• Nenhum resultado encontrado

INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS – ÁGUA FRIA E ESGOTO SANITÁRIO

No documento ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (páginas 77-79)

ITENS A EXECUTAR

ÁREAS DE APOIO DE LIMPEZA DML

6. INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS – ÁGUA FRIA E ESGOTO SANITÁRIO

Fornecer e instalar os seguintes itens nos sanitários contemplados pelo projeto, com todos os complementos necessários:

6.1. Tubos e conexões para rede de distribuição de água fria incluindo rasgos em alvenaria, reconstituições, registros e demais componentes – conforme projeto

O projeto de rede de água fria deverá ser revisado e ajustado pela Contratada a partir das condições da área física encontradas após a demolição dos elementos especificados no projeto.

Devido à inexistência de as-built e/ou projetos construtivos do prédio, podem ser detectadas interferências e/ou elementos imprevistos, de modo que as instalações hidrossanitárias serão orçadas em unidade de conjunto, possibilitando os ajustes necessários em função das condições possíveis de instalação.

Foi elaborado projeto básico para as instalações, em anexo, a partir do qual foram efetuados os dimensionamentos e quantificações para a base orçamentária do item.

As soluções e projetos devem ser discutidos com a Fiscalização ANTES de sua elaboração e aprovados formalmente ANTES de qualquer início de execução.

A execução da rede de distribuição de água fria dos sanitários será composta pelos seguintes elementos e serviços:

6.1.1. Tubos e conexões:

A instalação de água fria será composta por tubos e conexões em PVC rígido soldável, marrom, classe 15, com superfícies interna e externa perfeitamente lisas, para pressão de serviço de 0,75 MPa, conforme NBR 5648:2010.

Como referência, serão adotados e aceitos os tubos e conexões da marca “Tigre”, ou equivalente.

As junções dos tubos e conexões serão coladas. As conexões e acessórios de tubulação e montagem deverão ser de tipo e material perfeitamente compatíveis com as tubulações, e, sempre que possível, do mesmo fabricante e linha das tubulações utilizadas.

As instalações de água fria deverão seguir as indicações dos encaminhamentos das redes constantes em projeto. As redes horizontais e verticais serão embutidas no solo e nas paredes.

Para a instalação de tubulações embutidas em paredes de alvenaria, os tijolos deverão ser cuidadosamente recortados conforme marcação previa dos limites de corte.

As tubulações não embutidas nas alvenarias ou contrapisos deverão ser fixadas às lajes, alvenarias ou elementos adjacentes através da utilização de braçadeiras galvanizadas específicas e barras rosqueadas em conjunto com fitas metálicas quando distantes do substrato ou suspensos, garantindo resistência aos esforços gerados pelo empuxo do líquido em movimento. Não será permitida a utilização isolada de fitas, de forma a impedir que a tubulação fique pendente sem travamento horizontal.

As peças terminais para a ligação de aparelhos, tês ou joelhos serão sempre de PVC azul com bucha de latão. O lavatório e vaso sanitário serão ligados aos respectivos ramais de espera com engates flexíveis com acabamento cromado.

Todas as tubulações devem ser submetidas a testes de funcionamento, estanqueidade e pressão ANTES de fechadas as paredes e/ou pisos onde estão contidas.

Serão objeto deste item os seguintes componentes e serviços:

a) TUBO EM PVC CALSSE 15 PONTA E BOLSA SOLDÁVEL, RÍGIDO, DM Ø 20mm, Ø 25mm, Ø 32mm, Ø 40mm, Ø 50mm INCLUSIVE CONEXÕES, DERIVAÇÕES E REDUÇÕES

Fornecer e instalar tubos e conexões de PVC, classe 15, atendendo ao preconizado na NBR 5648.

b) REGISTRO GAVETA ¾", 1” E 1 ¼ “ COM CANOPLA ACABAMENTO CROMADO SIMPLES, INCLUSO PAR DE ADAPTADORES

Fornecer e instalar registros gaveta marca Deca, ou equivalente, atendendo ao preconizado na NBR 5648.

c) LIGAÇÃO DE LOUÇAS SANITÁRIAS E EQUIPAMENTOS - ENGATE FLEXÍVEL PARA LAVATÓRIOS E CAIXAS ACOPLADAS

Fornecer e instalar engate flexível metálico com acabamento cromado e conexão roscável, para lavatórios e caixas acopladas, incluso conexões necessárias. Marca de referência: Deca ou equivalente.

d) RASGOS EM ALVENARIA PARA TUBO DE ATÉ 40mm, INCLUINDO RECONSTITUIÇÃO

Para a passagem de tubulações de até 40mm, abrir rasgos na alvenaria com uso obrigatório de máquina de corte tipo Makita ou similar. Não serão aceitos rasgos executados simplesmente com talhadeira. Os rasgos devem ter a dimensão adequada à passagem das tubulações indicadas no projeto, evitando largura ou profundidade excessivas que gerem desperdício de

massa para seu fechamento. Após instalada a tubulação, deverão ser fechados adequadamente e a superfície original reconstituída.

Medição:

Por unidade conjunto completo executado, entendendo-se por conjunto a instalação descrita no caput do item, para serviço concluído conforme especificado, e aprovado pela Fiscalização.

6.2. Tubos de PVC para ramais e sub-ramais da rede de esgoto, incluindo rasgos em alvenaria, reconstituições, caixas de passagem e demais componentes – conforme projeto

O projeto executivo de rede de esgoto sanitário deverá ser elaborado pela Contratada a partir das condições da área física encontradas após a demolição dos elementos especificados no projeto.

Devido à inexistência de as-built ou projetos construtivos do prédio, podem ser detectadas interferências e/ou elementos imprevistos, de modo que as instalações hidrossanitárias serão orçadas em unidade de conjunto, possibilitando os ajustes necessários em função das condições possíveis de instalação.

Foi elaborado projeto básico para as instalações, em anexo, a partir do qual foram efetuados os dimensionamentos e quantificações para a base orçamentária do item.

As soluções e projetos devem ser discutidos com a Fiscalização ANTES de sua elaboração e aprovados formalmente ANTES de qualquer início de execução.

Todas as tubulações devem ser submetidas a testes de funcionamento, estanqueidade e pressão ANTES de fechadas as paredes e/ou pisos onde estão contidas.

6.2.1. A execução da rede de esgoto sanitário dos sanitários será composta pelos seguintes elementos e serviços:

No documento ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (páginas 77-79)