• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.3 Coleta de dados

3.3.1 Instrumento de Coleta de Dados Primários

Para construção do instrumento de coleta de dados primários – roteiro das entrevistas – levou-se em consideração as indicações de Gaskell (2000), que considera esta técnica como uma espécie de conversação. O autor oferece, inclusive, sugestões sobre a postura que deve ser adotada pelo entrevistador ao realizar uma entrevista:

A entrevista começa com alguns comentários introdutórios sobre a pesquisa, uma palavra de agradecimento ao entrevistado por ter concordado em falar, e um pedido para gravar a sessão. O entrevistador deve ser aberto e descontraído com respeito à gravação, que pode ser justificada como uma ajuda à memória ou um registro útil da conversação para uma análise posterior. Isto permite ao entrevistador concentrar-se no que é dito em vez de ficar

45 fazendo anotações. [...] para fazer com que a entrevista deslanche, é útil começar com algumas perguntas bem simples, interessantes e que não assustem. O entrevistador deve estar atento e interessado naquilo que o entrevistado diz: devem ser dados encorajamentos através de contato com o olhar, balançando a cabeça e outros reforços. Introduza o tema de uma conversação pinçando um ponto e perguntando por mais alguns detalhes. Alguns entrevistados precisam de algum tempo para se descontrair, mas isso é normal. À medida que a entrevista avança, o entrevistador necessita ter as perguntas na memória, conferindo ocasionalmente o tópico guia, mas o foco da atenção deve estar na escuta e entendimento do que está sendo dito. É importante dar ao entrevistado tempo para pensar, e por isso as pausas não devem ser preenchidas com outras perguntas. (GASKELL, 2000, p. 82-83).

As perguntas do roteiro pré-formatado para realização das entrevistas - instrumento de coleta de dados deviam permitir aos entrevistados das empresas discorrer sobre o processo de marketing cultural desenvolvido pelo grupo empresarial. Foi construído um instrumento de pesquisa que resumiu em dois campos as organizações financiadoras, as motivações e os critérios para o financiamento: a) Contextualização e b) Marketing Cultural. O instrumento pode ser observado no Quadro 1.

Quadro 1: Instrumento de coleta de dados: roteiro para entrevista semiestruturada com empresas

CONTEXTUALIZAÇÃO

➢ Qual é o seu nome completo?

➢ Qual o cargo e as funções que você desempenha na empresa? ➢ Há quanto tempo você trabalha na empresa?

MARKETING CULTURAL

➢ Por que a empresa investe em cultura? O que ela busca com esse tipo de investimento? Justifique.

➢ Qual(is) o(s) segmento(s) cultural(is) de interesse da empresa? Por que a empresa tem interesse nesse(s) segmento(s)?

➢ A empresa investe em cultura por meio de leis de incentivo somente, ou possui outros meios de financiamento, por exemplo, patrocínio direto, apoio cultural, doação etc.?

➢ Quais são os critérios adotados pela empresa para investir em um projeto cultural? Cite os principais.

➢ O que é considerado como imprescindível pela empresa em um projeto cultural que solicita patrocínio?

46 ➢ Quais são as principais falhas observadas pela empresa nos projetos culturais

que solicitam investimento? A empresa tem sugestão de melhoria na apresentação de projetos culturais que pleiteiam investimento?

➢ Durante a execução do projeto cultural, existe acompanhamento do mesmo por parte da empresa? Se sim, como se dá esse processo de acompanhamento? Quais as pessoas envolvidas? Sempre foi assim?

➢ Após encerramento do projeto cultural, acontece algum tipo de avaliação do mesmo por parte da empresa? Se sim, como se dá essa avaliação? Quais as pessoas envolvidas no processo? Sempre foi assim?

➢ A organização espera algum tipo de resultado por meio do financiamento de projetos culturais? Quais são estes resultados? Como são avaliados?

Fonte: (ICCV, 2003; ALVES, 2009). Adaptado pela autora.

Já as perguntas do roteiro pré-formatado para realização das entrevistas - instrumento de coleta de dados deviam permitir aos produtores culturais entrevistados descrever os caminhos por eles trilhados para obter o patrocínio para seus projetos. Esse roteiro resumiu em cinco campos os desafios para efetivação da captação de recursos por parte dos produtores culturais: a) Contextualização; b) Profissionalização/Legalização; c) Utilização das Leis de Incentivo; d) Efetivação da Captação de Recursos e; e) Execução e Acompanhamento dos Projetos Culturais. O instrumento pode ser observado no Quadro 2.

Quadro 2: Instrumento de coleta de dados: roteiro para entrevista semiestruturada com empresas

CONTEXTUALIZAÇÃO

➢ Qual é o seu nome completo?

➢ Qual a sua formação, a sua área de atuação profissional e há quanto tempo atua nessa área?

PROFISSIONALIZAÇÃO/LEGALIZAÇÃO

➢ Você tem empresa constituída legalmente, qual é o tempo de existência da mesma?

➢ Você (sua empresa) tem funcionários? Quantos? UTILIZAÇÃO DAS LEIS DE INCENTIVO

➢ Você (sua empresa) trabalha com leis de incentivo à cultura? Se sim, quais? Há quanto tempo você (sua empresa) obtém financiamento via leis de incentivo? ➢ Excluindo as leis de incentivo, há outros mecanismos que fomentam seu trabalho? EFETIVAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

➢ Você é o responsável pela captação de recursos para realização de projetos culturais incentivados?

➢ Nos últimos 2 anos, você (sua empresa) conseguiu aprovar algum projeto cultural por meio de lei de incentivo? Se sim, quantos foram aprovados? Dos projetos aprovados, quantos você (sua empresa) conseguiu captar/realizar?

47 ➢ Nos últimos 2 anos, qual empresa patrocinou seu(s) projeto(s) cultural(is)

incentivados? Se tiver mais de uma empresa, cite as três principais. ➢ Você (sua empresa/projeto) tem algum financiador fixo/contínuo?

➢ Cite a principal maneira de conseguir recursos para seu projeto, por exemplo, edital, seleção pública, contato direto com a empresa patrocinadora etc.

➢ Você (sua empresa) conhece os critérios de patrocínio da(s) empresa(s) que busca e o que ela(s) considera(m) imprescindível na avaliação de um projeto cultural? Quais os critérios que são analisados?

➢ Quais são as principais exigências feitas pelas empresas patrocinadoras de projetos culturais? E quais as principais dificuldades encontradas para obter financiamento?

EXECUÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS CULTURAIS

➢ Existe algum tipo de acompanhamento ao projeto por parte da empresa patrocinadora? Como se dá esse processo?

➢ Acontece alguma avaliação ao término da execução do projeto cultural? Se sim, o que verificam? Como isto acontece?

Fonte: (BRANT, 2001). Adaptado pela autora.

Documentos relacionados