• Nenhum resultado encontrado

Iniciativas recentes de requalificação do parque de La Salette 76 

Capítulo IV – Os ambientes externo e interno do Parque de La Salette 65 

4.2 Análise das condicionantes estruturais 67 

4.2.3 Ambiente interno 72 

4.2.3.4 Iniciativas recentes de requalificação do parque de La Salette 76 

Desde a criação da Fundação La Salette, em Outubro de 2004, que é objectivo máximo da entidade gestora do parque e parceiros que a acompanham desde sempre, a delineação de uma estratégia a seguir para a requalificação do parque. Foram desenvolvidos esforços nesse sentido e em 2008 foi apresentada a Candidatura do

77 município ao Concurso Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana inscrito no Eixo IV – Qualificação do Sistema Urbano do Programa Regional do Norte.

A estratégia de desenvolvimento do município de Oliveira de Azeméis passa por ser capaz de adoptar um modelo de desenvolvimento que aposte na qualificação do ambiente urbano, no reforço de actividade da cidade através da valorização de espaços de excelência urbana, indispensáveis para a promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.

Em Junho de 2009, a candidatura é aprovada e traçam-se novos caminhos de excelência para o parque de La Salette (Figura 4). A candidatura agrega 10 projectos e tem ainda o objectivo de definir uma estratégia de comunicação global, transversal a todos os projectos que envolvem esta candidatura.

A integração do parque de La Salette como espaço estratégico da cidade é fundamental para potenciar a consolidação de uma estrutura ecológica de dimensão regional e intermunicipal. Considerando que o ambiente e o ordenamento são indissociáveis em qualquer parte, Oliveira de Azeméis procurará apresentar-se como um pólo natural de diferenciação e competitividade, em que a qualidade do ambiente urbano desempenhará um papel decisivo na qualidade de vida da população local e regional. Assim, este novo conceito de pólo natural constitui um espaço vital num território densamente ocupado, desempenhando uma função estruturante no novo desenho da cidade de Oliveira de Azeméis, de forma a recriar um espaço qualificado, projectando e desenhando uma nova forma de fazer cidade; garantir que seja pensado como parte integrante de operações urbanísticas mais vastas, onde a sua inserção na cidade seja clara e o paradigma do desenho dominante; permitir satisfazer carências da população; exigir que seja fundamental na produção de cidade e que a urbe assegure todas as suas valências, nomeadamente, as histórias e sociais; potenciar a presença da natureza que a evolução dos ciclos e sucessões ecológicas, possam ser utilizados no desenho do espaço; possuir uma utilidade urbana inquestionável, constituindo não só um espaço verde urbano estruturante mas, também, um espaço de conforto e comunicação da cidade; e ser um elemento de agregação e coesão social, afirmando-se como espaço de estar e de acolhimento em sentido absoluto.

Esta afirmação passa pela aposta do município de Oliveira de Azeméis como um pólo natural de excelência urbana e que proporcione, simultaneamente, uma melhoria na qualidade de vida da sua população, das suas organizações públicas e privadas, das

78

suas escolas e universidades.

4.2.3.3.1 Projectos candidatados

O primeiro projecto determina a criação do centro de interpretação do vidro, na quinta La Salette também conhecida por Casa do Mateiro, propriedade de Júlio Mateiro, figura polémica mas decisiva no desenvolvimento da indústria vidreira e do município. O edifício encontra-se num estado de degradação crescente, pelo que é premente a recuperação deste património arquitectónico, aliado à valorização da memória da indústria vidreira e de um dos seus actores principais. Constituem objectivos do presente projecto, o estudo sobre a indústria vidreira em Oliveira de Azeméis, a valorização do património edificado e dinamização do projecto de índole museológica, como pólo importante de valorização e fruição do património cultural.

O segundo projecto passa pela requalificação do parque infantil e desportivo, com criação do Parque Sénior. O parque infantil do parque de La Salette, é um equipamento colectivo importante no contexto do próprio parque e da cidade de Oliveira de Azeméis, uma vez que a oferta deste tipo de espaços de lazer é praticamente inexistente na cidade. A criação do Parque Sénior surge do reconhecimento dos benefícios da actividade física num ambiente natural, numa perspectiva lúdica e descontraída. Constituem objectivos do presente projecto a realização de intervenções, ao nível dos equipamentos, iluminação e zona envolvente.

O terceiro projecto envolve a requalificação do núcleo central histórico, permitindo a conservação tendo em conta as intenções originais do autor e o significado que elas transmitem em termos estéticos, técnicos e de inovação, considerando não só os aspectos relacionados com a legislação em vigor, como da própria sustentabilidade do parque. Constituem objectivos do presente projecto, a requalificação do coberto vegetal, melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana, requalificação dos caminhos e zonas pedonais no interior do parque, criação de ciclovia, requalificação dos pavimentos nas vias com circulação automóvel, da iluminação pública e de equipamento urbano.

O quarto projecto prende-se com a requalificação de equipamento urbano multifuncional numa zona limítrofe na encosta virada para o novo parque de merendas, que se pretende que seja o espaço multifuncional do concelho de Oliveira de Azeméis por excelência, que sirva de acolhimento a diversos eventos. Constituem objectivos do presente projecto a elaboração e execução dos diversos projectos infra-estruturais, que permitam a criação

79 de um equipamento colectivo que seja um espaço multifuncional sustentável, para acolher feiras, festas, concertos e outras actividades.

