• Nenhum resultado encontrado

7 UNIDADES ACADÊMICAS

7.9 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO Histórico

Para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, na FURG, em 2008, foram criadas as Unidades Acadêmicas. O ICHI foi constituído a partir de diferenciados Cursos/Áreas (Arqueologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, História, Psicologia, Turismo, a área de

Sociologia e, a partir do 1º semestre de 2014, somam-se a este portfólio os cursos de Eventos e Hotelaria), que passaram a organizar-se administrativamente como uma unidade, projetando amplas possibilidades de convívio e comunhão multidisciplinar e viabilizando também os espaços propícios a demarcar as especificidades de cada um, de modo que eles não venham a perder suas identidades intrínsecas, seguindo-se o pressuposto de uma gestão democrática e descentralizada, preconizada no Estatuto da FURG.

Filosofia

O ensino, a pesquisa e a extensão são funções básicas da Universidade Federal do Rio Grande e, por conseguinte, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, que busca, com sua execução, de forma indissociável, criar condições para que estudantes, professores e servidores sejam participantes, criativos, críticos e responsáveis, diante dos problemas socioeconômicos, filosóficos, culturais, artísticos, tecnológicos e científicos da humanidade. Esse princípio basilar fundamenta e orienta as atividades acadêmico-científicas do Instituto, que focalizam a diversidade das experiências humanas, do indivíduo, das comunidades locais, das sociedades nacionais e do ser humano. Assim compreendido seu fazer, a coletividade acadêmica reunida no Instituto dedica-se ao estudo dos fenômenos e problemas intrínsecos à ação do ser humano, buscando conhecimento e compreensão sobre esse, suas ações e relações, de maneira a gerar e apropriar conhecimentos que contribuam para o aprimoramento da sociedade que mantém a Universidade, aí incluídos os membros da própria coletividade acadêmica. O conhecimento, apropriado ou gerado, é concebido como patrimônio cultural da humanidade, devendo ser o mais amplamente disseminado, seja diretamente, por meio das disciplinas oferecidas aos diferentes cursos da Universidade, seja por meio de atividades de pesquisa e extensão. Considerado o contexto histórico de sua criação, os protagonistas construtores do Instituto compreendem que a informação, concebida como conhecimento registrado e socialmente compartilhado, é um dos elementos constitutivos do próprio ser humano, independente das tecnologias utilizadas na sua geração, processamento, apropriação e uso, tendo a liberdade de expressão como princípio fundamental a ser observado em suas atividades acadêmico-científicas. Coerente com a Filosofia e Política para a Universidade Federal do Rio Grande, o Instituto integra-se à visão preconizada por essa diretriz aprovada pelo Conselho Universitário, elegendo o estudo do Ecossistema Costeiro como uma de suas prioridades, buscando aprimorar a compreensão das inter-relações entre os organismos que o constituem, incluindo-se aí o ser humano e o meio ambiente. Ademais, o Instituto enfatiza que é tarefa indeclinável de seus integrantes, docentes, discentes e servidores, articular a efetiva implementação dessa diretriz, tanto no âmbito das disciplinas e dos projetos de pesquisa e extensão, quanto nos relacionamentos com as demais unidades acadêmicas da Universidade e com protagonistas da comunidade local, da sociedade brasileira e da comunidade acadêmico-científica internacional.

Missão

O Instituto de Ciências Humanas e da Informação tem por finalidade produzir, sistematizar, apropriar, socializar e divulgar os saberes das áreas que o compõem, potencializando a constituição do ser humano para um exercício profissional crítico, na perspectiva da construção de uma sociedade sustentável, justa, digna e com qualidade de vida.

