• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos de recolha de dados

Capítulo III Orientações metodológicas do estudo

6. Instrumentos de recolha de dados

Tal como já foi referido anteriormente, o nosso estudo teve como objetivo sensibilizar para a diversidade linguística e desenvolver nos alunos a consciência metalinguística. Para recolher os dados que pretendíamos, em função do nosso objetivo, com a realização das sessões, utilizámos alguns procedimentos metodológicos, sendo eles a videogravação, a observação participante e as fichas de registo.

Na observação participante “o investigador deverá assumir explicitamente o seu papel de estudioso junto da população observada, combinando-a com outros papéis sociais cujo posicionamento lhe permita um bom posto de observação” (Carmo e Ferreira, 1998, p. 107). Assim, o investigador (neste caso o professor) não só observa como também intervém, desempenhando um papel participante, acabando por se incorporar no grupo e confundir-se com ele. O observador torna-se parte da situação a observar.

Imagem 9 - Poema ilustrado sobre as línguas

72

Deste modo, achámos por bem recorrer à observação participante como técnica de recolha de dados, uma vez que pretendíamos captar a relação entre as crianças e os seus comportamentos, nos momentos em que o projeto estava a ser implementado. O facto de desempenharmos um papel ativo, também permitiu que estabelecêssemos com as crianças uma relação de proximidade e de confiança.

Contudo, esta técnica de recolha de dados apresenta algumas desvantagens, dado que, com o aumento do nível de participação, o observador pode perder a objetividade, isto é, o facto de desempenhar simultaneamente dois papéis, o de observador e o de responsável pela implementação do projeto, torna difícil a tarefa de tomar notas sobre o que se está a observar. Face ao exposto, o observador tem de fazer uma descrição após a observação, o que poderá levar ao esquecimento de pormenores importantes.

A videogravação foi uma técnica a que também recorremos, que permitiu colmatar as dificuldades que apresentámos anteriormente. Partindo do registo em vídeo das sessões realizámos transcrições de alguns excertos das aulas, que nos possibilitam responder com maior rigor à nossa questão de investigação. A gravação vídeo e áudio possibilitou que as sessões ficassem registadas com maior precisão, registar as interações verbais e não-verbais, bem como os comportamentos das crianças, que durante a ação nos pudessem escapar. Ao visionarmos as videogravações temos a possibilidade de fazer uma análise mais correta e rigorosa, uma vez que podemos reparar em pormenores que não foram percetíveis durante a realização das atividades.

Para terminar, o recurso às fichas de registo, no final de cada sessão, constituiu-se como um recurso importante pois através dele podemos analisar a opinião dos alunos, em registo escrito, sobre as sessões mais e menos significativas e sobre as aprendizagens que julgam ter efetuado, bem como sobre as suas dificuldades.

Apresentamos seguidamente um quadro com os instrumentos de recolha de dados e dados recolhidos por sessão, dados que serão posteriormente analisados.

Sessão Instrumentos/ processos de recolha de dados Dados recolhidos Sessão I - Banda-desenhada - Videogravação - Ficha de avaliação

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo. - Desenho e legendagem da banda desenhada.

73 da sessão

- Observação participante

- Respostas dadas na ficha de avaliação da sessão.

Sessão II

- Cartão para registo dos adjetivos

- Cartaz para registo dos adjetivos - Videogravação - Ficha de avaliação da sessão - Observação participante

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo. - Registos orais e escritos – conhecimento das características do texto poético: versos, estrofes e rimas; conhecimento explícito da língua: plano da classe de palavras: identificar adjetivos; plano fonológico: identificar rimas.

- Respostas dadas na ficha de avaliação da sessão. Sessão III - Cartões do alfabeto cirílico - Videogravação - Ficha de avaliação da sessão - Observação participante

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo; identificação da língua russa.

- Registos orais e escritos: identificação do alfabeto cirílico e comparação com o alfabeto latino.

- Respostas dadas na ficha de avaliação da sessão. Sessão IV - Ficha de exercícios - Videogravação - Ficha de avaliação da sessão - Observação participante

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo; identificação da língua inglesa.

- Registos orais e escritos – conhecimento das características do texto poético: versos, estrofes e rimas; conhecimento explícito da língua: plano fonológico: identificar rimas, identificar sílabas; plano da representação gráfica e ortográfica: conhecer a ordem alfabética.

- Respostas dadas na ficha de avaliação da sessão.

Sessão V - Cartões do alfabeto

árabe

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo;

74 - Videogravação - Ficha de avaliação da sessão - Observação participante

identificação da língua árabe.

- Registos orais e escritos: identificação do alfabeto árabe e comparação com o alfabeto latino.

- Respostas dadas na ficha de avaliação da sessão. Sessão VI - Ficha de exercícios - Videogravação - Ficha de avaliação da sessão - Observação participante

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo; identificação da língua espanhola.

- Registos orais e escritos – conhecimento das características do texto poético: versos, estrofes e rimas; conhecimento explícito da língua: plano fonológico: identificar rimas; plano lexical e semântico: campo lexical; plano das classes de palavras: distinguir nomes.

- Respostas dadas na ficha de avaliação da sessão. Sessão VII - Videogravação - Ficha de avaliação das sessões - Observação participante

- Respostas orais dos alunos sobre a localização dos continentes e dos países no mapa-mundo; identificação de todas as línguas trabalhadas ao longo da sessão.

- Registo escrito – escrita dos poemas sobre as línguas.

- Ilustração dos poemas.

- Respostas dadas na ficha de avaliação sobre as atividades desenvolvidas ao longo das sessões.

Quadro 2 - Instrumentos de recolha e dados recolhidos

Tendo descrito o projeto neste capítulo, prosseguimos no capítulo seguinte com a apresentação e análise de dados para podermos dar resposta à questão de investigação que norteou a construção deste relatório.

75