• Nenhum resultado encontrado

Infraestruturas – Caracterização Física

2. Enquadramento Prática Profissional

2.2. Enquadramento Institucional

2.2.4. Solinca Rio Tinto

2.2.4.2. Infraestruturas – Caracterização Física

O Solinca Rio Tinto é um espaço com cerca de três mil metros quadrados dividido por quatro pisos, dos quais dois subterrâneos que funcionam como parques de estacionamento e que têm ligação à receção por meio de um elevador (conforme Figuras 4, 5, 6, 7 e 8).

40

Figura 4 Solinca Rio Tinto – Imagem frontal

41

Figura 6 Solinca Rio Tinto - Parque -1

42

Figura 8 Solinca Rio Tinto - Elevador de acesso ao clube

Conta com instalações de excelência elaboradas num design atrativo e moderno onde vigoram os espaços amplos e repletos de luz natural.

Na ligação do exterior para a receção, temos a primeira zona interior do clube, um pequeno hall de entrada em que é possível ter visão para a zona da piscina e onde estão dispostos numa vitrine alguns produtos que a Solinca comercializa, como por exemplo, suplementação alimentar, aloquetes, toucas, entre outros (conforme figuras 9 e 10).

43

Figura 9 Solinca Rio Tinto - Entrada

Figura 10 Solinca Rio Tinto - Hall de Entrada

O local que se segue é o hall da receção onde se dá o primeiro contacto com o staff do clube (conforme Figura 11). Assim que se entra pela porta, antes de chegar ao balcão da receção, temos, à direita, o elevador que faz a ligação

44

entre o piso em questão e os pisos inferiores onde existem os parques de estacionamento e, à esquerda, um pequeno balcão para compra e reserva de serviços de spa e massagens. Prosseguindo e já no balcão da receção localizado à direita a seguir ao elevador, os sócios além de terem as opções de levantar a sua toalha (taxa extra) e comprar artigos diversos, têm à disposição panfletos e flyers alusivos a campanhas e futuros eventos, mapa de aulas, certificados do clube entre outros documentos. Já os rececionistas dispõem de vários documentos distribuídos por armários, assim como 4 computadores cada um com uma caixa e várias impressoras para desenvolverem o seu serviço.

Figura 11 Solinca Rio Tinto - Receção

Por trás da receção, existem uma pequena sala de controlo de máquinas e o backoffice, onde o Club Manager, a Membership e a Comercial desempenham as suas tarefas (conforme Figura 12). Os fitness instructors também usam este gabinete para realizarem trabalho administrativo.

45

O acesso aos balneários e posteriormente a todos os serviços que o ginásio provém é controlado por um sistema de torniquetes, onde após a sua passagem os sócios são confrontados com o regulamento interno do clube e têm dois corredores, um de acesso aos balneários de adultos e outro de acesso ao balneário de crianças, que tem pelo caminho um elevador e as escadas de acesso às salas de atividade física, uma sala de controlo de máquinas, um bebedouro, dois gabinetes de reuniões, um gabinete de nutrição e uma porta com acesso aos balneários de staff e a uma pequena sala de convívio para os funcionários do clube.

No caminho de acesso aos balneários existem duas salas que são destinadas ao usufruto de serviços de spa, como massagens, tratamentos, entre outros, que têm um custo extra e uma sala de controlo de máquinas.

Acerca dos balneários, existem quatro, destinados a adultos e crianças dos sexos masculino e feminino. Acerca dos balneários de adultos, estes são de grandes dimensões e contêm 448 / 502 (Masculino / Feminino) cacifos de utilização livre pelos sócios. Incluem 3 WC’s e 3 urinóis nos masculinos e 6 WC’s nos femininos, 3 / 5 (Masculino / Feminino) lavatórios com sabão disponível, 3 secadores de cabelo, 2 secadores de mãos e um secador de fatos de banho. A zona de banhos contém 14 / 16 chuveiros (Masculino / Feminino), todos eles com gel de duche.

Os balneários infantis são iguais aos de adultos, contudo com dimensões mais reduzidas.

46

A partir dos 4 balneários existe um corredor nas traseiras de acesso à zona da piscina. Nesta zona está presente a piscina (dimensões de 16m de comprimento, 4 pistas e profundidade de 1.20m), a sauna, o jacuzzi, banho turco, 2 chuveiros e uma pequena sala de professores (conforme Figura 13).

Figura 13 Solinca Rio Tinto - Zona da piscina

Voltando à escadaria de acesso à zona de atividade física, após chegarmos ao piso superior temos um pequeno hall, onde podemos visualizar o mapa de aulas, com máquinas de café e snacks, um bebedouro e uma sala para armazenar mercadoria (conforme Figura 14).

47

Figura 14 Solinca Rio Tinto - Hall piso superior

Passando esta pequena zona, temos a ampla sala de cardiofitness com 700m2 e equipamentos de última geração onde abunda a luz natural proveniente das várias janelas (conforme Figura 15). Nesta sala existe uma zona de treino cardiovascular e resistência muscular, uma zona de treino funcional (conforme Figura 16) com bastante material para o efeito, uma zona de peso livre (conforme Figura 17) e ainda uma novidade relativamente aos outros clubes Solinca que é uma zona exclusiva para treino acompanhado com um personal trainer (conforme Figura 18).

48

Figura 15 Solinca Rio Tinto - Sala cardiofitness

49

Figura 17 Solinca Rio Tinto - Zona de peso livre

Figura 18 Solinca Rio Tinto - Zona de personal training

Ainda no piso superior existem dois gabinetes de avaliações físicas (tal como se pode observar nas Figuras 19 e 20, cada gabinete tem três cadeiras, uma secretária com um computador, uma balança de bioimpedância e duas fitas métricas, uma que permite medir a altura dos sócios e outra específica para medir os perímetros), um estúdio dedicado às aulas de RPM (cycle indoor) com 42 bicicletas (conforme Figura 21), um estúdio dedicado às aulas de grupo de

50

corpo e mente (conforme Figura 22), com piso e temperatura aquecidos e um odor característico, e dois estúdios destinados às restantes aulas de grupo com bastante material para o efeito (conforme Figuras 23 e 24). Excetuando o estúdio de rpm, todos os restantes têm bastante luz natural, o que proporciona vitalidade aos espaços.

Figura 19 Solinca Rio Tinto - Gabinetes de avaliação física

51

Figura 21 Solinca Rio Tinto - Estúdio RPM

52

Figura 23 Solinca Rio Tinto - Estúdio 1

53