Atribuições

Ofertar cursos de graduação, nas modalidades licenciatura e bacharelado, presencial e a distância, nas áreas de Ciências Humanas e da Informação, que atendam as demandas da sociedade local, regional e nacional, de acordo com os princípios e diretrizes do Projeto Político Pedagógico da Universidade. Organizar programas de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, vinculados a atividades de pesquisa, nas áreas de Ciências Humanas e da Informação, visando capacitar professores e pesquisadores, tendo como referenciais a consolidação dos domínios disciplinares em que se enquadram os programas e o atendimento das demandas da sociedade brasileira. Desenvolver e apoiar estudos e pesquisas visando à produção de conhecimentos em geral e, especificamente, sobre a região, de forma a possibilitar o encaminhamento de soluções para problemas locais, bem como o conhecimento da região e suas potencialidades para o desenvolvimento com sustentabilidade do país. Apoiar e desenvolver atividades de divulgação de conhecimentos produzidos na FURG visando ampliar as trocas entre produtores de conhecimentos e comunidade local. Implantar programas de extensão, direcionados à comunidade acadêmica, rio-grandina, regional, nacional e internacional, articulados com as atividades de ensino e pesquisa do Instituto, de outras unidades acadêmicas e de outras instituições, nacionais e internacionais,

visando efetivar o princípio da indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Organizar e implantar um programa de cooperação interinstitucional, nacional e internacional, abrangendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão e incluindo como protagonistas professores, estudantes e técnicos em educação vinculados ao Instituto.

7.9.1 Cursos atendidos e laboratórios

O Instituto de Ciências Humanas e da Informação desenvolve seu ensino através de disciplinas ministradas aos cursos de:

Graduação Administração Agroecologia Arqueologia Arquivologia

Artes Visuais – Licenciatura Artes Visuais - Bacharelado Biblioteconomia

Ciências Biológicas - Bacharelado Ciências Biológicas - Licenciatura Ciências Econômicas

Direito

Educação Física

Educação do Campo - Licenciatura Enfermagem Engenharia Bioquímica Engenharia Civil Engenharia de Alimentos Engenharia de Computação Engenharia Empresarial

Engenharia Química Empresarial Engenharia Mecânica Engenharia Naval Eventos - Tecnólogo Física – Bacharelado Física – Licenciatura Geografia – Bacharelado Geografia – Licenciatura História – Bacharelado História – Licenciatura Hotelaria Letras Português Letras Português - Ingles Letras Português - Francês Matemática - Licenciatura Medicina Oceanografia Pedagogia Psicologia Química – Licenciatura

Toxicologia Ambiental – Tecnologia Turismo Binacional

Pós-Graduação

Especialização

Rio Grande do Sul: Sociedade, Política & Cultura (EAD) Especialização em Mídias na Educação (EAD)

Sociologia para o Ensino Médio (EAD)

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (Rimhas) Mestrado Enfermagem Engenharia Ambiental Gerenciamento Costeiro História da Literatura

Mestrado Profissional em História

Mestrado Profissional de Ensino de História em Rede Nacional - PROFHIST Programa de Pós-Graduação em Geografia

Mestrado em Direito e Justiça Social

Localizado no Câmpus Carreiros e no Câmpus avançado de Santa Vitória do Palmar, o Instituto conta, para execução de suas atividades, com as seguintes instalações especiais:

Laboratórios

Câmpus Carreiros – Prédio 4

Laboratório: Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária - LTI Descrição:

Atividades de assessoramento ao usuário (docentes, discentes e técnicos) na utilização de sistemas e máquinas, de modo a superar qualquer perda de performance ou dificuldade de uso; preparação e realização de cursos, minicursos e ações que envolvam o letramento informacional e alfabetização digital; desenvolvimento de aulas, cursos, palestras e outros.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

Computadores completos (41), projetor multimídia (1), ar-condicionado (2).

Capacidade de atendimento: 40 alunos

Área física disponível: 210m2

Laboratório: LEPAN Descrição:

Pesquisa e extensão nas áreas de arqueologia e educação patrimonial.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

Computadores, forno para secagem de carcaças (arqueologia experimental e materiais de referência para zoorqueologia), secadora para material arqueológico, mesas de análise, arquivos, prateleiras para o acervo, pia para lavagem do material, geladeira para acondicionamento de alguns materiais perecíveis.