O quinto projecto destina-se à envolvente do lago complementando a intervenção prevista no terceiro projecto, compreendendo uma intervenção de requalificação paisagística, onde o objecto da empreitada se debruça na conservação e reorganização do património florístico existente, no fornecimento e instalação de sistema de rega e no fornecimento e implantação de novo revestimento vegetal. Constituem objectivos do presente projecto a melhoria do ambiente urbano, através da requalificação do espaço verde da envolvente do lago e da promoção do sentido de imaginário do local, a preservação e valorização de espécimes arbóreos relevantes e do fomento da regeneração natural de espécies autóctones, como os sobreiros.

O novo parque de merendas é o objectivo do sexto projecto apresentado e compreende escavações e aterros, construção de pavimentos e zonas de drenagem, implementação do sistema de rega, construção de mobiliário urbano, plantação e sementeira de espécies florísticas, entre outros. Constituem objectivos do presente projecto a recuperação e qualificação de espaços verdes urbanos, com a implementação de várias estruturas de apoio para refeições e zona de descanso, a promoção de espécies rústicas características de mata, como as urzes e zimbros e a plantação de espécies florestais arbóreas como o pinheiro-bravo, assim como a promoção de actividades lúdicas de carácter passivo e/ou activo, como as caminhadas, a observação de fauna e flora e a contemplação da natureza.

A atenção do sétimo projecto recai sobre a nova mata de La Salette, uma intervenção de requalificação biofísica da encosta, onde o objecto da empreitada se debruça na estabilização da encosta, através das mais modernas técnicas de engenharia hidráulica quer para sustentação quer para drenagem de águas, na qualificação paisagística do espaço, considerando não só a conservação e reorganização do património florístico existente, como também, a plantação de diversas espécies para combater o desenvolvimento de espécies invasoras, nomeadamente “mimosas”, que são o grande flagelo desta zona, promovendo-se o revestimento arbóreo da encosta de modo a constituir no futuro, uma mancha florestal de espécies estruturantes. Além dos aspectos referidos, este projecto potencia a utilização de um conjunto de iluminações com painéis solares fotovoltaicos, favorecendo o aproveitamento das energias alternativas no parque. Serão executados projectos de diversas especialidades, engenharia hidráulica e de

80

arquitectura paisagista, plano de segurança e de mobilidade, iluminação, entre outros. Constituem objectivos do presente projecto a criação de percursos pedestres na encosta e percursos para circulação de cavaleiros, implementação de zonas para desportos de aventura, com a construção de uma parede de escalada e circuitos de BTT, requalificação do espaço verde da encosta nascente do parque, desenvolvendo métodos de controlo de infestantes, favorecendo a regeneração natural de espécies e a plantação de vegetação autóctone, promovendo a biodiversidade.

O oitavo projecto permite a criação do centro de visitantes na casa das heras, que pretende ser o local agregador das diversas actividades do parque, de modo que a informação, a venda de produtos diversos e de merchandising, esteja organizada num espaço único que potencie o turismo cultural. Nesse sentido, o projecto envolve o reaproveitamento do património edificado da Casa das Heras, que estava em desuso, de modo a promover a multifuncionalidade do espaço e o desenvolvimento de novas actividades económicas, que são essenciais para assegurar todas as outras. Constituem objectivos do presente projecto a criação de um local de acolhimento e apoio ao visitante/turista/utente na exploração do parque fornecendo toda a informação de que necessita para melhor usufruir dos espaços, promoção do conhecimento e interpretação, através do desenvolvimento de várias actividades lúdicas e didácticas (oficinas/ateliers, visitas guiadas, criação de uma zona de loja, para venda de merchandising e outros produtos).

A dinamização do parque faz parte do nono projecto que permite desenvolver acções de dinamização deste espaço e reforçar o envolvimento da comunidade, através de parcerias, que permitam a implementação de actividades diversificadas, abrangendo diversas temáticas, entidades e público-alvo. Esta dinamização é suportada por actividades de carácter lúdico e didáctico que levam à fruição do espaço envolvente e ao reconhecimento do património quer histórico quer paisagístico, à valorização de actividades culturais, desportivas e recreativas, a intervenção dos cidadãos e a aproximação à causa do parque. Constituem objectivos do presente projecto a promoção das visitas guiadas, ateliers de expressão plástica e madeiras, organização de palestras, workshops, cursos de boas práticas ambientais e outras acções de formação.

O último projecto, o décimo, contempla a gestão, divulgação e comunicação de toda a candidatura. A amplitude do projecto “Requalificação do Parque de La Salette e sua Envolvente” implica, desde logo, o desenvolvimento de um plano de comunicação, global

81 e integrado, capaz de criar fluxos de informação e divulgação capazes de atingir vários tipos de públicos, de forma a promover os projectos (materiais e imateriais) e os benefícios proporcionados à população do município de Oliveira de Azeméis e região de Entre Doura e Vouga. Constituem objectivos do presente projecto a gestão da informação criada pelos promotores dos diversos projectos de intervenção, criar fluxos de comunicação para os diferentes públicos-alvo e desenvolver e implementar acções de divulgação através dos diferentes meios de comunicação disponíveis.

Documentos relacionados