• Nenhum resultado encontrado

Existem na instituição profissionais para orientar os idosos nesta fase da sua sexualidade? Suj Respostas Emergentes Categorias Reunião das Categorias

Emergentes

nada. ninguém proibiu

nada

S12

Acho que encara de forma aberta quando são, conforme referi na questão anterior, dentro dos limites aceitáveis, digamos quando saem desses parâmetros acho que as coisas já têm que ser observáveis individualmente.

Sim, dentro dos limites aceitáveis

S13

Sim, encara sim, encara no geral sim, sim. É como...é assim, é como eu lhe digo nós temos aí utentes que se não estiverem bem da cabecinha nós temos que ir controlando agora se eles estiverem dentro das suas faculdades mentais e forem descomprometidos podem namorar à vontade.

Sim, dentro das faculdades

mentais e descomprometi

dos

S14 Sim encara. Espere, espere, não estava a perceber. Se houver um juntório, depende, mas eu acho que sim, a maior parte das pessoas encara. Até se riem, até acham piada, eu não acho piada nenhuma.

A instituição sim mesmo sendo

“juntório”, ela não

S15

Não encara de forma aberta (entre aspas) nem de forma fechada (entre aspas) o que acontece é que efetivamente há casos de relacionamentos amorosos entre idosos da instituição a Direção tem conhecimento mas não aprova nem reprova, são os chamados namoricos... o namoriscar entre eles, nada de mal, coitadinhos até os bichinhos gostam. Nem aprova nem reprova, namoricos, namoriscar, nada de mal, “coitadinhos até os bichinhos gostam”

Quadro 15 – Respostas e categorias da pergunta 11.

Pergunta 11 - Existem na instituição profissionais para orientar os idosos nesta fase da sua sexualidade? Suj. Respostas Emergentes Categorias Reunião das Categorias

Emergentes

S1

Sim. Existe psicólogo, assistente social e enfermeiros. Há o caso de um senhor, que já tem setenta e tal anos, e tem relacionamentos sexuais no exterior da instituição e que tem apoio, é lhe explicado todo o tipo de precauções que deve ter...não sabemos se ele as segue, porque nem sempre aceita os conselhos de bom tom, embora os ouça mostra sempre desagrado, e chega mesmo a comentar que não precisa de conselhos de ninguém, pois com a idade que tem já sabe bem o que faz, e quem somos nós para o estar a ensinar agora.

Sim, utentes ouvem mas mostram desagrado Técnicos Auxiliares Desagrado Encaminhamento Orientar Vergonha Formação S2

Existe a técnica superior e os enfermeiros. Mas nós (auxiliares) também apoiamos e encaminhamos no que podemos, até porque somos as que passamos mais tempo perto dos idosos... todas aceitamos com naturalidade, a vida é mesmo assim.

Sim, técnicos e auxiliares

S3

Sim. Atualmente são já vários os técnicos que orientam e esclarecem os idosos acerca da sua sexualidade, embora por vezes eles não aceitem da melhor forma pois acham que na idade deles já não há nada para aprender e muito menos os mais novos têm direito de lhes falar de algo tão intimo e acerca do qual eles julgam saber tudo.

Sim, mas os idosos não aceitam da

Pergunta 11 - Existem na instituição profissionais para orientar os idosos nesta fase da sua sexualidade? Suj. Respostas Emergentes Categorias Reunião das Categorias

Emergentes

S4

Não existe. Isto é, não existe especificamente alguém que, digamos, que tenha essa função ou que uma das suas funções seja essa, se for do nosso conhecimento um relacionamento sexual e acharmos que há necessidade, poderá haver esse encaminhamento, mas do meu conhecimento nunca houve nenhuma situação que justificasse este encaminhamento, mas se um dia for necessário eu acho que sim, quer os técnicos de saúde, quer mesmo eu enquanto assistente social, poderemos fazer esse encaminhamento, quanto mais não seja de encaminhamento.

Não existe. Encaminhamento existe se necessário

S5

Não há especificamente quem faça, porque. também ainda não houve necessidade para tal, porque tivemos casos de sexualidade ativa entre casais, mas eles já sabiam bem o que fazer, daí a tal caixinha de saberes.

Não há especificamente quem faça porque os casais já sabem

o que fazer, caixinhas de saber S6 Isto é assim...penso que sim, as pessoas que aqui trabalham, sim...há quem possa orientar. quem possa orientar Penso que sim, há

S7

É assim...uma intervenção específica e direcionada para isso não existe, mas há o trabalho dos colaboradores como é o caso do assistente social que está sensível para essas questões. Mas normalmente atua quando há uma situação. Já tivemos aqui casais e qualquer técnico sempre soube orientar para as suas dúvidas quando por eles procurado. Trabalho direcionado diretamente para isso não existe. Temos sempre atenção às situações e os técnicos estão atentos a isso.

Orientar para as dúvidas de casais

S8 Sim. A maior parte das pessoas que trabalham cá tem essa capacidade, umas mais outras menos, mas podem orientar. Sim, podem orientar

S9

A maioria das pessoas que aqui trabalha está minimamente preparado se for necessário intervir em aspetos relacionados com a sexualidade ou encaminhar nesse sentido, mas os idosos não são muito de pedir ajuda neste sentido...há muita vergonha.

Sim, se for necessário intervir, há muita vergonha

S10

Sim temos os nossos enfermeiros de serviço, mesmo a psicóloga de serviço que é a Diretora Técnica quando é necessário. Até mesmo connosco às vezes acontece que como têm mais confiança connosco...

Sim, quando é necessário

S11 Sim. Existir existe, se calhar o idoso não tem o à-vontade para ir ter com um técnico, neste caso se calhar os psicólogos, para falar desses assuntos.

Sim, o idoso não tem à-vontade

S12 Sim. Aliás têm formações, ações de formação acerca do tema e doenças sexualmente transmissíveis entre outras.

Sim, formações acerca das doenças

sexualmente transmissíveis

S13

A parte de enfermagem e a Diretora que é psicóloga e nós como educadores sociais também e as ajudantes de ação direta que é quem trabalha diretamente com eles, também têm formação na área têm, têm todos formação.

Função que não está em exercício, todos tem formação

S14

Então não há minha querida, nós temos uma diretora técnica que é psicóloga, então não temos, claro que temos. E eu, eu não sou doutora mas eu estou ao lado deles e eu nesse aspeto oriento, mas entra-lhe a 100 e sai-lhe a 300 até ficam zangados, minha querida, mas eu não me importo.

Pergunta 11 - Existem na instituição profissionais para orientar os idosos nesta fase da sua sexualidade? Suj. Respostas Emergentes Categorias Reunião das Categorias

Emergentes

S15

Sim. Todos os cuidadores têm formações neste sentido. No entanto no que respeita aos idosos muitas das ações de formação/informação realizadas na instituição onde são abordados diferentes temas, higiene oral, hipertensão, demências...não abordam nunca o tema da sexualidade este é como que evitado para não ser ou não vir a ser incentivada.

Sim, cuidadores têm formação nesse

sentido, não há formações para

idosos

Quadro 16 - Respostas e categorias da pergunta 13.