• Nenhum resultado encontrado

10 O quantitativo de alunos por turma foi uma orientação da Secretaria Municipal de Uberlândia por meio da

Instrução Normativa nº 005/2019. Disponível em

A técnica utilizada nesta pesquisa é a coleta dos testemunhos dos sujeitos através dos instrumentos questionário on-line11 e entrevista. O questionário foi elaborado com perguntas

fechadas e abertas e as entrevistas com roteiro semiestruturado. O primeiro instrumento teve o objetivo de sondar o universo e de trazer dados que permitiram uma leitura dos aspectos gerais que norteiam este estudo. O segundo buscou conhecer e analisar as estratégias didáticas que se relacionam ao uso de jogos como recurso didático em sala de aula.

O questionário foi construído utilizando os recursos da plataforma Google Forms, de criação de questionários e formulários on-line, e estruturalmente dividido em três blocos temáticos, com perguntas abertas e fechadas. São eles: informações pessoais e profissionais, informações sobre hábitos pessoais relacionados aos jogos, e o jogo no ambiente escolar. O questionário foi disponibilizado para os professores das dez instituições de ensino que compuseram a amostra da pesquisa, sendo enviado para os e-mails das escolas.

Sobre as vantagens e desvantagens de utilizar o questionário como instrumento de pesquisa, Marconi e Lakatos (2010) afirmam que os pontos positivos são: capacidade de atingir maior número de pessoas simultaneamente, possibilidade de ampla abrangência geográfica e liberdade nas respostas em razão do anonimato. Os pontos negativos ou desvantagens são a devolução tardia do questionário, a pequena porcentagem de retorno e a possível dificuldade de compreensão de perguntas por parte dos informantes.

Para evitar questões mal compreendidas pelo respondente ou a indução de respostas, fez-se necessária uma fase de pré-teste, na qual o questionário foi testado antes de sua efetiva utilização. Para o pré-teste, foram selecionadas cinco professoras aleatoriamente, que representavam uma pequena parcela do universo desta pesquisa para responder e aferir opiniões sobre o vocabulário utilizado, a complexidade das questões, as ambiguidades ou as perguntas irrelevantes, bem como a ausência de opções para as respostas. Segundo Marconi e Lakatos (2010), o pré-teste serve para verificar elementos importantes do questionário:

a) Fidedignidade. Qualquer pessoa que o aplique obterá sempre os mesmos resultados.

b) Validade. Os dados recolhidos são necessários à pesquisa. c) Operatividade. Vocabulário acessível e significado claro. (MARCONI E LAKATOS 2010, p. 186)

Após a análise das considerações das docentes participantes do pré-teste, foram realizadas algumas alterações visando facilitar a compreensão das perguntas por parte dos

11 Ver nos anexos e no Link do questionário<https://forms.gle/CxYdVFBB5gi4TUgc6> disponível na

informantes. As observações das docentes foram recebidas de forma oral e em seguida transcritas pela pesquisadora. O quadro 2 apresenta as alterações realizadas no questionário.

Quadro 2 - Alterações realizadas no questionário

Alterações Localização no

questionário Tanto a participante A quanto a participante B sugeriram modificações

na questão “Com que frequência utiliza o jogo em sala de aula?”, então foi acrescida ao questionário a opção “uma vez por semana”

Pergunta 3.4

A questão “Realizou cursos para formação docente? Sim ou não” não ficou clara, então foi reformulada para “Realizou cursos de formação continuada para docentes nos últimos três anos? Sim ou não”.

Pergunta 1.8

Acréscimo da opção “não existe laboratório na escola” ao questionário.

Também foi incluída uma nova pergunta, que trata das condições de conservação dos laboratórios de informática: “Como você avalia as condições de conservação e atualização dos equipamentos do

laboratório de informática?”

Pergunta 3.13

Na questão sobre formação profissional, foram separadas as opções Magistério de Normal Superior, pois alguns professores podem ter formação apenas em nível técnico, uma vez que a exigência de curso superior em concursos públicos em Uberlândia só aconteceu a partir de 2008.

Pergunta 1.4

Também foi incluída uma nova pergunta, que trata das condições de conservação dos laboratórios de informática: “Como você avalia as condições de conservação e atualização dos equipamentos do

laboratório de informática?”

Pergunta 3.14

Fonte: Informações organizadas pela autora, com base em respostas obtidas oralmente (2019).

O outro instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista realizada com uma amostra do universo representada por cinco professores. O objetivo das entrevistas foi obter informações mais aprofundadas sobre o tema, destacando as experiências docentes em sala de aula. A entrevista foi semiestruturada, com roteiro prévio de perguntas. Esse tipo de entrevista possibilitou a flexibilidade para novas perguntas e teve como intenção explorar amplamente o

tema. Segundo Bogdan e Biklen (1989, p.135), “Nas entrevistas semi-estruturadas fica-se com a certeza de se obter dados comparáveis entre os vários sujeitos”. Para Laville e Dionne (1999), a entrevista semiestruturada é um instrumento de pesquisa que proporciona ao pesquisador contato com informações importantes sobre os entrevistados:

[...] a flexibilidade permite um contato mais íntimo entre o entrevistador e o entrevistado, favorecendo assim a exploração em profundidade de seus saberes, bem como de suas representações, de suas crenças e valores, em suma, tudo o que reconhecemos, desde o início, como o objeto das investigações baseadas no testemunho. (LAVILLE E DIONNE, 1999, p. 189)

Quanto às vantagens e desvantagens do uso da entrevista como recurso para a coleta de dados, Marconi e Lakatos (2010) afirmam que as vantagens são a possibilidade de conseguir informações precisas, de avaliar atitudes, condutas, e a maior flexibilidade para o entrevistado esclarecer as perguntas. Para as autoras, as desvantagens são a maior demanda de tempo, a disponibilidade do entrevistado e a possibilidade de influência sobre ele.

Foi possível, através das entrevistas, perceber uma diversidade de detalhes sobre o tema, o que proporcionou uma análise do fazer pedagógico, considerando como as professoras organizam, planejam e desenvolvem atividades com o jogo em sala de aula. Tendo por base as respostas, foi realizada uma reflexão sobre como as entrevistadas avaliam a aprendizagem com a utilização do jogo, como esse recurso didático é apropriado no ambiente escolar. As entrevistas também possibilitaram um contato pessoal com as docentes, importante para analisar características pessoais e de comportamento, como nervosismo, insegurança, desinteresse, motivação, dentre outras. A desvantagem da utilização da entrevista foi a demora na coleta de dados, já que datas e horários dependeram da disponibilidade das entrevistadas.