraestrutura de acesso para Portadores de Necessidades Especiais ou com Mobilidade Reduzida

Atenta ao disposto na Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003, sobre os requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências físicas às dependências das IES, a Mantenedora do IESGF determinou políticas que reconhecem as necessidades diversas dos alunos, acomodando os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, por meio de metodologias de ensino apropriadas, arranjos organizacionais, uso de recursos diversificados e parceria com as organizações especializadas.

Atenta à sua responsabilidade social, o IESGF adota políticas para os portadores de necessidades especiais, descritas no PDI, conforme legislação em vigor.

63 A Biblioteca conta com um acervo que segue plenamente os padrões de qualidade exigidos, composto por material atualizado, tanto para o uso do corpo docente, quanto para o uso do corpo discente, ao mesmo tempo em que busca sempre a melhor estruturação do espaço para a formação do estudante e melhores resultados para a satisfação de seus usuários.

A Instituição entende ser imprescindível a aquisição de livros e periódicos indicados pelo corpo docente, a fim de cumprir o atendimento das ementas de cada disciplina, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares do MEC, além de atender a assuntos de interesse e complementação à formação dos estudantes.

6.1.4.1. Acervo

6.1.4.1.1. Bibliografia Básica

O acervo da bibliografia básica contém pelo menos três títulos por unidade curricular sendo que, a somatória dos exemplares de cada bibliografia atinge no mínimo a proporção de 01 exemplar para cada 10 alunos, configurando dessa forma conformidade com os critérios de análise exigidos pela comissão de reconhecimento das instituições de ensino superior (IES).

6.1.4.1.2. Bibliografia Complementar

As bibliografias complementares possuem no mínimo 03 títulos com 02 exemplares cada, configurando dessa forma conformidade com os critérios de análise exigidos pela comissão de reconhecimento das instituições de ensino superior (IES).

6.1.4.1.3. Periódicos Especializados

Assim como as Bibliografias, a manutenção dos títulos e coleções de periódicos respeita a Legislação vigente para cada curso e/ou categoria de curso.

Atualmente, o acervo possui assinaturas que atendem à área do curso. É importante ressaltar que foram adquiridas as coleções de todos os títulos, mas a entrega de volumes retroativos é demorada, assim como a do ano corrente é contínua. Dessa forma, o acervo de periódicos expande-se diariamente.

6.1.4.2. Formas de expansão e atualização do Acervo

Quadro 17 – Apresentação das Formas de Expansão e Atualização do Acervo - IESGF

MATERIAIS DIRETRIZES

LIVROS E OBRAS DE REFERÊNCIA

Obedecer aos parâmetros estabelecidos pelo MEC para as proporções de exemplares por número de alunos das obras indicadas nas

bibliografias.

Adquirir a solicitação dos professores e alunos intermediada pelos coordenadores.

OBRAS SERIADAS (PERIÓDICOS, JORNAIS E

REVISTAS)

Adequar o acervo junto aos coordenadores de acordo com a legislação vigente.

Priorizar obras que possuem acesso pela Internet sempre que possível. MULTIMÍDIA (VHSs/DVDs,

Disquetes/CD ROMs e E-books/Páginas Eletrônicas

Adquirir a solicitação dos professores e alunos intermediada pelos coordenadores.

64 6.1.4.3. Serviços

A biblioteca oferece os seguintes serviços:

 Acesso disponível pela Internet ao acervo eletrônico;  Apoio à elaboração de trabalhos acadêmicos;

 Capacitação de usuários;  Pesquisa bibliográfica;

 Reserva da bibliografia usada nos cursos. 6.1.5. Laboratórios Especializados

6.1.5.1. Quantidade

A instituição disponibiliza de 04 salas climatizadas para os laboratórios de formação específica (laboratório de anatomia, laboratório de cinesioterapia, laboratório de eletroterapia e laboratório multidisciplinar) e ainda uma clínica de fisioterapia.

6.1.5.2. Qualidade

A instituição disponibiliza de 01 sala climatizada para o laboratório de anatomia, com 8 mesas para necrópsia, 50 banquetas, 4 armários de metal e 2 estantes onde estão guardadas as peças anatômicas, dentre elas: Articulações cotovelo, ombro, quadril, joelho, tornozelo, pélvis, esqueleto articulável, esqueleto desarticulado, medula espinhal, vértebras cervicais, órgãos (rim, coração, fígado, pulmão, laringe, etc...) e demais peças necessárias para estudo. A descrição completa e detalhada com as quantidades de cada material estão disponíveis no Inventário de material permanente (ANEXO 13).

