• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO INTERAMERICANO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (IIN)

No documento I. ASSEMBLÉIA GERAL E CONSELHOS... (páginas 86-89)

III. ENTIDADES E ORGANISMOS AUTONÔMOS E DESCENTRALIZADOS

3.4 INSTITUTO INTERAMERICANO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (IIN)

assistência aos governos dos Estados membros na elaboração de políticas públicas na área da infância e da adolescência. Fazem parte da estrutura do IIN o Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente, o Conselho Diretor, integrado pelos Estados membros da OEA, e a Direção-Geral, em nível de departamento. O IIN desenvolve ações em cumprimento dos mandatos recebidos das Cúpulas das Américas, dos órgãos da OEA, bem como dos seus próprios mandatos, constantes do Plano de Ação 2007-2011.

As principais atividades realizadas em 2010 são apresentadas a seguir.

Fortalecimento institucional

Realização de atividades em cumprimento das resoluções e recomendações aprovadas pelo Vigésimo Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente (setembro de 2009, Peru), cuja estrutura abrangeu o Primeiro Fórum Pan-Americano da Criança e do Adolescente, assim como dos mandatos emanados do Conselho Diretor na Octogésima Quarta e Octogésima Quinta Reuniões Ordinárias, em 2009 e 2010, respectivamente. Ampliação da presença dos Estados do Caribe. O Uruguai foi eleito sede da Octogésima Sexta Reunião Ordinária de 2011. Foram apresentados os relatórios de gestão, em conformidade com o calendário definido pela SG/OEA, e se elaborou e divulgou a Memória Interativa do Vigésimo Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente e o Primeiro Encontro Pan-Americano da Criança e do Adolescente. Promoção e proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente

Desenvolvimento do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente das Américas, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que contém três projetos: Participação, Ombudsman e Migrantes. Por meio de cada um deles foi possível desenvolver os respectivos temas nos Estados participantes, mediante a geração de conhecimento sobre a matéria, treinamentos, e espaços de intercâmbio de experiências e práticas (reuniões regionais);

Implementação na Colômbia, Guatemala e Jamaica do projeto de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Sistema Interamericano, financiado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI), que inclui quatro componentes: políticas públicas; registro e identidade; participação e meios de comunicação; e direitos. O progresso em cada um dos componentes é resultado da estreita coordenação e planejamento conjunto com as autoridades governamentais dos Estados participantes e da formação de equipes técnicas para o desenvolvimento do projeto;

Políticas públicas: foram realizados seminários e missões técnicas nos três Estados participantes. No caso da Guatemala e da Colômbia, o trabalho está relacionado com a política da primeira infância e, na Jamaica, o trabalho diz respeito à violência;

Registro e identidade: realizou-se um treinamento na Guatemala com vistas ao fortalecimento do papel dos professores e do pessoal da área de saúde como promotores dos direitos da criança.

Participação: Cada Estado elaborou seu Relatório País; foi realizado o Encontro Regional entre Gerações de Participação Infantil (13 Estados, 34 adultos e 23 adolescentes); foi preparada uma Diretriz para uma política pública sobre a participação da criança e do adolescente; e foi elaborada uma proposta com ferramentas para a promoção dessa participação.

Meios de comunicação e direitos: desenvolvimento de instrumentos técnicos que serão utilizados em 2011, como um guia para a elaboração de estratégias de comunicação e criação de conteúdos para o curso presencial (execução em 2011).

No âmbito do Programa Interamericano para a Prevenção e Erradicação da Exploração Sexual Comercial, o Tráfico Ilícito e o Comércio de Crianças e Adolescentes (AG/RES. 2432 (XXXVIII-O/08) continuou-se implementando o Observatório Interamericano sobre Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (www.annaobserva.org); realizou-se o Primeiro Encontro Regional, em agosto, na Costa Rica; elaborou-se o documento Boas Práticas na Abordagem da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA); foram recebidas contribuições do Azerbaijão e da China cuja execução será finalizada em 2011; foi elaborado o Décimo Relatório ao Secretário-Geral da OEA, assim como boletins técnicos, entre outras atividades.

Deu-se continuidade ao Programa Interamericano de Cooperação para Prevenir e Reparar Casos de Subtração Internacional de Menores por Parte de Um de Seus Progenitores; e, em parceria com a Conferência de Haia, está sendo organizada a Terceira Reunião de Peritos em Matéria de Subtração Internacional de Menores, prevista para realizar-se em fevereiro de 2011, no México. Além disso, divulgou-se a Orientação Técnica Institucional (OTI) Nº 2, sobre Adoções.

No contexto do Programa Interamericano sobre a Promoção dos Direitos Humanos da Mulher e da Eqüidade e Igualdade de Gênero, realizou-se treinamento do pessoal do IIN em um seminário técnico por meio da CIM/OEA.

Participação na Primeira Reunião Técnica da Rede de Cooperação em Matéria de Direito de Família e da Infância, organizada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da OEA (9 e 10 de novembro); na Sétima Cúpula do CLARCIEV/PUICA; em reuniões do Grupo de Trabalho da Iniciativa Niñ@sur; em reuniões do MMI-CLAC, o qual faz parte do movimento Global pela Criança; bem como apresentações sobre diversos temas relacionados ao Direito da Infância. Cooperação

- Coordenação com o Escritório da OEA no Uruguai, e com Escritórios em outros Estados membros.

- Cooperação técnica com CIM; PUICA; CIDH; Departamento de Direito Internacional/Secretaria de Assuntos Jurídicos; SEGIB; Conferência de Haia; UNICEF; Salvem as Crianças - Suécia; Plano Internacional; MMI-CLAC; Iniciativa Educação para Profissionais sobre Direitos da Criança (CRED-PRO); IICRD; Rede ANDI (Brasil); Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (ICMEC); Grupo de Trabalho sobre a Iniciativa Niñ@sur.

Divulgação

- Atualização e consolidação da página eletrônica do IIN (www.iin.oea.org) que recebe aproximadamente 100.000 visitas mensais; acompanhamento de outras páginas eletrônicas do IIN (Nuestra voz a colores, Badaj, Anna Observa, SINNA, entre outras);

- Elaboração e divulgação dos boletins eletrônicos regulares do IIN, do Boletim Especial sobre o Haiti, e dos Boletins de AnnaObserva, como parte do Observatório.

- Atendimento às consultas bibliográficas da Biblioteca Luis Morquio e atendimento a pesquisadores interessados no valioso acervo documental e bibliográfico do Instituto.

- Elaboração e divulgação de novas publicações do IIN: “A participação infantil nas Américas”; “Agenda das crianças e dos adolescentes das Américas”; e “Conjunto de indicadores do direito à participação da criança e do adolescente”.

Treinamento

No âmbito do Programa Interamericano de Treinamento Virtual, deu-se início ao processo de profissionalização das atividades de capacitação e formação do IIN, que consiste na utilização de uma plataforma mais moderna e adequada (moodle) e de um guia que regula as atividades educacionais e a adequação metodológica dos conteúdos.

Em 2010, foram realizados cursos virtuais sobre Subtração Internacional de Crianças e Adolescentes; Atualização sobre Direitos da Infância; Participação Infantil; Direitos da Infância e Meios de Comunicação; e Curso Semipresencial sobre Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes.

No documento I. ASSEMBLÉIA GERAL E CONSELHOS... (páginas 86-89)