• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV: METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO

4.3. Instrumentos de Recolha de Dados

4.3.1. Inquérito por Entrevista

Os inquéritos por entrevista foram realizados à professora da turma do 4º Ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, anteriormente e posteriormente à implementação de actividades.

O inquérito por entrevista caracteriza-se como sendo uma conversa com um objectivo e poderá assumir “diversos formatos de modo a adequar-se convenientemente às contingências do ambiente e aos objectivos que o investigador se propõe atingir” (Carmo, 1998, p. 129). Assim, os inquéritos por entrevista realizados caracterizam-se como sendo semi-estruturados. Para a realização deste tipo de inquérito por entrevista, o entrevistador elaborou previamente um guião adaptável que serviu de eixo orientador ao desenvolvimento da entrevista. Houve um grau elevado de flexibilidade na exploração das questões, não havendo necessidade de seguir uma ordem rígida das mesmas. A realização deste tipo de entrevista permitiu aprofundar a temática em questão, podendo introduzir-se novas questões, obtendo-se informação mais rica. É de referir ainda que ambas as entrevistas, antes de serem realizadas, foram testadas com outros entrevistados, permitindo a validação dos instrumentos de recolha de dados a utilizar.

Através do inquérito por entrevista inicial realizado à professora titular de turma pretende-se:

- Compreender a relação da professora com a leitura;

- Conhecer estratégias/actividades implementadas numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do Plano Nacional de Leitura;

- Compreender como a relação pessoal de uma professora com a leitura influi a sua actuação em sala de aula;

- Conhecer as concepções e atitudes do professor relativamente ao Plano Nacional de Leitura;

- Verificar o impacto do Plano Nacional de Leitura;

- Verificar se existe a utilização das TIC associadas às actividades do Plano Nacional de Leitura;

- Verificar e compreender a influência da implementação de actividades com auxílio das TIC para o desenvolvimento de uma relação favorável com a leitura numa turma do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este inquérito por entrevista inicial foi realizado na parte da tarde, após acabarem as aulas, num gabinete de recepção aos pais e encarregados de educação, com base num guião previamente elaborado e testado (ver anexo 1), estando este dividido em 3 partes. Na “Parte I: Perfil do Entrevistado”, como o próprio título indica, as perguntas estruturadas permitem fazer uma caracterização da professora titular de turma, quer a nível profissional, quer a nível da sua relação com a leitura, quer ainda a nível da turma que lecciona, não esquecendo a relação que os alunos têm com a leitura. Na “Parte II: O PNL” pretende-se obter informações sobre o PNL, mudanças que trouxe para as escolas, alunos e portugueses e de que maneira está a ser implementado nesta escola e, especificamente, nesta turma. Na “Parte III: O PNL e as TIC” pretende-se averiguar que conhecimentos possui a docente ao nível das tecnologias, que uso faz das TIC nas suas aulas e se utiliza as TIC associadas a actividades do PNL. O inquérito por entrevista inicial feito à professora titular foi gravado em áudio, sendo posteriormente transcrito (ver anexo 2).

Através do inquérito por entrevista final realizado à professora titular de turma pretende-se:

- Conhecer estratégias/actividades implementadas numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do Plano Nacional de Leitura com a utilização das novas tecnologias;

- Conhecer a percepção da professora acerca da relação dos seus alunos com a leitura;

- Verificar e compreender a influência da implementação de actividades com auxílio das TIC:

i) no desenvolvimento de uma relação favorável com a leitura numa turma do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no desenvolvimento de aprendizagens;

ii) na influência da implementação de actividades usando as TIC;

iii) na acção da professora para ensinar/trabalhar a leitura com os seus alunos.

O inquérito por entrevista final feito à docente titular de turma foi realizado ao final da tarde, no mesmo local onde foi realizada a entrevista inicial, um gabinete de recepção aos pais e encarregados de educação, com base num guião previamente elaborado e testado (ver anexo 19), estando este dividido em 3 partes. Na “Parte I: Relação dos alunos com a Leitura” pretende-se percepcionar qual a relação que os alunos desta turma têm com a leitura, anteriormente à implementação de actividades de leitura associadas às TIC. Na “Parte II: A Leitura na Escola” pretende-se obter informações sobre a implementação do PNL nesta escola, especificamente sobre as actividades e estratégias utilizadas e aplicadas no seio desta turma. Na “Parte III: A Leitura e as Tecnologias” pretende-se averiguar se as actividades que se realizaram relacionadas com o PNL com auxílio das TIC foram bem sucedidas, quais é que mais agradaram aos alunos, que aprendizagens lhes permitiram fazer, entre outras, e especialmente recolher informações úteis para responder às questões investigativas deste estudo. O inquérito por entrevista final, realizado à docente titular, foi também gravado em áudio, fazendo-se a sua transcrição posteriormente (ver anexo 20).

Ambos os inquéritos por entrevista realizados à docente foram analisados (análise de conteúdo), comparando-se as respostas dadas por esta, interpretando-se os dados recolhidos e obtendo-se conclusões relativamente à temática em estudo.

Foram ainda realizados, como forma de enriquecer este estudo, inquéritos por entrevistas a alunos com os seguintes objectivos:

- Conhecer os hábitos de leitura dos alunos; - Conhecer a relação dos alunos com a leitura;

- Conhecer estratégias/actividades implementadas numa turma de 4º Ano no âmbito do Plano Nacional de Leitura;

- Verificar se existia a utilização das TIC associadas às actividades do Plano Nacional de Leitura;

- Verificar e compreender a influência da implementação de actividades com auxílio das TIC para o desenvolvimento de uma relação favorável com a leitura numa turma do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Os inquéritos por entrevista aos alunos foram realizados ao final da manhã, na sala de professores duma das Escolas Básicas do Agrupamento onde funcionavam actividades de tempos livres, com base num guião previamente elaborado e testado (ver anexo 12), estando este dividido em 5 partes. Na “Parte I: Relação com a Leitura” as perguntas elaboradas permitem analisar se os alunos gostam de ler, com que frequência o fazem, entre outras perguntas relacionadas com o seu contacto com a leitura. Na “Parte II: A Leitura na Escola” pretende-se obter informações sobre a leitura em sala de aula e o tipo de actividades que lhes estão associadas. Na “Parte III: As Tecnologias” pretende-se averiguar que tecnologias têm ao seu dispor e que uso fazem destas. Na “Parte IV: A Leitura e as Tecnologias” pretende-se averiguar se as TIC associadas à leitura são uma mais valia para o estabelecimento de uma relação dos alunos com a leitura, ou seja, se as TIC podem facultar a promoção da leitura e motivar os alunos para a leitura. Na “Parte V: Perfil do Entrevistado” obtêm-se algumas informações pessoais sobre os alunos entrevistados.

Os inquéritos por entrevista realizados aos alunos foram também gravados em áudio, sendo posteriormente transcritos (ver anexos 13 a 18), e o seu tratamento foi feito através de análise de conteúdo.

Documentos relacionados