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 74m2

Câmpus Carreiros – Anexo Prédio 4

Laboratório: Laboratório de História, Imagem e Som - LAHIS Descrição:

O Laboratório de História, imagem e som, visa à preservação e restauro documental a partir do processo de digitalização. Mas, além dessa atividade principal, o LAHIS também investe na produção de um banco de dados que possa contribuir para a produção de materiais didáticos e propostas de pesquisa e ensino de História.

Entre suas atividades estão: produção de documentários; desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem; digitalização documental; registros da memória e produção de material didático.

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados:

Scanner A0 Suprascan, Impressora, 2 Computadores, 1 miniscanner de mesa.

Capacidade de atendimento: 1 aluno

Área física disponível: 6m2

Câmpus Carreiros – Prédio 6 Laboratório: Geoprocessamento Descrição:

O termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. As ferramentas computacionais para geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica GIS - sigla em Inglês para SIG permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados geo-referenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores.

Capacidade de atendimento: 20 alunos

Área física disponível: 54m2

Laboratório: Núcleo de Análises Urbanas - NAU Descrição:

O NAU está cadastrado no CNPq desde 2002 e conta com pesquisadores e interlocutores de diferentes formações e inserções sociais com o objetivo de justapor diferentes olhares sobre a cidade e o urbano como objetivos de estudo.

Atuando dentro das seguintes linhas de pesquisa: • Reestruturação e morfologia do espaço urbano; • Reestruturação industrial e territorial;

• Trabalho, território, cultura e gênero.

a)Pesquisa acadêmica nas linhas de pesquisa do grupo com financiamento do CNPq.

b) Publicação periódica: CaderNAU (ISSN 1982-2642). Avaliado no Qualis Periódicos 2013 como B3. c)Projeto de extensão: Ciclo de Palestras “Quintas Urbanas”, que se realiza desde 2005. Em 2007 e 2010, o ciclo contou com o apoio da FAPERGS e o resultado das palestras foi publicado em três livros: d) Organização de cursos, seminários e conferências com as seguintes parcerias:

• Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

• Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (COMDIM) e)Ensino: grupos de estudos

f)O NAU é utilizado pelos pesquisadores, por estudantes de Graduação e Pós-Graduação; g) bolsistas de diferentes modalidades e monitores.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

O NAU conta com duas salas de pesquisa no Câmpus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com mesa de reuniões, armários e estantes para guarda de material de pesquisa. Os equipamentos da sala estão conectados na rede de computadores ligada ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da FURG.

Possui, também, seis PCs e duas impressoras (uma HP laser e uma Epson multifuncional) e, na sala anexa, há dois PCs e duas impressoras (uma HP 640C e uma HP multifuncional). Também são utilizados nas atividades do grupo dois lap-top, um netbook, equipamento multimídia e uma tela branca móvel para projeção, GPS, quatro gravadores digitais e o software NVIVO para as ntrevistas qualitativas. O NAU possui diversos software de apoio, relatórios e projetos de pesquisa e 200 livros e 50 periódicos para consulta dos usuários.

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 29m2

Laboratório: Núcleo de Estudos Agrários e Culturais - ARCA Descrição:

O ARCA é um grupo de pesquisa formado por profissionais de instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil, cujo interesse se volta para o estudo das questões agrárias e culturais, tendo como escala de referência a América Latina. O contato com pesquisadores de outros países se faz via Centro de Estudos Alexander Von Humboldt, com sede em Buenos Aires, onde componentes do grupo são membros efetivos. A relação com as universidades brasileiras se concretiza no Programa de Mestrado em Geografia da FURG, no trabalho colegiado, nos componentes curriculares e na orientação de pesquisas dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores.

Área física disponível: 13m2

Laboratório: Núcleo de Análises Socioambientais - ASA Descrição:

Pesquisas envolvendo: Sistemas socioecológicos; Resiliência; Paisagem cultural; Multifuncionalidade da paisagem; Valoração da paisagem; Gestão e planejamento ambiental.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores.

