• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 METODOLOGIA

3.4. Técnicas e instrumentos de recolha de dados

3.4.2. Inquérito por questionário

Um inquérito trata-se da colocação de questões a um conjunto de indivíduos, que geralmente devem representar uma população a nível global, e, através da sua aplicação, o investigador pretende realizar inferências e generalizações. Desta forma, “as questões podem incidir sobre factos ou sobre opiniões” (Gonçalves, 2004, p. 78).

Nesta linha, um inquérito por questionário trata-se te uma técnica de recolha de dados que tem por base uma interrogação sistemática com questões pré-determinadas que, por sua vez, são colocadas pelo investigador a um conjunto de sujeitos. Caixeiro (2014) sublinha o facto de se tratar de um procedimento padronizado e, como tal, deve ser essencialmente à base de questões fechadas. Tal facilita o preenchimento por parte do sujeito, uma vez que apenas tem de assinar a(as) opção(ões) com as quais se relaciona.

Segundo Gonçalves (2004) geralmente as questões podem estar relacionadas com factos ou com opiniões. À semelhança da autora supramencionada, este autor enfatiza as questões de resposta fechada, dado que delimitam o conjunto de respostas. Para além disso, indica ainda que podem ser utilizadas questões de resposta aberta, pelo que “o entrevistado é livre de responder do modo e nos termos que lhe aprouver no espaço reservado para o

44

efeito” (p. 84). Por último, refere as questões semiabertas, onde os indivíduos, caso não se relacionem com as respostas estipuladas, podem optar por uma resposta livre.

Na formulação de um questionário, devem ser tidos em conta vários fatores, tais como: 1) a linguagem, sendo que as questões devem ser bem claras e curtas, de maneira a serem percetíveis sem a necessidades de elucidações adicionais; e 2) a sequência, pelo que as questões de maior grau de dificuldade ou maís íntimas não se devem colocar no início do questionário, mas sim quando o indivíduo já está encadeado na resposta às questões. Já as questões mais abrangentes e que exigem menos a nível cognitivo devem ser colocadas no inicio. Importa mencionar que não há a necessidade de um encadeamento lógico, porém é conveniente que a ordem surja de forma natural a que responde (Gonçalves, 2004).

Tendo em mente os aspetos acima referidos, os questionários utilizados nesta investigação tiveram o intuito de apelar e mobilizar capacidades de PC dos alunos e de, através da análise das respostas, efetuar inferências acerca da mobilização destas capacidades. Foram utilizados questionários online criados através da ferramenta “Formulários do Google” e respondidos pelos alunos através do Computador Magalhães.

Como já referido, a formulação da maioria das questões tinha em vista o desenvolvimento de capacidades de PC, sendo estas evidenciadas nos quadros 6 e 7. Desta forma, o quadro 6 apresenta as 11 questões do questionário que pretendiam a mobilização de capacidades de PC no âmbito da atividade B1. Através deste, é possível verificar que a capacidade que se pretende mobilizar mais frequentemente é 3. Fazer e responder a questões

de clarificação e desafio, por exemplo: - a. Porquê (em quatro questões), seguida de 2. Analisar argumentos – a. Identificar conclusões (em cinco questões). Em relação à avaliação

45

Quadro 6 - Questões do questionário online e as capacidades de PC a que apelam para a

atividade B1

Questões Capacidades

de PC

Q1 A quem se destina este anúncio?

CE - 1.a

Q2 Qual o objetivo deste anúncio?

Q3 Que argumentos são utilizados para convencer os consumidores a consumir o

produto? Seleciona as opções que consideras verdadeiras. CE – 2. b

Q4 Na tua opinião, quais serão os benefícios a que o site se refere? CE – 2.a

Q5 Esta informação é mais confiável do que a informação presente no anúncio

publicitário. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? SB – 4.

Q6 Consideras que os ingredientes que surgiram no anúncio correspondem aos

verdadeiros ingredientes deste bolo?

SB – 4.c

Q7 Consideras que o anúncio transpareceu uma imagem adequada dos ingredientes que

constituem este leite?

Q8

Caso tenhas respondido "Não" na questão anterior, por que é que achas que o açúcar não foi referido? (Questão anterior: O açúcar tinha sido referido no anúncio como sendo um ingrediente do bolo doce?)

CE – 2.a CE – 3.a

Q9 Achas que se trata de um lanche saudável? Justifica a tua resposta.

Q10 Consideras que os Cereais de chocolate são saudáveis porque contém cereais

integrais? Justifica a tua escolha.

Q11 Achas que deves beber várias vezes ao dia, e todos os dias? Justifica a tua resposta.

O quadro 7 apresenta as oito questões do questionário que pretendiam a mobilização de capacidades de PC para a atividade B2. Nesta, a capacidade que se pretende mobilizar com mais frequência é 2.Analisar argumentos –a. Identificar conclusões (em três questões).

Porém, ao focar explicitamente nas questões relacionadas com a credibilidade das fontes e aglomerando todas as subcategorias, nota-se que estas constituem uma maioria, com cinco questões orientadas para capacidades neste âmbito.

46

Quadro 7 - Questões do questionário online e as capacidades de PC a que apelam para a

atividade B2

Questões Capacidades

de PC Q1 Achas que o site é confiável? CE – 2.a

SB – 4.

Q2 Quais as fontes na qual o site se baseou para escrever a notícia? Seleciona as

opções que consideras corretas. CE – 2.b

Q3 Consideras que são fontes fidedignas? Explica porquê. CE – 3.a SB – 4.a

Q4 A imagem seguinte mostra a informação presente na secção "sobre" do site. Lê

atentamente e escolhe a opção que consideras mais acertada. CE – 2.a.

Q5 Agora que já analisaste vários aspetos da notícia apresentada e do site onde se

encontra, achas que esta notícia é verdadeira ou falsa? Escolhe a opção correta.

CE – 2.a SB – 4.

Q6 Tendo em conta as pesquisas efetuadas, achas que esta notícia se encontra

noutros sites considerados credíveis? Justifica porquê. SB – 4.b

Q7 Indica as razões que apoiam a tua posição. SB – 4.c

É de sublinhar que em determinadas questões apresentadas nos quadros acima referidos, tal como a Q5 da sessão B2, não é especificada a alínea do ponto 4. Avaliar a

credibilidade de uma fonte pois não se relaciona com nenhuma das alíneas nele integrantes.

Porém, como corresponde a uma questão que pretende apelar a capacidades de avaliação da credibilidade de uma fonte, a professora investigadora/estagiária optou por indicar apenas o número “4”.