• Nenhum resultado encontrado

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 1 Instalação do Althea OpenWRT

O primeiro passo para configuração dos nodos foi o download da imagem do sistema. A imagem está disponível no site “https://althea.net/firmware”.Como explicado anteriormente esse sistema pode ser instalado em diferentes dispositivos, no caso deste experimento foi realizado o download da versão para desktop.

Com o download realizado, a imagem do firmware pode ser importada para o Virtualbox utilizando o comando Vbox VBoxManage convertdd AltheaRoot.img AltheaRoot.vdi. Ao realizar a importação da imagem no formato VDI, o Althea já é inicializado como o sistema do dispositivo, como mostra a figura 13, que representa a primeira inicialização do nodo de retransmissão 1.

Figura 13: Firmware Althea

Fonte: Autor (2020)

A instalação do sistema Althea foi realizada da mesma maneira para todos os nodos da rede. E após a instalação, a interface gráfica do Althea pode ser acessada através do IP 192.168.10.1, como demonstra a figura 14.

Figura 14: Interface gráfica Althea

Fonte: Autor (2020)

5.4.2 Configuração

5.4.2.1 Configuração da Rede

Realizada a instalação do firmware nas máquinas que integram a rede mesh, é necessário criar um link entre os diferentes nodos. Diferentes tipos de conexões podem ser utilizadas para criação desse link entre o roteador que está oferecendo o serviço de acesso a internet e os nodos que consomem o serviço. Nesse experimento os links na rede estão conectados simulando uma conexão via cabo.

Para que esse link funcione corretamente é preciso que a máquina cliente tenha visibilidade dos nodos retransmissores e vice-versa, assim elas podem enxergar e alcançar umas às outras. Como apontado, essa visibilidade será alcançada ao conectar via cabo os nodos da rede. O primeiro passo para criação desses links em uma máquina virtual é a adição de adaptadores de rede na máquina. Na rede Mesh desse trabalho cada nodo possui 3 adaptadores de rede. Sendo que esses adaptadores podem ser adicionados através das configurações da máquina virtual, no Virtual Box.

Cada nodo de retransmissão que compõe a rede possui 3 portas: 1 porta WAN, 1 porta LAN e 1 porta MESH. A porta WAN é utilizada para conexão com a rede externa (Internet), a porta LAN é utilizada para conexões locais e fica reservada para o acesso local a máquina. A porta MESH é a porta utilizada para conexão entre os nodos de uma rede mesh. A comunicação entre os nodos em uma rede Althea deve ser feita utilizando uma conexão através de portas Mesh. A figura 15 demonstra a topologia da rede com as respectivas interfaces e os tipos de porta.

Figura 15: Topologia da rede

Fonte: Autor (2020)

As portas podem ser trocadas e configuradas da maneira desejada pelo administrador do roteador através da página mostrada na figura 16 acessando o IP 192.168.10.1 e selecionando a opção “WIFI and Ports” na interface Althea.

ou a partir do arquivo /etc/config/network no firmware Althea. Os únicos IPs estáticos da rede são atribuídos na porta LAN de cada máquina. Para as portas mesh, o sistema se encarrega pela distribuição e atribuição de IPs IPV6.

Figura 16: Portas

Fonte: Autor (2020)

A figura 16 demonstra a disposição de portas do nodo de retransmissão 1. 5.4.2.2 Configuração do Firmware

Após realizar a instalação do sistema e a configuração da rede é necessário configurar o firmware para que os clientes da rede consigam acessar a Internet. Como explicado na seção sobre o Althea, um nodo gateway e um nodo de saída são necessários para essa conexão, no cenário montado nesse experimento os próprios nodos de retransmissão funcionam como gateway, pois além de encaminhar o tráfego esses nodos estão conectados a Internet.

O nodo de saída é um serviço que no sistema Althea ajuda a proteger a privacidade e consegue encaminhar o tráfego de forma segura a rede externa. Esse nodo pode ser configurado localmente, ou pode estar disponível em um servidor externo, na rede desse experimento foi utilizado um nodo de saída disponibilizado pelo próprio Althea. Cada nodo de saída está configurado para trabalhar com uma blockchain, o Althea possibilita a escolha entre 3 diferentes blockchains, e a listagem dos nodos de saída disponíveis é baseada na blockchain do sistema.

As blockchains disponíveis são: xDai, Ethereum e Rinkeby (tETH). Este trabalho utilizará a rede Rinkeby, por ser uma rede de teste ethereum, que possibilita a simulação da rede principal ethereum sem o custo monetário da compra de ethers. A blockchain do sistema

pode ser selecionada na página advanced na interface Althea demonstrada na figura 17.

Figura 17: Definição da blockchain do sistema

Fonte: Autor (2020)

Configurada a blockchain do sistema, já é possível selecionar um nodo de saída que esteja configurado com rinkeby na guia settings da interface. A guia settings possibilita a configuração de um nodo de saída através do botão setup exit node, presente na figura 18.

Figura 18: Configuração nodo de saída

Fonte: Autor (2020)

Ao clicar na opção setup exit node, uma lista com os nodos de saída disponíveis é mostrada. Geralmente os administradores desses nodos, exigem uma autenticação para

conexão, no nodo de saída selecionado a autenticação acontece via SMS e após informar o código de verificação a conexão é realizada com sucesso e já é possível navegar na Internet. Atualmente o Althea possui um nodo de saída pré configurado para testes, chamado test. A figura 19 demonstra a conclusão com sucesso do processo de conexão com o nodo de saída de teste.

Figura 19: Nodo de Saída

Fonte: Autor (2020)

O processo de configuração da blockchain do sistema e do nodo de saída deve acontecer em todos os firmwares da rede, inclusive nos que atuarão somente como clientes. Uma vez conectados ao nodo de saída, os dispositivos da rede já conseguem visualizar seus vizinhos e estão na rede Rinkeby.

6. EXPERIMENTOS

Documentos relacionados