Capacidade de atendimento: 10 alunos Área física disponível: 39m2

Laboratório: Monitoramento da Criosfera - LACRIO Descrição:

O Laboratório de Monitoramento da Criosfera (LaCrio) foi criado com o objetivo de juntar-se a esforços de outros grupos nacionais e internacionais para preencher a lacuna de informações sobre a resposta da Criosfera às mudanças climáticas. A Criosfera corresponde às áreas cobertas por gelo e/ou neve durante parte ou por todo o ano, consistindo em geleiras, gelo marinho, cobertura de neve sazonal e solos permanentemente congelados. Nesse contexto, as pesquisas do laboratório estão concentradas no desenvolvimento de métodos automáticos para o monitoramento das massas de gelo da Antártica, Patagônia e Andes com a utilização de dados de diversos sensores remotos; estudos da interação da Criosfera com os Oceanos e a Atmosfera; desenvolvimento e teste de produtos de sensoriamento remoto para a utilização em modelos climáticos, oceanográficos, hidrológicos e de estabilidade da Criosfera; e divulgação de informações sobre as mudanças climáticas e o impacto na Criosfera. O LaCrio é o único grupo nacional especializado na utilização de técnicas de sensoriamento remoto para o monitoramento das massas de gelo do planeta e também é parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) do MCT/CNPq.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores, impressoras.

Capacidade de atendimento: 17 alunos Área física disponível: 53m2

Laboratório: ATABAQUE Descrição:

O ATABAQUE disponibiliza a reprodução do acervo para fins de pesquisa científica, ensino e extensão e abraça discentes, que sob a orientação dos docentes do grupo, realizam pesquisas nas atividades de coleta de imagens fotográficas, novos processos fotográficos , novas tecnologias de imagens, processos de catalogação, conservação, acondicionamento e de interpretação científica de peças das Reservas Técnicas das instituições museológicas. Esses acervos servem ao objeto da específica problemática social que os orientados observam em seus trabalhos acadêmicos e têm gerado produção científica de curadoria que contextualizam o tema das mostras culturais e científicas relacionadas às contradições da sincrética, miscigenada, hibrida e eclética sociedade brasileira. O ATABAQUE possui cooperação com a FINEP, CNPq, CAPES, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Fundação Cidade do Rio Grande,

Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande e com o Núcleo de Estudos em Espaço e Representações – NEER.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores.

Capacidade de atendimento: 145 alunos Área física disponível: 327m2

Câmpus Carreiros – Prédio da Psicologia Laboratório: Brinquedoteca

Descrição:

Tem o objetivo de contribuir e auxiliar na prevenção e superação das dificuldades de aprendizagem por meio do resgate das possibilidades de aprender; do desenvolvimento das funções psicomotoras e psicológicas superiores; e da aprendizagem dos conteúdos escolares de forma lúdica. As atividades realizadas propiciarão o desenvolvimento integral do sujeito.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Brinquedos, equipamentos de informática.

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 39m2

Laboratório: Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua – CEP-RUA Descrição:

O CEP-RUA é constituído por uma equipe de acadêmicos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação e por colaboradores da comunidade. Também integra professores de diferentes institutos da FURG.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores, impressora.

Capacidade de atendimento: 7 alunos

Área física disponível: 12m2

Laboratório: Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica e da Saúde Descrição:

da Saúde, que reúne professores e profissionais de psicologia que compartilham um interesse comum pela pesquisa em psicoterapia e psicologia da saúde, integrando diversos referenciais teóricos e metodológicos. Realiza atividades de pesquisa relacionadas à intervenção psicológica em diferentes contextos (clínica, saúde e reabilitação cognitiva), dedicando-se, também, à formação de alunos e capacitação de profissionais para a atuação nessas áreas. Adicionalmente, propõe-se a atuar na construção, adaptação, validação e uso de instrumentos de avaliação e intervenção clínica, utilizando técnicas psicométricas. Atualmente, este laboratório, auxiliando o PET/Psicologia, contribui para organização e implementação da clínica-escola do curso de psicologia da FURG, que oferece atendimento psicológico à comunidade e assessora os estagiários de graduação na rede de atenção básica à saúde de Rio Grande. Essas ações fazem parte do estágio específico da ênfase em Processos Clínicos e Promoção da Saúde, que teve seu primeiro grupo de estagiários a partir de março de 2011. O laboratório contribui também com as atividades das Residências Multiprofissionais em Saúde, fornecendo atividades de treinamento em técnicas de exame e intervenção específicas, além de realizar investigação de eficácia de tais técnicas.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