Possui também 02 salas climatizadas para oslaboratórios de Cinesioterapia e Eletroterapia que possui 12 macas para as atividades práticas além dos materiais necessários para um bom aproveitamento dos alunos do curso, dentre os materiais podemos citar: Aparelho de Laser, Ap. Ultrassom, Ap. Pulsado continuo micro-ondas, ap. para banho de parafina, andador, bolas bobath, cadeira de rodas, colchonete, cunha de espuma, esfigmomanômetro, estetoscópio, espelho, estesiômetro, órteses de posicionamento, muletas, andador, simetrógrado, tábuas de propriocepção,rolos de posicionamento, etc... além dos materiais de consumo como: faixa elástica, luvas de procedimento, gel condutor, bolsa de gel, compressa gaze, etc. A descrição completa e detalhada com as quantidades de cada material estarão disponível no Projeto Pedagógico do Curso.

A instituição também possui uma Clínica de Fisioterapia, equipada com 02 consultórios,03 salas de eletroterapia, 01 sala de cinesioterapia, 01 sala para atendimento em neurologia, 01 sala de estudos, 01 sala de professores/coordenação, uma recepção e 03 banheiros, sendo um deles para portadores de necessidades especiais, materiais de consumo como luvas, álcool, bolsas de gelo, faixa elástica etc. Além dos materiais permanentes como: Andadores, balança antropométrica, balanço proprioceptivo, bicicleta ergométrica, cadeiras de rodas, cama elástica, colchonetes, colchões, cunhas, discos proprioceptivos, espaldar, espelhos, equipamentos de eletroterapia, goniômetro, halteres, lencóis, fronhas, podoscópio, toalhas, step, dentre

65 outros. A descrição completa e detalhada com as quantidades de cada material estão disponíveis no Inventário de material de consumo (ANEXO 14).

6.1.5.3. Serviços

6.1.5.3.1. Laboratório de Anatomia

O Laboratório de Anatomia destina-se a subsidiar atividades teórico-práticas das disciplinas de anatomia, anatomia dos sistemas e neuroanatomia humana, com ênfase à relação entre estrutura e função, para que o aluno entenda a constituição de cada sistema do corpo humano a partir do estudo de cada um dos órgãos deste sistema. O documento da Qualidade do Laboratório de Anatomia encontra-se anexo (ANEXO 15).

6.1.5.3.2. Laboratório de Cinesioterapia

O Laboratório de Cinesioterapia destina-se a subsidiar atividades teórico-práticas das disciplinas de: Cinesioterapia, Cinesiologia, Reeducação Funcional, Medidas e Avaliações, Avaliação Funcional, Semiologia Aplicada a Fisioterapia, Neurologia, Recursos Terapêuticos Manuais, Ortopedia, Cardiologia e Pneumologia, além de outras disciplinas conforme necessidade prática, onde são disponibilizados todos os recursos necessários para a formação profissionalizante/específica do estudante.

6.1.5.3.3. Laboratório de Eletroterapia

O Laboratório de Eletroterapia destina-se a subsidiar atividades teórico-práticas das disciplinas de: Eletroterapia, Termo e Fototerapia, além de outras disciplinas conforme necessidade prática, onde são disponibilizados todos os recursos necessários para a formação profissionalizante/específica do estudante. O documento da Qualidade dos Laboratórios de Cinesioterapia e Eletroterapia encontra-se anexo (ANEXO 16).

6.1.5.3.4. Laboratório Multidisciplinar

O Laboratório Multidisciplinar destina-se a subsidiar atividades teórico-práticas da disciplina de Biologia (Citologia), além de outras disciplinas conforme necessidade prática, onde são disponibilizados microscópios e lâminas para utilização dos recursos necessários para a formação profissionalizante/específica do estudante. O documento da Qualidade do Laboratório Multidisciplinar encontra-se anexo (ANEXO 17).

6.1.5.3.5. Clínica de Saúde do IESGF (Clínica Escola de Fisioterapia)

A clínica de Saúde do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF tem como objetivo a formação de profissionais embasada nas competências inerentes ao exercício da profissão e atuação clínica. O atendimento a ser ofertado na Clínica de Saúde visa o bem estar dos cidadãos, na promoção de saúde, educação e principalmente integração à sociedade. Não se trata de uma Clínica para procedimentos invasivos, trata-se de uma clínica comunitária de promoção de saúde que oferece atendimento nas áreas de Ortopedia, Saúde Pública e Neurologia. O

66 documento da Qualidade da Clínica de Saúde IESGF (Clínica Escola) encontra-se anexo (ANEXO 18).

67 7. ANEXOS

7.1. ANEXO 1: Ementário e Bibliografia do Curso