• Nenhum resultado encontrado

CAML – Centro Académico de Medicina de Lisboa

A Direção da FMUL, através de uma cooperação leal e efetiva com o HSM e o iMM e respeitando as respetivas atribuições e competências, procurou assegurar as melhores soluções para a Escola, promovendo a posição de vanguarda da Faculdade no contexto nacional da organização do ensino, investigação e prática médica.

Relatório da Direção da FMUL 2015-2018

_______________________________________________________________________________________________________________________

Ao nível do CALM importa destacar:

Inauguração do Centro de Investigação Clínica (CIC) (2015), cuja missão é promover o desenvolvimento da investigação clínica e translacional associada aos serviços clínicos do CHLN, às clínicas universitárias e laboratórios da FMUL e aos laboratórios de investigação do iMM;

Constituição da Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Medicina de Lisboa (ADCAML) (2015), formada com o objetivo de reforçar a estratégia e os recursos disponíveis e abrir uma nova fase na articulação entre o HSM, a FMUL e o iMM.

Realização de várias iniciativas como são exemplo as Tweety Sessions (FMUL/HSM/iMM) e as Monday

Lectures (iMM/FMUL).

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM)

Criada em 1995, a AIDFM tem desde então um importante papel em várias atividades da Faculdade, como na promoção de iniciativas para uma ligação entre as atividades da FMUL e a comunidade, bem como no apoio ao desenvolvimento da investigação na área da Medicina e das Ciências Biomédicas, nomeadamente através de projetos de investigação.

O quadro 38 apresenta o número de projetos de investigação ativos e geridos pela AIDFM entre 2015 e 2018.

Quadro 38 – Projetos de Investigação geridos pela AIDFM

Fonte: AIDFM

Projectos 1.º Sem.

2018 2017 2016 2015

Financiados pela FCT 4 6 4 5

Financiados pelo H20-20 5 4 3 2

Financiados por Entidades

Internacionais 0 0 3 1

Relatório da Direção da FMUL 2015-2018

_______________________________________________________________________________________________________________________

Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML)

Reconhecida a importância da AEFML, como legítima representante dos alunos, a Direção da Faculdade prosseguiu com o seu apoio às iniciativas desta Associação, interlocutor fundamental em todos os processos da nossa Escola, nas suas múltiplas atividades de carácter social, formativo, cultural e recreativo, bem como de promoção científica e clínica.

De destacar, a colaboração entre a FMUL e a AEFML, durante o período 2015-2018, na organização de eventos e na participação de iniciativas dirigidas a estudantes, nomeadamente: Futurália, Estudar Medicina na FMUL - Dia do Candidato, Sessão da Comissão de Integração de Alunos Licenciados, Beyond MEd, Dia da Investigação para Estudantes de Medicina.

Nesta relação de cooperação é de salientar, a partir de 2017, o envolvimento da FMUL no projeto Mentoring, uma iniciativa da AEFML, com vista à integração dos novos alunos; e no projeto Espaço S, que visa prestar apoio psicológico aos alunos com a colaboração do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHLN (consultar capítulo 6 – Inovação e Modernização Organizacional, pp. 65-73).

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa (AAAFML)

A AAAFML é um importante parceiro na promoção e divulgação das iniciativas da Faculdade junto da comunidade dos seus ex-alunos, pelo que a Direção da FMUL continuou a apoiar, logística e administrativamente, as iniciativas promovidas por esta Associação, tendo cedido, em 2015, uma sala para instalação da sua sede.

Relatório da Direção da FMUL 2015-2018

_______________________________________________________________________________________________________________________

ULisboa

A fusão das Universidades Clássica e Técnica, em 2013, marcou um ponto de viragem na estrutura universitária, sendo uma grande vantagem competitiva da atual ULisboa. A FMUL, desde sempre, esteve empenhada neste processo, tendo a atual Direção assumindo como um dos seus principais objetivos consolidar o compromisso com a ULisboa.

Essa consolidação traduziu-se no apoio e colaboração a diversas iniciativas e atividades, nomeadamente, integrando as redes de investigação e partilha de conhecimento, como os Colégios da ULisboa, designadamente, Colégio Mente e

Cérebro, cuja coordenadora é a Professora Doutora Ana Sebastião, Colégio F3 “Food, Farming and Forestry” e Colégio de Química.

A FMUL manteve, igualmente, a sua participação em plataformas de conhecimento e desenvolvimento, como o Consórcio Lisbon Living+ e EIT-Health, tendo o Prof. J. Pereira Miguel sido eleito para delegado do InnoStars junto da comissão de Educação do EIT-Health. A Faculdade é ainda representada na Comissão Executiva do EIT-Health da ULisboa pelo Prof. Doutor Mamede Alves de Carvalho, na qualidade de vice-Diretor da FMUL.

A nossa Escola integra também algumas das Redes Temáticas da ULisboa, como a redeVALOR, a redeSAÚDE, redeMAR e, desde 2017, a redeAGRO.

O desenvolvimento de Programas de Doutoramento com a participação liderante da FMUL, do iMM e do ISAMB são, igualmente, uma forte manifestação da participação empenhada da Faculdade no desenvolvimento e sucesso da ULisboa. Neste contexto, é de realçar a parceria com o IST, tanto ao nível do ensino da Engenharia Biomédica (Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Programa Doutoral em Engenharia Biomédica), como na colaboração académica e científica no âmbito do Novo Edifício. A Direção tem participado, ativamente, nos órgãos da Reitoria onde tem assento, nomeadamente, no Senado e no Conselho de Coordenação Universitária; estando igualmente representada no Conselho de Garantia da Qualidade da ULisboa (CGQ-ULisboa) pelo Prof. Doutor Óscar Dias. É ainda de salientar, que a Prof.ª Doutora Isabel Rocha integra a Equipa Reitoral 2017-2021.

Relatório da Direção da FMUL 2015-2018

_______________________________________________________________________________________________________________________

Conselho das Escolas Médicas Portuguesas

A Direção da Faculdade participou, ativamente, nas reuniões do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), atualmente coordenado pela FMUP. A FMUL esteve ainda presente no I Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, realizado nos dias 28 a 29 de abril de 2017, no Polo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, evento organizado alternadamente por cada uma das Escolas que integram este Conselho e que visa promover uma reflexão sobre diversos aspetos relacionados com a investigação.

Documentos relacionados