1 CPU c/ Intel Core Duo de 2,93 GHz e 1,99 GB RAM e OS Microsoft Windows XP Pro (2002); 1 equipamento de biofeedback Thought Technology para registro de GSR, EKG, EMG e EEG.

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 18m2

Laboratório: Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre o Bebê e a Infância - NUPEBI Descrição:

Tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa e extensão voltados prioritariamente às questões que envolvem o desenvolvimento humano no período compreendido entre a gestação e os primeiros anos da infância. Mais especificamente, estuda os aspectos psicológicos da gestação, da transição para a parentalidade e das relações pais-bebê/ criança em diferentes configurações familiares, bem como as interações sociais da criança nesse período. Mais do que isso, possibilita a identificação precoce dos fatores de risco e proteção para um desenvolvimento saudável da criança, contribuindo com o seu bem-estar e de sua família.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores.

Capacidade de atendimento: 15 alunos

Área física disponível: 12m2

Laboratório: Pesquisa e Estudos em Psicologia Social - LAPEPSO Descrição:

O Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social (LAPEPSO) configura-se em um espaço vinculado ao Curso de Psicologia, junto ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), e ao Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que desenvolve atividades de pesquisa, extensão e ensino voltadas para os campos da Psicologia Social, Psicologia, Educação e Educação Ambiental.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Equipamentos de informática.

Capacidade de atendimento: 7 alunos

Área física disponível: 13m2

Laboratório: Ensino, Pesquisa e Extensão em Trabalho e Economia Solidária - LAPETES Descrição:

Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para os campos multidisciplinares da Economia Solidária, da Saúde do Trabalhador e da Orientação para o Trabalho, por meio de referenciais teórico-práticos da Psicologia Social, em suas subáreas do Trabalho, Institucional e Comunitária.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Equipamentos de informática.

Capacidade de atendimento: 7 alunos

Área física disponível: 12m2

Laboratório: Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas - LABNEAI Descrição:

Atender de forma pertinente docentes, discentes e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, bem como a comunidade em geral, no que tange à acessibilidade, inclusão social e digital das Pessoas com Deficiência e/ou Necessidades Educativas Específicas. Atualmente, promove serviços de capacitação profissional, educação continuada, atividades recreativas, cursos, eventos entre outros.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Microcomputadores; impressoras.

Capacidade de atendimento: 4 alunos

Área física disponível: 20m2

Laboratório: Informática Descrição:

Atividades de assessoramento ao usuário (docentes, discentes e técnicos) na utilização de sistemas e máquinas, de modo a superar qualquer perda de performance ou dificuldade de uso; preparação e realização de cursos, minicursos e ações que envolvam o letramento informacional e alfabetização digital; desenvolvimento de aulas, cursos, palestras e outros.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Equipamentos de informática.

Capacidade de atendimento: 27 alunos

Área física disponível: 50m2

Laboratório: Recursos Multifuncionais - LABNEAI Descrição:

Atender de forma pertinente docentes, discentes e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, bem como a comunidade em geral, no que tange à acessibilidade, inclusão social e digital das Pessoas com Deficiência e/ou Necessidades Educativas Específicas. Avaliação constante de acessibilidade arquitetônica do Câmpus Carreiros, identificando as principais barreiras e procura de soluções aos problemas apontados. Pesquisas e projetos relacionados à acessibilidade arquitetônica e mobilidade dos Câmpus da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

Microcomputadores; impressoras; Home Theater. Capacidade de atendimento: 5 alunos